Matinal News

Frio assusta e mobiliza RS para proteger população de rua

Change Size Text
Frio assusta e mobiliza RS para proteger população de rua

Com a chegada de uma massa de ar polar histórica, que poderá derrubar a temperatura em Porto Alegre para 1°C na sexta-feira, a Defesa Civil está reforçando a campanha do agasalho. Os itens mais necessários são roupas de criança, calçados e alimentos não-perecíveis. Também por conta do frio intenso, o Gigantinho receberá 100 pessoas em situação de rua durante a noite a partir de hoje, em uma ação que irá durar até domingo. Serão oferecidas refeições, teste de Covid-19 e vacinação para quem ainda não se imunizou. Ao longo dos próximos quatro dias, 12 equipes do Ação Rua, da Prefeitura, irão realizar abordagens até as 21h. Entre 21h e 2h, haverá busca ativa com quatro veículos circulando pela cidade e, ao longo da madrugada, equipes motorizadas nos albergues estarão aptas para atendimento quando acionadas. 

Haitianos desembarcam em Porto Alegre após autorização judicial – Uma nova vida e uma nova história. É isto que 183 haitianos esperam construir em Porto Alegre, Canoas, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Sem visto, os integrantes do grupo deixaram Porto Príncipe, capital do Haiti, em um avião fretado, fugindo da fome e da dificuldade em obter uma moradia. A entrada dos imigrantes no Brasil foi assegurada a partir de uma liminar concedida pela 6ª Vara Federal de Porto Alegre em uma ação movida pela Associação da Integração Social. Em solo gaúcho, eles irão reencontrar familiares que já estão regularizados no País e com condições para sustentar os parentes.

DMAE diz projetar estação na Ponta do Arado desde 2014 – Ao contrário do que vem sendo informado em vídeos promocionais do empreendimento que pode ser construído no local da antiga Fazenda do Arado, no Extremo-Sul de Porto Alegre, o DMAE informou que a estação da Ponta do Arado não depende da construção de um bairro planejado no lugar. O esclarecimento foi feito após reportagem do Sul21 publicada na série especial “Que Porto é Esse?”, que aborda o extrativismo na região. Conforme a autarquia, a estação está planejada desde 2014 e corre de forma independente do empreendimento. Já a construtora informou que doaria uma área ao DMAE para a estação.

Inflação em Porto Alegre tem maior alta das últimas cinco semanas – Viajar e comer um bom churrasco tornaram-se atividades mais caras em Porto Alegre. Mas são apenas dois exemplos do cenário atual da inflação na Capital, que segue em trajetória ascendente. As passagens aéreas, a energia e alimentos, como arroz e carne, são os responsáveis pela aceleração do IPC-S, segundo a Fundação Getúlio Vargas. O índice registrou aumento de 0,77%, o maior das últimas cinco semanas. Os tíquetes aéreos apresentaram alta de 26,94%, impulsionados pela retomada das viagens em meio à pandemia e a flexibilização dos protocolos de distanciamento. No carrinho do mercado, o corte de costela, por exemplo, subiu 11,86% em sete dias. Além disso, a conta de luz, depois da aplicação da bandeira vermelha, seguiu o mesmo caminho, com alta de 3,11%. 

Indústria gaúcha em alta no primeiro semestre de 2021 – Mesmo com a persistência dos altos preços e mesmo falta de insumos e matérias-primas, a Sondagem Industrial do RS, elaborada pela Fiergs, indicou um cenário positivo para o setor em junho. O semestre fechou com alta de 51,5 pontos na produção e 53,7 pontos no emprego – que, aliás, completou um ano de crescimento ininterrupto. A previsão do presidente da Fiergs, Gilberto Petry, é de que os próximos meses também sejam positivos. A pesquisa apontou ainda que a utilização da capacidade instalada fechou o sexto mês do ano em 75%, além da expansão do estoque de produtos finais, cuja pontuação ficou em 50,5. 

Vacina, sim!

Ainda sem ter recebido novas doses de vacina – que desembarcam no Estado hoje –, Porto Alegre mantém para esta terça-feira a faixa etária de 31 anos para a primeira dose, além dos públicos já contemplados anteriormente. Os imunizantes estarão distribuídos em seis unidades de saúde. Quem precisa de segunda dose tem mais opções de postos, além de farmácias conveniadas.  

Outros links:


Autoestima tóxica


O que têm em comum aquela amiga que se acha a bolacha mais recheada do pacote e o presidente do Brasil? Claudia Tajes responde: autoestima tóxica.

“Penso nessa autoestima tóxica a cada declaração do presidente. A quantidade de bobagens que ele despeja como quem diz uma coisa relevante. A incapacidade de fazer uma frase, uminha só, sem alguma aberração gramatical, mas com indisfarçável orgulho pelas asneiras que enuncia. A desfaçatez de somar mais com menos e encontrar um resultado a seu favor. De se pavonear com dados que não condizem com a realidade. De palestrar para uma claque que aplaudiria até um flato que ele soltasse.”

Leia a crônica completa aqui.


Cultura

“Irmãos à Italiana” evoca afetos e medos da infância

Pandora Filmes/Divulgação

Dirigido por Claudio Noce e inspirado nas memórias de infância do realizador e em sua relação com o pai, o filme Irmãos à Italiana (2020) está em cartaz nos cinemas brasileiros. A ação do drama se passa em 1976, em Roma e em belos cenários da Calábria à beira-mar. Dono de uma imaginação fértil e levando uma vida normal e tranquila, o garoto Valerio tem sua rotina virada de cabeça para baixo quando testemunha um atentado a seu pai Alfonso. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

A partir de hoje, a exposição Transversalidade, do artista Frantz, com curadoria de André Severo, pode ser visitada no Farol Santander.

Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul inaugura a exposição Simões & Cia.: Os 120 Anos do Cigarro Marca Diabo, que inclui a exibição do documentário Diavolus Registrada: 120 Anos da “Marca Diabo” de Simões Lopes Neto, com direção de Emerson Ferreira.

Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS recebe, às 19h, o compositor Nelson Coelho de Castro para audição comentada de seu novo disco, Umbigos Modernos, em encontro virtual com o professor Luís Augusto Fischer.

Às 21h, o Sarau Elétrico recebe o cantor Flávio Flu Santos em encontro com o tema “Tormentos, Perrengues & Pedras no Caminho”.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Rayssa Leal. Certamente você ouviu – e muito – este nome ontem por conta da medalha de prata conquistada aos 13 anos no skate street dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fenômeno desde quando tinha apenas sete anos, a Fadinha fez história ao tornar-se a medalhista mais jovem das Olimpíadas em 85 anos. Ela recebeu homenagens de ídolos do skate e até de outros esportes, como o Pelé. O feito no Japão serve de inspiração para meninas aqui no RS, que, assim como Rayssa, sonham em brilhar sobre as quatro rodinhas de um skate. As fãs porto-alegrenses, aliás, podem ter a chance de vê-la ao vivo:  a medalhista será convidada a participar da inauguração (:cadeado:) da nova pista na orla do Guaíba, que será aberta nas próximas semanas.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.