Matinal News

Leite atrela reajuste dos professores a compensações da União

Change Size Text
Leite atrela reajuste dos professores a compensações da União Foto: Maurício Tonetto/Secom

Previsão do tempo: o tempo fica firme nesta terça, e esquenta um pouco mais, com os termômetros podendo chegar a 34°C em Porto Alegre

O governador Eduardo Leite (PSDB) atrelou o reajuste do salário dos professores às compensações do governo federal pela redução do ICMS sobre gasolina, energia elétrica e telecomunicações. O pagamento do piso nacional do magistério, reajustado em janeiro por meio de portaria do Ministério da Educação, está garantido. Entretanto, o governo ainda avalia qual será a sua proposta de reajuste para os diversos níveis da carreira de professor. 

Nesta terça, Leite se reúne com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Brasília, para tratar das compensações. Ele irá argumentar que o RS contará com 5 bilhões de reais a menos neste ano por conta da redução dos impostos, determinada pela União em 2022, ainda sob a gestão Bolsonaro. Na mesma viagem, o governador terá audiência no STF para tratar sobre o caso. 

Se não houver compensações, o governador cogita enviar à Assembleia Legislativa uma proposta de alteração no plano de carreira do magistério – que já foi alterado em 2020, na primeira administração do tucano. A ideia, porém, foi fortemente rechaçada pelo Cpers, que ainda defende a recomposição salarial de funcionários de escolas. “Os planos de carreira do magistério e dos funcionários não podem mais ser diminuídos, pois já foi tirado tudo o que podia”, argumentou a presidente do Cpers, Helenir Schürer. 

Uma nova reunião entre representantes do Executivo e dos professores foi marcada para semana que vem, quando deve haver encaminhamento de propostas. O projeto que trata do reajuste do piso deve ser apresentado até o final do mês à Assembleia.


O que mais você precisa saber

UFRGS suspende seleção para novas bolsas-auxílio e estudantes protestam – A UFRGS anunciou que não haverá outras seleções para o programa de bolsas destinado a estudantes que desenvolvem atividades administrativas ou técnicas na instituição. Segundo o DCE, a evasão estudantil pode se agravar, prejudicando os novos alunos e os já matriculados. Por conta da situação, os estudantes convocaram um ato de protesto para hoje às 17h, na Faced, em Porto Alegre, pedindo a reversão da medida. A universidade, por sua vez, garantiu que as bolsas vigentes serão mantidas e que os outros 13 auxílios a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica não serão afetados. A decisão ainda poderá ser revisada caso ocorra recomposição do orçamento ao longo do ano pela União. 

Filiação de Sgarbossa ao PT ganha novo capítulo – A executiva municipal do PT vai reabrir o caso do pedido de filiação do vereador Marcelo Sgarbossa, cuja volta ao partido foi rejeitada na semana passada. Uma nova reunião, na qual o parlamentar poderá apresentar seus argumentos, será marcada para a semana que vem. Autores do pedido de impugnação, os suplentes Adeli Sell e Everton Gimenis também poderão se manifestar. Só depois a legenda tomará uma decisão. Conforme a presidente do PT em Porto Alegre, Maria Celeste Souza, o objetivo é encerrar o processo ainda neste mês, por conta do prazo que a legenda tem para requerer na Justiça a vaga na Câmara, caso a decisão de não filiar Sgarbossa seja mantida. Por ora, o vereador segue sem partido. 

Aumenta o número de salvamentos a banhistas no litoral do RS – A Operação Verão no litoral do Rio Grande do Sul já realizou 582 salvamentos desde seu início, em 17 de dezembro de 2022. A média é de 11 resgates diários, e o total representa um aumento de 68% nos salvamentos realizados durante o mesmo período na edição 2021/2022. O tenente-coronel Isandré Antunes, coordenador da operação, atribuiu a elevação nos casos ao maior número de banhistas nas praias em geral e ao maior tempo de exposição à água, em razão dos dias propícios para banhos de mar. Cerca de 80% dos salvamentos aconteceram no Litoral Norte – as campeãs em resgates foram Torres e Tramandaí, com 97 e 93 ocorrências, respectivamente. Até o momento, foram registradas nove mortes por afogamento.


