Matinal News

Governo ainda mapeia as reformas necessárias para as escolas

Change Size Text
Governo ainda mapeia as reformas necessárias para as escolas Foto: Maurício Tonetto/Palácio Piratini

Previsão do tempo: Prepare-se que a terça vem quente, com chance de 37°C em Porto Alegre. Não esqueça da água, nem do protetor solar. 

A um mês do início das aulas na rede estadual, o governo do Rio Grande do Sul informou que está no final da fase de diagnóstico sobre os problemas estruturais nas escolas. Nesta segunda-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) recebeu as secretárias da Educação, Raquel Teixeira, e de Obras Públicas, Izabel Matte, que apresentaram um plano de ação de obras emergenciais para antes do início do ano letivo. O objetivo é definir as reformas mais urgentes. O documento, entretanto, não foi tornado público. Também sobre o ensino, o pagamento do novo piso nacional ainda não é consenso entre os municípios – que chegaram a ser orientados a desconsiderar a portaria do Ministério da Educação. Segundo levantamento feito por GZH, apenas Viamão e Passo Fundo entre as 10 cidades mais populosas do Estado se comprometeram a pagar o reajuste aos professores. A cidade de Gravataí adiantou que não vai aplicar o aumento. 

Estiagem: prefeitos pedem colaboração da população para uso racional da água – A chuva do fim de semana elevou o nível dos rios da região metropolitana, mas os municípios seguem em alerta por causa da estiagem. Em todo o Rio Grande do Sul, são 164 municípios em estado de emergência. Não é o caso de Gravataí, contudo – apesar da situação crítica, não há risco iminente de desabastecimento. O rio de mesmo nome que abastece a cidade e as vizinhas Alvorada e Viamão chegou a atingir o “volume morto” no sábado, o que significa um nível abaixo do limite para captação. Com a última chuva, houve melhora, mesmo assim foi necessário acionar um sistema de balsas para captação, reduzindo a qualidade da água que abastece 700 mil pessoas. Obras emergenciais já estão sendo realizadas na região, e autoridades pedem para a população fazer uso racional da água, evitando lavar carros e calçadas, por exemplo.

Dez anos depois, familiares de vítimas da Kiss lutam contra esquecimento – Com o incêndio na boate Kiss prestes a completar 10 anos, na próxima sexta-feira, Santa Maria revive a tragédia que matou 242 pessoas, a maioria jovens. Nesta reportagem, a Folha de S.Paulo conversou com familiares de vítimas, que relatam suas dores, o cansaço e cada vez menos solidariedade da vizinhança e em comentários nas redes sociais. O prédio onde funcionava a casa noturna permanece em pé, com futuro incerto. Em 2018, chegou a ser aprovado um memorial para as vítimas, que contemplaria a demolição do imóvel após os processos contra os acusados transitarem em julgado. Contudo, o júri popular que ocorreu no final de 2021 e condenou dois empresários, um músico e um assistente de palco a penas entre 18 e 22 anos de prisão foi anulado por dois desembargadores por erros processuais, sete meses depois de sua realização. Desde então, o Ministério Público recorre da anulação no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal, mas não há prazo para uma decisão ou para novo julgamento.

Imóveis novos à venda custam quatro vezes mais que antigos em Porto Alegre – Os preços de imóveis com menos de cinco anos à venda em Porto Alegre chegam a ser 81% mais altos que os de unidades com mais de 10 anos. A comparação foi feita pela Loft, startup do setor imobiliário que analisou 8 mil anúncios em vigor no último trimestre de 2022. De acordo com o levantamento, o metro quadrado de imóveis com menos tempo de construção vale em média 9.702 reais ante 5.355 reais dos mais antigos. Um apartamento com 150 metros quadrados, com até cinco anos, é encontrado por 1,455 milhão, já os que têm mais de dez anos, por 803 mil. O preço do metro quadrado de ativos mais novos em Porto Alegre é puxado por bairros como Jardim Europa, Três Figueiras, Bela Vista, Moinhos de Vento e Auxiliadora. Em comparação com outras capitais onde a startup atua, Porto Alegre registra uma diferença maior entre as categorias consideradas: Belo Horizonte tem uma diferença de 28%, e São Paulo, de 37%.


