Matinal News

Governo do estado falta à audiência sobre o Cais Mauá

Change Size Text
Governo do estado falta à audiência sobre o Cais Mauá Leilão do Cais Mauá já foi adiado três vezes | Foto: Maria Ana Krack/PMPA

Proposta pela deputada Sofia Cavedon (PT) e outros parlamentares de oposição, a audiência pública que debateu o projeto de revitalização do Cais Mauá não contou com a participação do governo do Estado. A deputada petista afirmou que o Piratini recusou o convite e observou ainda que o secretário de Parcerias e Concessões do RS, Pedro Capeluppi, confirmou presença em outro evento sobre o mesmo tema. Marcado para hoje, às 19h, o novo encontro foi organizado pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Desburocratização, coordenada pelo deputado Felipe Camozzato (NOVO). 

Na audiência de ontem – veja aqui a íntegra –, professores da UFRGS envolvidos no projeto Cais Cultural, uma alternativa à proposta do Executivo estadual, reforçaram a viabilidade financeira da iniciativa. Atualmente, o edital da concessão do Cais está em revisão depois de ter resultado deserto no final do ano passado – situação alertada pelo coletivo Cais Cultural que já apontava a baixa atratividade do modelo proposto pelo governo, conforme lembrou o professor Pedro Almeida. 

Já o BNDES, que ajudou a elaborar o edital, justificou o fracasso do certame pela insegurança do contexto político nacional, informou Cavedon. Também integrante do Cais Cultural, a advogada Jacqueline Custódio levantou o desafio de levar à discussão à população, destacando que o público presente era praticamente de pessoas do movimento em favor do projeto alternativo.


O que mais você precisa saber

Ciclo de oficinas temáticas do Plano Diretor inicia com debate sobre habitação – Dois programas realizados em São Paulo com soluções urbanas foram apresentados na palestra que antecedeu a primeira oficina temática sobre a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, realizada nesta segunda-feira. Os participantes do encontro, destinado a tratar do eixo Ambiente Natural, puderam conhecer os programas Manancial e Pode Entrar, da prefeitura paulista, que tratam essencialmente sobre habitação popular – questão que, segundo o prefeito Sebastião Melo (MDB), será resolvida pelo “mercado” em Porto Alegre. Até o próximo dia 31, outras seis oficinas temáticas serão realizadas pela Prefeitura. A próxima ocorre nesta quinta. As discussões encerram com a votação de um indicativo de recomendação ao texto do Plano Diretor, que precisa ser elaborado pela Prefeitura antes de ser enviado à Câmara Municipal.

Piratini projeta superávit na LDO pela primeira vez na década – O Governo do Estado entregou ontem à Assembleia Legislativa o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A proposta estima, pela primeira em dez anos, um superávit de 1,48 bilhão de reais em 2024. Ainda que tenha fechado com saldo positivo em 2021 e 2022, a expectativa era de déficit. Já neste ano, a projeção inicial de déficit de 3,7 bilhões pode ser amenizada quando for oficializado o acordo com a União sobre o ICMS – é justamente essa receita que eleva a perspectiva para o ano que vem, segundo apurou a jornalista Rosane de Oliveira. Conforme a Secretaria Estadual da Fazenda, a LDO não trata diretamente de reajuste para os servidores públicos em 2024, mas autoriza uma eventual revisão dos salários.

RS registra quase 700 casamentos envolvendo menores ao ano – O Rio Grande do Sul celebra uma média anual de 695 casamentos envolvendo menores de 18 anos. Os números foram extraídos da Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional). O assunto voltou à tona depois do prefeito da cidade paranaense de Araucária, de 65 anos, se casar com uma jovem de 16 anos recém-feitos. O estudo contempla as celebrações realizadas de 2018 a 2022 e mostra uma redução de 36,7% nos registros desde a aprovação da Lei Federal nº 13.811/2019, que estabeleceu a idade mínima de 16 anos para o casamento. Antes disso, o Código Civil permitia o casamento de menores de 16 anos em caso de gravidez. No estado, de 2018 a março de 2023 foram realizados 1.535 matrimônios entre mulheres adultas e homens menores de idade, e 2.060 entre homens adultos e mulheres menores de idade.


Outros links:

  • A partir de hoje, pessoas com 40 anos ou mais já podem se vacinar contra a gripe nos postos de Porto Alegre.
     
  • O vírus sincicial respiratório (VSR) já provocou quase 600 internações e cinco mortes no Estado. Com sintomas parecidos com os da gripe, atinge, principalmente, crianças.
     
  • O RS chegou a 28 mortes por dengue neste ano. O último óbito confirmado é de uma mulher de 81 anos com comorbidades que residia na Capital.
     
  • Em Porto Alegre e em outras cidades brasileiras, motoristas de aplicativo protestaram ontem por reajuste no quilômetro rodado para 2 reais – hoje varia entre 0,95 e 1 real. Também exigem tarifa mínima de 10 reais para corridas de até 3 quilômetros.
     
  • Os roubos no transporte coletivo da Capital caíram 70% nos primeiros quatro meses do ano.  Foram sete ocorrências contra 24 registradas no mesmo período de 2022. O índice apresenta queda nos últimos sete anos.
     
  • O CPERS Sindicato convida as comunidades escolares e organizações sociais para debater o Novo Ensino Médio hoje, às 10h, no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, o Julinho. Na quinta-feira, outro seminário semelhante será realizado no Colégio Ildo Meneghetti, às 19h.
     
  • Antigo Chalaça Bar vai abrigar novo empreendimento. Batizado de Chalas, o ponto clássico na zona sul da capital será um bar de drinques.
     
  • Juremir Machado da Silva publica em sua coluna especial de hoje um fragmento do novo livro de Dominique Wolton, Comunicar é Negociar.

Cultura

God save the queen

Netflix/Divulgação

Rainha Charlotte: Uma História Bridgerton, que acaba de estrear na Netflix, é uma prequel do mega sucesso Bridgerton, com a virtude de vir antes, e ser melhor. Bem melhorLeia o comentário do escritor Marcelo Carneiro da Cunha.

Agenda (🔒)

Festival Palco Giratório Sesc apresenta os espetáculosO Adeus de Maria, do Grupo Primitivos (MT), às 15h, no Teatro Sesc Alberto BinsPai-de-Deus, do Grupo Tholl (RS), às 19h, na Sala Álvaro MoreyraLuna de Miel, do Lamira Artes Cênicas (TO), às 20h, no Centro Histórico-Cultural Santa Casa; e E.L.A, de Jéssica Teixeira (CE), às 21h, no Teatro Renascença.

Às 21h, o Café Fon Fon recebe show de Pirisca Grecco, acompanhado de Texo Cabral e Paulinho Goulart.

Sarau Elétrico celebra, às 21h, os 10 anos de lançamento de Barba Ensopada de Sangue, do escritor Daniel Galera – relembre a entrevista sobre o livro O Deus das Avencas, obra mais recente do autor –, com canja de Juliano Guerra e Thays Prado.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Cinco universidades gaúchas figuram em ranking das 2 mil melhores do mundo. Na Capital, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) destacaram- se no levantamento do Center for World University Rankings (CWUR) – ou Centro para Rankings Universitários Mundiais, em português. A federal ficou em 467º lugar, e é a 5a melhor considerando apenas as universidades brasileiras. A lista conta ainda com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Publicado desde 2012, o ranking avalia qualidade da educação, empregabilidade, qualidade do corpo docente e desempenho em pesquisas.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.