Matinal News

Leilão da Corsan é suspenso de novo

Change Size Text
Leilão da Corsan é suspenso de novo

O leilão da Corsan vai ganhando ares de novela. Depois de ser suspenso e retomado no início desta semana, o certame está novamente suspenso, agora por 90 dias, em razão de uma decisão do desembargador Marcos Fagundes Salomão, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4). Ele concedeu uma liminar a pedido do Sindiágua, que argumenta que a privatização pode trazer riscos aos trabalhadores. O pleito havia sido negado em primeira instância na Justiça do Trabalho. A decisão de Salomão ocorreu horas após a abertura dos envelopes, que confirmaram que haviam interessados na compra da estatal. No fim da tarde, o Governo do Estado informou que, por conta da decisão, havia suspendido o leilão em caráter liminar e que a Procuradoria-Geral do Estado avaliaria o melhor recurso cabível.

PIB gaúcho apresenta reação no trimestre, mas segue longe do crescimento nacional

A economia do Rio Grande do Sul cresceu 1,3% no terceiro trimestre em relação ao período imediatamente anterior. O avanço do PIB gaúcho foi superior ao do país (0,44%) no mesmo recorte. No entanto, o índice fechou em queda de 2,8% ante o mesmo trimestre do ano passado. No acumulado do ano, a queda do PIB gaúcho é de 6,6%, conforme o Departamento de Economia e Estatística (DEE). O número é distante do PIB do Brasil, que acumula alta no ano de 3,2%. “Após a passagem dos principais efeitos da estiagem sobre a agropecuária, a economia gaúcha voltou a crescer no terceiro trimestre do ano, impulsionada pelos desempenhos positivos da indústria e dos serviços”, ressaltou o economista Martinho Lazzari, chefe da Divisão de Análise Econômica do DEE. Os segmentos cresceram 6,2% e 3,1%, respectivamente, entre o terceiro trimestre de 2021 e o terceiro trimestre de 2022. Aqui, a nota técnica da apresentação. 

Novo governo acena com mais auxílios a estados com política de desarmamento  

Futuro ministro da Justiça, Flavio Dino (PSB-MA) adiantou em entrevista ao Estadão que a próxima gestão do Palácio do Planalto vai beneficiar com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública os estados que se aproximarem das metas traçadas pelo governo. Entre os objetivos estão uma política de desarmamento, além de apoio às vítimas de crimes violentos, combate a feminicídio e combate a crimes de ódio. A implantação de câmeras em uniformes de policiais serão consideradas – algo que o Piratini já trabalha para implementar na Brigada Militar e na Polícia Civil. Vale lembrar que, até meados deste ano, o número de armas nas mãos de caçadores, atiradores e colecionadores no Rio Grande do Sul era de aproximadamente 150 mil, quase o triplo dos registros de dezembro de 2018.


Prefeitura de Porto Alegre compra 9 milhões de reais em livros de empresa investigada pelo TCU

Feita com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a compra totalizou 9,3 milhões de reais e chamou a atenção da Câmara Municipal de Porto Alegre e de editoras gaúchas. O vereador Jonas Reis (PT), vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara, pediu uma investigação ao Ministério Público de Contas (MPC) do Rio Grande do Sul, alegando que não foi feita licitação.

“Ninguém é irresponsável de comprar 9 milhões de reais em livros sem processo licitatório”, rebateu a atual secretária municipal de Educação (Smed), Sônia Maria Oliveira da Rosa. A compra de livros foi feita pela administração anterior da pasta, sob o comando de Janaína Audino, que confiou os recursos do Fundeb a uma modalidade simplificada de licitação, chamada Ata de Registro de Preços, autorizada em 2021 pelo governo estadual de Sergipe.

A licitação previa a compra de 4 milhões de livros e possibilitava a adesão de prefeituras de todo o país – o que se chama, informalmente, de “pegar carona” no pregão. Apenas Porto Alegre comprou mais de 230 mil livros, pelo preço médio de 41 reais por exemplar. O pregão exigia ao menos três orçamentos diferentes para ser escolhido o de menor preço, mas apresenta como único fornecedor a empresa Inca Tecnologia, com sede em Curitiba, no Paraná. A empresa é alvo de investigação do TCU desde 2020.

Ter “pegado carona” num pregão com fornecedor único pode explicar a seleção do acervo, criticada por diretoras de escola e editoras locais ouvidas pela reportagem.

