Matinal News

Justiça manda prefeitura compartilhar resultado de auditoria na Smed

Change Size Text
Justiça manda prefeitura compartilhar resultado de auditoria na Smed Foto: Paulo Ronaldo Costa/CMPA

O juiz Hilbert Maximiliano Akihito Obara determinou, no fim da tarde de ontem, que o executivo municipal torne pública toda documentação referente à auditoria que investigou irregularidades em compras da Secretaria Municipal da Educação (Smed). A decisão é uma resposta a um pedido da vereadora Mari Pimentel (Novo), que buscou a Justiça depois que a prefeitura negou uma solicitação da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul, presidida pela parlamentar. A prefeitura tem 48 horas para liberar as informações, sob pena de multa de 50 mil reais por dia. Um dos casos que desencadeou a crise na pasta, conforme a Matinal revelou em dezembro do ano passado, foi quando a Smed “pegou carona” em pregão do governo de Sergipe para comprar kits da Mind Lab sem licitação. Na semana passada, o TCE considerou a compra irregular.

Oposição denuncia irregularidades em relatório de orçamento para o estado – Com déficit previsto de 2,7 bilhões de reais, o relatório do projeto do orçamento de 2024 para o RS foi aprovado ontem pela comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa. O texto, que agora segue para o plenário, foi criticado pela oposição. O grupo aponta que o documento não contempla os 35% constitucionais de recursos da receita líquida para a educação, nem os 12% para a saúde. A base aliada de Eduardo Leite (PSDB) também rejeitou as emendas que tratavam dos recursos destinados à prevenção de danos causados por eventos climáticos extremos e recuperação de regiões já atingidas.


Reportagem Matinal

“É confissão de crime”, diz Sofia Cavedon sobre vagas negadas a crianças em idade de frequência escolar obrigatória

O déficit de vagas no ensino infantil em Porto Alegre é pelo menos o dobro da fila de espera divulgada pela prefeitura no início do ano. Um levantamento inédito da Matinal mostrou ontem que a rede municipal precisa criar 12,3 mil novas vagas para atender a meta do Plano Nacional de Educação (PNE).

O documento prevê, até 2024, a universalização da educação infantil para as crianças de 4 a 5 anos e creche para pelo menos metade das crianças até 3. ​​Isso significa que, além de zerar a fila de espera, de 6,3 mil vagas, a gestão de Sebastião Melo precisa criar outras 6 mil vagas.

Para a deputada estadual Sofia Cavedon (PT), as ações anunciadas pelo executivo até o momento são insuficientes para reduzir o déficit e atender o PNE. Em entrevista à Matinal, a deputada, que é presidente da Comissão de Educação da Assembleia do Rio Grande do Sul, diz ainda que o município comete um crime ao negar vagas para crianças em idade escolar obrigatória, de 4 a 17 anos. A parlamentar também aponta histórico de negligência dos últimos governos com a educação infantil. Leia a entrevista completa.

Discussão sobre adensamento marca último dia da Conferência do Plano Diretor

No debate, que ocorreu ontem na PUCRS, a maioria dos presentes que pediu a palavra defendeu o adensamento, que poderá incentivar a construção de prédios ainda mais altos na cidade, onde há mais de 100 mil imóveis vagos. Diante de um público polarizado, a alternativa foi mais defendida do que criticada, sob a justificativa de viabilidade econômica. Uma das vozes dissonantes foi a da copresidenta do IAB-RS, Clarice Oliveira, que destacou que a construção de mais apartamentos não tem reduzido o custo da habitação em Porto Alegre. Com os objetivos e as estratégias definidas, a estimativa inicial da prefeitura é poder viabilizar uma audiência pública, quando o projeto estará mais próximo à versão final, em dezembro. O projeto de revisão, no entanto, só deve chegar à Câmara no ano que vem. Leia mais na cobertura da Matinal.


Outras notícias:


Cultura

Festival Avante: Tom Zé, Karina Buhr, Technobrass, TEM e mais de 30 atrações no fim de semana

Technobrass. Foto: Joséphine Brueder

A primeira edição do festival Avante, neste fim de semana (11 e 12/11), terá a diversidade sonora como característica principal em dois palcos do FV 4º Distrito. As atrações incluem nomes como Tom Zé Karina Buhr e convidados locais como a banda instrumental Trabalhos Espaciais Manuais e o grupo de rap Da Guedes. O repórter Ricardo Romanoff conta mais detalhes sobre o evento e o show da banda carioca Technobrass, que mescla sopros, percussão e elementos eletrônicos. Leia a matéria.

Agenda 

Hoje
Feira do Livro apresenta o ciclo Preto Sou, a partir das 9h; às 17h30, Daniel Galera conversa com o sociólogo Luiz Eduardo Soares, no Espaço Força e Luz; às 18h30, o Movimento Feminista Inclusivass lança a segunda edição do projeto Histórias Contadas.

Virada Sustentável realiza uma série de atividades artísticas, de hoje a domingo, na Casa de Cultura Mario Quintana.

Hoje e sábado, às 19h, o Teatro Glênio Peres recebe o espetáculo Líricas Sulinas, das musicistas Ana MatieloClarissa Ferreira, Emily BorghettiNina Fola e Tamiris Duarte.

Vera Holtz sobe ao palco do Theatro São Pedro, de hoje a domingo (e de 16 a 19 de novembro) – quintas, sextas e sábados, às 20h; domingos, às 18h –, com o monólogo Ficções, inspirado em Sapiens – Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Harari.

OSPA homenageia os 100 anos de nascimento do compositor Bruno Kiefer, às 20h, na Casa da OSPA, com solos do pianista Ney Fialkow

Dirigido por Patrícia Fagundes Heinz LimaverdeCabaré Desejo será encenado na Zona Cultural, de hoje a domingo, às 20h. 

Às 20h, Nei Lisboa canta no Grezz

A cantora Mãeana interpreta João Gilberto, às 22h, no Agulha.

Sábado (11/11)
A partir das 15h, a Virada Sustentável promove atividades no Largo dos Açorianos, incluindo a Noite Iluminada.

Na Feira do LivroArthur de Faria lança o terceiro livro de sua série sobre a música de Porto Alegre e conversa, às 16h, com o jornalista Nelson Motta, no Espaço Força e Luz; às 18h, Dalva Maria SoaresDóris Soares e José Falero debatem a literatura como direito humano, no Espaço Petrobras Carlos Urbim.

Jorge Drexler apresenta a turnê Tiempo y Tinta, às 21h, no Gigantinho.

Às 21h, Zeca Pagodinho canta no Auditório Araújo Vianna.
Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

Pais e mães de pets agora podem embarcar com seus bichinhos no transporte público de Santa Maria. A novidade vale para animais domésticos de pequeno e médio porte e atende a pedidos da população que tem dificuldade para acessar serviços de banho e tosa ou chegar ao hospital veterinário na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), distante 12 quilômetros do centro. A demanda foi levada por vereadores ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que, nesta semana, sancionou uma mudança na lei de 2012 que proibia o transporte de animais nos coletivos da cidade. 

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.