Matinal News

Leite fala em privatizar a Corsan em 3 meses

Change Size Text
Leite fala em privatizar a Corsan em 3 meses

A missão internacional do governo do Rio Grande do Sul, com participação de integrantes da prefeitura de Porto Alegre, apresentou uma novidade sobre privatizações. Em conversas com empresários espanhóis em Madri, o governador Eduardo Leite projetou para fevereiro de 2022 a venda da Corsan. Esta seria a fase final da perda do controle da companhia, já que a autorização para a negociação das ações foi dada pela Assembleia Legislativa no começo de setembro. No fim da tarde, o Governo do RS e a Organização dos Estados Iberoamericanos firmaram um memorando para viabilizar o Museu da Escola do Futuro, a ser instalado no prédio do Instituto de Educação, na Capital. O conceito, segundo Leite, é ter um espaço multidisciplinar, que possa servir tanto para a formação de futuros professores, como para o desenvolvimento de práticas educacionais

Intenção de Melo gera atrito com prefeita de Novo Hamburgo – Também presente na comitiva, o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) manifestou o desejo de ter na Capital as operações de call center do banco Santander. O banco, porém, já tem centrais telefônicas em Campo Bom e Novo Hamburgo, onde geram 5,5 mil empregos. Melo acenou com redução do ISS para tornar a Capital mais atrativa ao Santander. A iniciativa do prefeito foi recebida com espanto e criticada pela prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (PSDB). Ela destacou que o grupo já tem um processo “consolidado” no município da Região Metropolitana. Ainda hoje, ela se reunirá com a vice-presidente do Santander, Patrícia Audi, em uma agenda que já estava marcada antes da viagem, para, conforme ela, “consolidarmos ainda mais esta parceria”.

LDO define obras prioritárias em Porto Alegre – A Câmara Municipal aprovou ontem, por 29 votos a favor e quatro abstenções, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022 em Porto Alegre. A matéria, na qual despesas e receitas se equiparam em 9,6 bilhões de reais, prevê investimentos para atender projetos prioritários, sendo alguns deles a ampliação das avenidas Tronco e Severo Dullius); ampliação do sistema cicloviário – que, em uma década avançou 12% do total de ciclovias previsto (🔒) –, abastecimento de água, com obras na Ponta do Arado e no bairro São João, além de drenagens do Arroio Areia e ampliação da rede básica de saúde, entre outros. A LDO é um instrumento que orienta na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e o planejamento do Plano Plurianual (PPA). 

CPI que investigou abuso de preços durante a pandemia sugere indiciamentos – A CPI dos Medicamentos, na Assembleia Legislativa, encerrou os trabalhos nessa segunda-feira com a sugestão de indiciamento de três indústrias farmacêuticas e 68 distribuidores de medicamentos e insumos. O colegiado investigou o aumento abusivo no preço de medicamentos durante a pandemia. O relatório do deputado Faisal Karam (PSDB) foi aprovado por unanimidade. Um dossiê foi produzido pela CPI e será disponibilizado exclusivamente para as autoridades com poder de investigação. “Morreram, sim, pessoas no Rio Grande do Sul, por falta de remédios. Isso aconteceu devido à ganância, a atos indevidos e ilegais”, afirmou o presidente da CPI, Thiago Duarte (DEM). A CPI ainda sugeriu a criação de um órgão regulador para supervisionar a produção, comercialização e circulação de medicamentos e a isenção de ICMS dos medicamentos que forem vendidos diretamente a hospitais.

Golpistas encontram facilidades na pandemia e estelionatos crescem no RS –  Na contramão de outros crimes, que estão em trajetória descendente, o estelionato está em alta no Rio Grande do Sul. E esse crescimento não é exatamente recente: é uma tendência de pelo menos 55 meses. Nos últimos dois anos, um salto foi notado, segundo um mapeamento de GZH, feito a partir dos números apresentados pela Secretaria da Segurança Pública. No entanto, já em 2017 os golpes cresceram 10% e desde então estiveram sempre em alta. Em 2020, os casos mais que dobraram, sendo que de janeiro a dezembro foram 66,2 mil estelionatos. O delegado Joel Wagner, titular da Delegacia de Proteção ao Consumidor, explicou que a utilização de ferramentas online no decorrer da pandemia serviu como porta de entrada para um território em que os golpistas pudessem cometer delitos.

Outros links:

Vacina, sim!

Porto Alegre irá aplicar a vacina contra a Covid em 35 locais hoje, com a retomada da aplicação da segunda dose de AstraZeneca, além da ampliação do público da dose de reforço. Hoje, já podem tomara terceira injeção idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até 4 de abril e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até 7 de setembro.


OFERECIMENTO


Deus e pneus

Por Ana Marson

O cara é deus, ele olha aqui pra gente e acha que tá tudo meio parado. Aí fica entediado com o planeta Terra, eu não entendo por que essa obsessão aqui com a gente, já que ele tem todo um Universo em expansão pra administrar, e então ele resolve pegar no meio da multidão uma pessoa pra fazer de trouxa, no caso, eu. Sério, tem 8 bilhões de pessoas no planeta, ele achou que EU tinha que passar por aquela situação no fim de semana.

Leia o texto completo aqui*.

* Conteúdo exclusivo para assinantes premium. Para ter acesso ao texto e a todo o conteúdo da revista, assine o Matinal.


Cultura

“DNA” conecta ancestralidade e laços familiares

Foto: Vitrine Filmes

O filme francês DNA (2020), estrelado e dirigido por Maïwenn, entrou em cartaz nos cinemas brasileiros. Integrante da seleção oficial do Festival de Cannes 2020 e exibido em outros importantes festivais, o drama com toques de humor conta uma história tocante sobre relações familiares, o legado deixado por entes queridos e a busca de uma mulher por suas origens. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Às 19h, a Feira do Livro de Canoas promove a sessão híbrida “Escritas Poéticas”, que reúne Altair MartinsEucanaã FerrazPaula Teitelbaum e Ricardo Silvestrin.

O artista Mauro Fuke inaugura a exposiçãoO Rio, a Nuvem, o Arquipélago e a Árvore, às 19h, no Instituto Ling, com curadoria de Neiva Bohns.

Realização do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen) e da Casa de Cultura Mario Quintana, o projeto (Re)existir na Dança começa hoje e vai até 16 de outubro, com curadoria de Daniel AmaroEduardo Severino e Margit Kolling.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa

Agenda do Unimúsica 2021

Às 20h, a conversa “O barqueiro zen no universo da música para teatro” reúne o diretor musical Caio Amon, o compositor francês Jean-Jacques Lemêtre e o professor Marcello Amalfi.

Uni 40: Música da Presença apresenta atividades online e gratuitas transmitidas pelo canal do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS no YouTube. Confira a programação completa aqui.


Você viu?

Afora o susto e o prejuízo – em especial para pequenos negócios – ficar um período fora do Facebook e das redes sociais, como ocorreu ontem, pode não ser tão ruim assim. E já faz um tempo que se sabe disso. Estudos realizados por universidades americanas apontaram que os grupos de abstêmios da rede social apresentaram, num curto espaço de tempo, uma diminuição significativa nos sintomas de depressão e ansiedade. Com mais tempo livre por dia, estes usuários passaram mais tempo com os amigos, a família, saíram para jantar fora mais vezes e se dedicaram mais a si mesmos – atividades que, de acordo com os resultados das pesquisas, refletiram positivamente em sua autoestima, humor e em suas relações.

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.