Leia a reportagem completa


Outros links:

  • O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas está precisando de doação de leite materno. Para doar é preciso residir em Porto Alegre, estar amamentando e ter uma grande produção de leite diário.
  • Grupo de Pesquisa Sociologia Urbana e Internacionalização das Cidades da UFRGS, Turba e Translab.urb promovem a 2ª edição do Caminhamos Juntes amanhã. O objetivo é refletir sobre a lógica binária feminino/masculino e como isso intervém no direito à cidade.
  • O incêndio no Taim pode superar a marca histórica de queimada na estação ecológica – em 2013 foram 5,6 mil hectares atingidos, e ontem já haviam sido consumidos 4 mil hectares. A SSP enviou homens e aparato das forças de segurança para auxiliar no trabalho.
  • O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo do RS, Mauro Hauschild, pediu exoneração do cargo nesta quinta, 11 dias após uma denúncia de suspeita de nepotismo na pasta.
  • Membro da equipe de transição e cotado como futuro ministro, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) garante que Lula vai revisar as concessões de rodovias federais do RS.
  • De olho em 2023, a Federasul projeta um crescimento de PIB maior no RS do que do Brasil. As indicações de Lula para a economia foram criticadas em apresentação, enquanto a manutenção de Leite no Piratini, destacada.
  • Sete pessoas foram indiciadas pela tortura de dois homens suspeitos de furtar picanha em supermercado de Canoas. Entre eles estão três PMs, dois seguranças, o gerente e o sub-gerente do estabelecimento. As torturas eram recorrentes, segundo o inquérito.
  • A Polícia Civil lançou ontem a Delegacia Online da Mulher. A plataforma vai funcionar ininterruptamente e é exclusiva para mulheres. Nela, será possível registrar ocorrências de violência entre outros serviços.
  • Juremir faz um convite especial nesta sexta: uma visita à mostra Caminhos de Proust, na Biblioteca Pública, “uma exposição de nível internacional que arrastaria multidões em qualquer centro cultural do mundo”.
  • Para fechar a semana com chave de ouro, nosso colunista ainda comemora o 1º lugar na categoria Crônica do Prêmio ARI de Jornalismo, com o texto Como quem chega do nada. Parabéns, professor!

Carta da Editora

¡Vamos Argentina!

Essa não é uma carta sobre a Copa do Mundo, embora pudesse ser. Faço parte do grupo de brasileiros que não só torcem pela Argentina no futebol como têm motivos para admirar os hermanos para além das quatro linhas.

Vou te dar um: enquanto o desgoverno Bolsonaro, no apagar das luzes, trabalha para extinguir a Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), nossos vizinhos investigam o desaparecimento de um brasileiro pelas mãos das ditaduras militares do Cone Sul.

Leia aqui a coluna completa da editora Marcela Donini.


Cultura

“Próxima Pintura, Pintura Próxima” exibe legado de Gelson Radaelli

Sem título (2010), da série “Tormenta”, de Gelson Radaelli. Foto: Ricardo Romanoff

O repórter Ricardo Romanoff entrevistou Eduardo Veras e Felipe Caldas, curadores da exposição Próxima Pintura, Pintura Próxima, que homenageia o artista visual Gelson Radaelli, falecido precocemente em 2020, aos 60 anos. A mostra em cartaz no MACRS (Casa de Cultura Mario Quintana) e no recém-inaugurado Espaço Gelson Radaelli reúne nomes contemporâneos do pintor e artistas de gerações posteriores que têm a obra de Radaelli como referência de suas produções. Conheça a exposição.

Agenda (🔒)

Hoje
Às 21h, o grupo The Jazz Messengers, formado por André Mendonça (baixo acústico), Bruno Braga (bateria), Bruno Silva (trompete), Cristiano Ludwig (sax tenor) e Ras Vicente (piano), faz sua estreia no Espaço 373.

Sábado (17/12)
Às 16h, a Gibiteca da Biblioteca Pública do RS promove bate-papo sobre representação e representatividade negra nas histórias em quadrinhos, reunindo os quadrinistas Carlos MacedoGê MendesManoel TaylorMariana Couto Moacir Martins.

Às 17h, o V744atelier reúne a artista Helena Martins-Costa e o historiador da arte Alexandre Santos em conversa sobre a exposição DESVIO/PROVAS, em cartaz no espaço.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

A Escola GHC do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em parceria com a empresa SKA, desenvolveu durante dois anos o Sistema Fechado de Aspiração. O dispositivo, que acaba de receber a patente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, protege a equipe médica ao permitir a remoção de secreções dos pacientes que estão submetidos à intubação e ventilação mecânica. Assim, não há risco de que os médicos sejam expostos aos aerossóis expelidos pelo paciente. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto é uma boa notícia para os profissionais da saúde, tão expostos ao longo dessa pandemia que insiste em não terminar.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.