Outros links:

  • O RS manteve uma tendência de alta nas mortes por covid-19 em janeiro, encerrando o mês com 299 óbitos. Os casos positivos, porém, caíram mais de 50% na comparação com dezembro.
  • Enquanto prejudica milhares de agricultores pelo interior, a estiagem no RS causou um aumento na safra do camarão, por conta das condições climáticas. Desta forma, o preço da iguaria caiu cerca de 30%.
  • Apesar da seca e dos sucessivos dias com altas temperaturas, o Guaíba voltou ontem a registrar nível seguro de água em Porto Alegre.
  • Moradores de Cachoeirinha denunciaram descarte irregular de lixo que tomou uma área de 100 metros do Rio Gravataí. Os resíduos estão presos à vegetação, devido ao baixo nível do leito.
  • Ao mesmo tempo, um mutirão de limpeza no fim de semana passado realizado pelo DMLU removeu 25 toneladas de resíduos descartados de forma irregular no bairro Sarandi.
  • O programa Tampinha Legal cresceu quase 50% em 2022, tendo entregue 2,5 milhões de reais até janeiro deste ano. Com os recursos obtidos, as entidades assistenciais podem adquirir diversos itens, de medicamentos e materiais escolares.
  • Vale ler esta reportagem do Jornal do Comércio que mostra que 2023 é o ano dos brechós. Em ascensão no estado, o segmento deve ultrapassar o mercado de fast-fashion no Brasil até 2030.
  • A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul oferece 1370 vagas para ingresso via Sisu.
  • “Populismo é o nome que o elitismo dá às políticas que destoam dos seus interesses”, escreve Juremir Machado da Silva na edição 49 de sua newsletter, enviada logo mais aos assinantes do Matinal. O conteúdo de hoje vai da política à cultura.

Canto a Iemanjá

A Parêntese convidou duas pessoas de muita fé e experiência nas palavras, a Juliana Gelsdorf Feltes e o Alexsandro Placido dos Santos, para uma homenagem em forma de canto a Iemanjá por sua data no último dia 2.

Tão grandiosa quanto sua casa…o (A)MAR, é Iemanjá!

A mãe que separa a água doce da água salgada, que cuida e celebra a saúde de cada ORÍ. Aquela que é mãe de todas as cabeças a quem nenhum pensamento passa desapercebido. Mãe que recebe de Oxum o filho já criado e o acompanha para o restante da vida.


Leia a crônica completa


Cultura

“Os Banshees de Inisherin” lamenta o fim da amizade

Foto: Fox

Destaque na temporada de premiações internacionais, Os Banshees de Inisherin (2022), dirigido pelo inglês Martin McDonagh, concorre ao Oscar deste ano em nove categorias e, entre outras conquistas, levou três troféus Globo de Ouro: Melhor Filme em Musical ou Comédia, Melhor Roteiro e Melhor Ator (Colin Farrell). A comédia dramática narra em tom agridoce o abrupto rompimento da amizade entre dois homens e as consequências desse afastamento na vida de ambos. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Nova Olaria dá início à sua programação de eventos de verão com show de Tonho Crocco, às 18h30.

Hoje e amanhã, às 20h, Nei Lisboa apresenta a 13ª edição do show Nei LisPoa, no Teatro Renascença, acompanhados dos músicos Luiz Mauro Filho (piano), Paulinho Supekovia (guitarra) e Giovanni Berti (percussão) – relembre a entrevista com o cantor.

À 20h, hoje e amanhã, no Instituto Ling, o Porto Verão Alegre (PVA) apresenta o espetáculo O Sertão em Mim, de Nina Eick e Fernando Kike Barbosa, adaptação de Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

“Palhaços que fingem ser médicos para pacientes que fingem acreditar”: esse é o mote brincalhão da ONG Doutorzinhos, criada em 2006 para alegrar o cotidiano em hospitais de Porto Alegre. Se a ideia de fazer o bem te atrai, as inscrições para o cargo de “doutor-palhaço” estão abertas até 16 de fevereiro. Tudo o que você precisa fazer é preencher o formulário para potenciais voluntários neste link. São 20 vagas a serem preenchidas.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.