Outros links:

  • O Fórum Social Mundial, cuja programação vai até o próximo sábado, contará com a presença de nomes de peso do governo federal, como as ministras Marina Silva e Nísia Trindade.
  • PSB escolheu seis nomes para enviar ao governador Eduardo Leite para compor o primeiro escalão. Entre eles, há o ex-deputado estadual Dalcio Oliveira e o ex-prefeito de Venâncio Aires Giovane Wickert.
  • Leite, aliás, já definiu as pautas que quer levar à reunião com Lula na próxima sexta: rodovias federais no RS e ressarcimento da União diante da redução de impostos em combustíveis, energia e telecomunicações.
  • Devido a dívidas que passam de 130 mil reais, a Padaria Mercado vai ter de deixar o Mercado Público de Porto Alegre em 60 dias. No local desde 2001, a padaria ocupa seis bancas.
  • Em dois anos a Prefeitura de Porto Alegre aplicou 3,8 milhões de vacinas contra a covid-19. Pessoas entre 70 e 79 têm o maior percentual de cobertura vacinal completa, com 61%.
  • Já é possível agendar a retirada de medicamentos do Centro Logístico de Medicamentos Especiais na Azenha no site da prefeitura. A iniciativa pretende evitar as filas das últimas semanas. Também é possível agendar pelo aplicativo 156+POA.
  • Juremir publica hoje sua coluna especial das terças-feiras – também enviada aos assinantes como newsletter e conteúdos extras, no início da tarde. A pauta de hoje é o centenário da Revolução de 1923, a última guerra civil no RS.

Relatos golpistas

Na edição do último sábado, a Parêntese publicou cinco textos em uma seção batizada de Trevas. Diferentes autores contam histórias reais de apoiadores do ex-presidente Bolsonaro e até de gente que esteve no dia 8 de janeiro, em Brasília. Um trechinho da colaboração de Mauro Castro, que conheceu a mãe de um dos detidos pelo ataque golpista na capital federal:

Hoje essa senhora pegou meu táxi. Aeroporto Salgado Filho, URGENTE! comprou uma passagem às pressas, uma fortuna. Voo direto pra Brasília.
A mulher em pânico, transtornada, mal conseguindo falar. O filho, seu filho militar, o maior orgulho dela, patentes no peito, medalhas, respeitado, ganhando bem, o filho está “detido” na Capital do DF.

Veja os textos da série aqui.


Cultura

“Regra 34” questiona limites da transgressão sexual

Foto: Amina Nogueira

Vencedor do Leopardo de Ouro, prêmio máximo do Festival de Locarno, na Suíça, o filme brasileiro Regra 34 (2022) está em cartaz nos cinemas. O longa dirigido por Julia Murat acompanha uma jovem negra que acabou de ser aprovada como defensora pública pagando seus estudos fazendo performances de sexo on-line em frente a uma câmera. Leia a resenha de Roger Lerina.


Agenda (🔒)

Instituto Ling exibe Bio (2017), de Carlos Gerbase, às 20h, com intervenções sonoras do tenor Francisco Amaral e do pianista Patrick Menuzzi, integrando a programação do Porto Verão Alegre(PVA).

Grupo Cerco apresenta a opereta-rockTrago Sorte Mentira & Morte, hoje e amanhã, às 21h, no Theatro São Pedro.

Fabrício Carpinejar é o convidado do Sarau Elétrico, às 21h, no bar Ocidente, com canja do grupo de jazz argentino Buscando El Mango.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

painel que homenageia Paixão Côrtes foi entregue ontem em Porto Alegre. Localizado no 4º Distrito, a obra preenche por completo uma parede de 10 metros de altura. O prédio em que o mural foi pintado é um antigo galpão da Companhia Fábrica de Vidros Sul-Brasileira que estava desativado. O local vem passando por reformas e em breve vai se tornar um complexo multiuso. Autor do mural, Kobra destacou a importância do legado do artista gaúcho. Essa é a segunda obra de Kobra na Capital. Ele já pintou o rosto de Mario Quintana no Colégio Farroupilha.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.