Matinal News

Governo do RS quer implementar câmeras em fardas da Brigada até o fim do ano

Change Size Text
Governo do RS quer implementar câmeras em fardas da Brigada até o fim do ano

O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) defendeu a utilização das câmeras em fardas de policiais militares, medida que pretende começar a implementar até o fim deste ano. O assunto voltou a ganhar força após a morte do jovem Gabriel Marques Cavalheiro, de 18 anos, em São Gabriel. Ele desapareceu após uma abordagem policial e seu corpo foi encontrado uma semana depois, na última sexta.

“É uma tecnologia importante para a segurança, e nós somos totalmente favoráveis à utilização de câmeras corporais. Todo o mundo moderno já vem usando essa tecnologia”, afirmou Ranolfo à Rádio Gaúcha. No início do mês, a Brigada Militar finalizava a aquisição de 300 desses equipamentos. Desde que câmeras foram instaladas nos uniformes da polícia de São Paulo, em 2021, a letalidade diminuiu. O mesmo, entretanto, não ocorreu no Rio de Janeiro, onde alguns batalhões da PM adotaram a tecnologia em maio. 

Também à Gaúcha, o comandante-geral da BM, Cláudio dos Santos Feoli defendeu a tecnologia e confirmou a sua incorporação à rotina em breve: “Com certeza, trará maior transparência para todas as ações policiais”. Os três policiais envolvidos na morte do jovem estão presos e ontem receberam um novo pedido de prisão preventiva.

Em entrevista ao Matinal em julho deste ano, Luã Cruz, pesquisador do Programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, alertou para a importância de mecanismos de prestação de contas deste tipo de ação. “A gente tem que saber se as câmeras estão funcionando, quem vai ter acesso às gravações, por quanto tempo elas vão ficar armazenadas, o que vai acontecer com os policias que tentarem burlar esse instrumento”, citou.

Tecnologia não é consenso entre candidatos – O uso de câmeras na farda dos policiais, ainda que bancado pelo atual governo, não é um tema unânime entre os candidatos a suceder Ranolfo. Enquanto Eduardo Leite (PSDB), Edegar Pretto (PT) e Vieira da Cunha (PDT) defendem a implementação da tecnologia, os bolsonaristas Onyx Lorenzoni (PL) e Luis Carlos Heinze (PP) se manifestam contrariamente à adoção.

MDB de Porto Alegre libera filiados de apoiar Leite 

Semanas após as acaloradas discussões a respeito do rumo que o partido iria tomar nestas eleições, o diretório do MDB em Porto Alegre decidiu liberar seus filiados de apoiarem Eduardo Leite. Numa reunião que contou com a presença do prefeito da Capital, Sebastião Melo – que foi um dos defensores da candidatura própria do partido –, o diretório definiu pelo apoio à Simone Tebet ao Planalto e empenho no trabalho pelas candidaturas a deputado estadual e federal. Apesar da rusga com os emedebistas da Capital, é em razão também da aliança com o MDB que Leite terá o maior tempo de exposição na TV quando a propaganda começar, na próxima sexta-feira. O tucano contará com espaço de 3 minutos e 44 segundos. 

Crescem candidaturas de religiosos no RS

Um total de 21 candidatos assumidamente religiosos estão presentes nas eleições deste ano no Estado,número 40% superior ao pleito anterior e o maior em 20 anos. O crescimento é puxado por nomes evangélicos, que avançaram 45% desde 2018. Os dados foram analisados por GZH a partir da base do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considerando apenas candidatos que se apresentam com alguma nomenclatura ligada a religião, como pastor(a), padre ou pai de santo. Nas últimas duas décadas, as siglas que mais abrigaram nomes religiosos foram PTB, PSC e PSDB. Frente ao total de quase 1,4 mil candidatos a todos os cargos em disputa pelo Rio Grande do Sul neste ano, o número de religiosos ainda é pequeno, mas vem crescendo nos últimos anos, tendência registrada também a nível nacional. 

Número de bikes compartilhadas chegará a mil dentro de um ano

Ao longo dos próximos 12 meses, o número de bicicletas compartilhadas em Porto Alegre mais que dobrará. Nesta segunda-feira, a Prefeitura da Capital e a M1 Transportes, que opera a Tem Bici, assinaram o contrato de expansão do sistema Bike Poa, possibilitando o aumento de 410 para mil bikes. A ampliação ocorre em um momento em que o serviço já supera índices pré-pandemia. Das novas estações, 91 já têm seus lugares definidos, enquanto nove ainda passam por ajustes. Conforme o termo firmado entre as partes, a empresa passará os dados de utilização do serviço, que poderão contribuir para a construção de políticas de mobilidade urbana na Capital. Leia a reportagem completa do Matinal.

Outros links:

  • De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o RS tem 61 casos confirmados de varíola dos macacos, além de 253 casos ainda estão sendo investigados. A doença já foi registrada em 24 municípios diferentes.
  • Em nível nacional, o Ministério da Saúde lançou ontem uma campanha para conscientizar a população sobre a varíola dos macacos.  As primeiras doses da vacina devem chegar ao Brasil em setembro.
  • Conselho da Comunidade de Porto Alegre tomou posse ontem, depois de nove anos desativado. Seu objetivo é dar apoio social e até material para a população carcerária de Porto Alegre.
  • Com 98 creches inacabadas no Rio Grande do Sul desde 2014, o Ministério da Educação prioriza construir novas escolas. As obras foram paralisadas no governo Dilma, e não foram concluídas pelos sucessores da ex-presidente.
  • A primeira Caravana das Originárias da Terra chega ao Rio Grande do Sul. O grupo vai se encontrar nos dias 24 e 25 em São Leopoldo para participar de debates sobre representatividade em espaços de poder e violações de direitos.
  • Por falta de provas, a Justiça absolveu o segurança que era réu pela morte de Eduardo Fosch dos Santos, ocorrida em 2013 em festa na Zona Sul de Porto Alegre. Um outro réu responde por fraude processual. O caso foi denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos em 2020.
  • A tradicional Corrida para Vencer o Diabetes volta a ser presencial depois de dois anos. O evento acontece no dia 25 de setembro a partir das 10h no parque Moinhos de Vento. Para participar, é necessário adquirir a camiseta do evento, no valor de 30 reais.
  • O Ministério Público apresentou ontem recurso contra a decisão que anulou o julgamento dos réus do caso da Boate Kiss.
  • O IBGE está com mais de 500 vagas abertas para trabalhos temporários no Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser feitas nas agências e postos da entidade nos municípios.
  • Da alegria de rever à felicidade de não morar por lá: Juremir Machado da Silva narra como foi seu reencontro com São Paulo em sua coluna especial de hoje: “Nada canaliza São Paulo. Há muito, num ano qualquer, a cidade engoliu a cidade e tudo se misturou”.

Uma autora de “memórias emprestadas”

Grande figura e colaboradora da Parêntese, Zara Gerhardt foi entrevistada pela Nathallia Protazio na última edição da nossa revista. Ficamos sabendo como ela passou de menina mimadíssima a geóloga de trabalho no campo, num tempo em que a profissão era muito mais masculina do que hoje. 

Talvez a Geologia tenha funcionado como um contraponto de liberdade e ausência de rotina, pelas quais eu ansiava. Trabalhando no campo, eu saía de madrugada para o trabalho, voltando toda suja, empoeirada e suada ao anoitecer. Minha profissão permitiu que eu fizesse tudo o que sempre tinha sido proibido na infância. Foi uma maneira de me libertar de todas aquelas amarras, fazendo o que gosto.

Leia a entrevista completa aqui(🔒).


Cultura

“Marte Um” olha com carinho a vida na periferia

Foto: Embaúba Filmes

Vencedor do 50º Festival de Cinema de Gramado nas categorias de longa (júri popular), roteiro, trilha musical e prêmio especial, o filme Marte Um (2022), de Gabriel Martins, tem como um de seus temas centrais a realização do sonho de um menino. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

O escritor angolano Ondjaki lança O Livro do Deslembramento, às 19h, na Livraria Taverna.

Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS recebe o lançamento da coleção Certas Canções, da editora Acorde!/Hedra, às 19h, no Centro Cultural da Universidade, em bate-papo entre o sociólogo Marcos Lacerda e o professor Luís Augusto Fischer.

A escritora Carol Bensimon, que acaba de lançar Diorama, participa do Sarau Elétrico, às 21h, no Bar Ocidente, com canja de Pedro Borghetti.
Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Você anda de bicicleta? Ou tem vontade de aprender? O GeraçãoE listou sete negócios em Porto Alegre para quem já pratica o esporte ou pretende começar. Tem recomendação tanto para quem ainda nem sabe pedalar como para aqueles ciclistas que já customizam a sua bicicleta, e ainda dicas de lugares onde se pode tomar um cafezinho durante a manutenção da bike.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.