Matinal News

Leite questiona política fiscal, e Onyx se omite: “Diferente da sua”

Change Size Text
Leite questiona política fiscal, e Onyx se omite: “Diferente da sua”

Em debate nesta terça-feira no Teatro da Amrigs, Eduardo Leite (PSDB) insistiu em indagar acerca da alternativa de Onyx Lorenzoni (PL) para o Regime de Recuperação Fiscal ao qual o governo do Rio Grande do Sul aderiu – o qual o candidato bolsonarista deseja rever, se eleito –, mas a discussão não avançou. Onyx se contentou em anunciar uma proposta “completamente diferente da sua escolha” e “muito mais responsável” numa cena que acabou repercutindo em todo o país. O evento do jornal Correio do Povo e da Rádio Guaíba disponibilizava tempo livre para que os candidatos revezassem a fala. Embora não esteja no segundo turno, o PT foi citado diversas vezes: Onyx sugeriu que o adversário terá quadros petistas em seu secretariado, enquanto Leite lembrou ter recebido “apoio crítico” e apontou para diferenças programáticas que colocam os petistas como oposição de um eventual segundo governo. Mais tarde, os dois voltaram a se encontrar na TV Record e mantiveram o tom acirrado dos últimos encontros. Na quinta-feira, eles fazem o último debate, na RBS. 

TSE cassa candidatura de Marlon Santos e Bibo Nunes herda a vaga – Após ter ficado com a primeira suplência do PL na última eleição, o deputado federal Bibo Nunes (PL) teve garantido mais um mandato na Câmara Federal ontem. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu por unanimidade a candidatura de Marlon Santos (PL) por atos de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito – o ministro relator do caso, Carlos Horbach, citou casos de “rachadinha” nos anos de 2003 e 2004. O TSE ainda rejeitou pedido do Podemos, que desejava a entrada nos autos da sentença, para anular os votos recebidos por Santos. Depois do primeiro turno, Bibo disse em uma live que estudantes da UFSM mereciam ser “queimados vivos” por conta do apoio a Lula. Apesar de ter pedido desculpas, a fala será investigada pelo Ministério Público Federal

Bobadra e Radde trocam acusações e se dizem vítimas de tentativa de homicídio – Os vereadores Alexandre Bobadra (PL) e Leonel Radde (PT) deram suas versões da briga ocorrida na última sexta-feira à Rádio Gaúcha. Ambos registraram boletim de ocorrência, se disseram vítimas de agressões e de tentativa de homicídio. Bobadra, ao comentar sobre um vídeo em que aparece dando socos no colega, afirmou que se sentiu ameaçado por um “homem armado” apoiador do petista e que agiu “em legítima defesa”. Radde negou que estivesse acompanhado de segurança armado. Ele reclamou de ter sido agredido, mas disse que não se arrepende, pois “estava simplesmente cumprindo minha função de cidadão”. A briga foi causada por conta da distribuição de panfletos irregulares por parte do bolsonarista, que posteriormente foram recolhidos pela Justiça Eleitoral. O caso será investigado pela 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre. Os fatos também serão apurados pela Comissão de Ética da Câmara, que recebeu pedido de cassação de ambos. Radde deixará a casa de qualquer forma até janeiro, pois assumirá como deputado estadual.

  • Reportagem do Sul21 aborda a crise de identidade do MDB gaúcho, que tem o candidato a vice de Leite, mas, depois de uma cisão do diretório da Capital, nomes de peso fazem campanha para Onyx.
  • Exemplo na polarização destes tempos, a cidade de Alecrim registrou um fato insólito. Os candidatos Lula (PT) e Bolsonaro (PL) obtiveram o mesmo número de votos, 2.095, na cidade: 45,98% para cada um.

O que mais você precisa saber

Leilão de solo criado não atrai construtoras – Em leilão realizado pela Prefeitura, nenhuma construtora teve interesse em adquirir índices construtivos, o solo criado. O certame desta terça-feira foi o primeiro sob vigência da alteração na lei para a chamada “compra de índices em balcão”, que tira do leilão o que era considerado seu principal atrativo: a aquisição de índices de grande adensamento, acima de mil metros quadrados. Um novo leilão deste tipo só deve ocorrer no ano que vem. Antes disso, o Governo Federal quer concluir a venda de uma área de aproximadamente 28 hectares localizada no bairro Humaitá. A área pertence à União e fica em frente à Trensurb, que durante dois anos realizou trabalho para viabilizar o negócio, seguindo orientação do Ministério da Economia. O terreno servia como pátio ferroviário e, conforme a empresa, pode comportar cerca de 500 mil metros quadrados de construção, já dentro das premissas do novo regime urbanístico do 4º Distrito.

Outros links:

  • O reajuste na tarifa de água e esgoto começa a valer a partir da fatura de novembro em Porto Alegre. 
  • A Capital já tem 180 antenas com a tecnologia 5G. O sinal está presente em 44 bairros.
  • terminal de ônibus Princesa Isabel está recebendo os ajustes finais antes de ser entregue. O local faz parte da lista dos oito terminais que devem ser concluídos até 2023.
  • Governo do RS e Prefeitura de Porto Alegre trocam o ponto do Dia do Servidor de 28 de outubro para 14 de novembro. A nova data antecede o feriado de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República.
  • Nova Petrópolis deverá receber cerca de 700 prefeitos no mês que vem, durante o evento Smart Cities Park, que debaterá a inovação nas gestões municipais.
  • Você viraria a casaca como promessa por um resultado em eleição? Juremir Machado conta um causo a respeito na crônica de hoje.

Escaldante no verão, gelado no inverno: como ter conforto térmico em casa no RS

Na seção Forma & Função, uma parceria do Matinal com o CAU/RS, publicamos uma reportagem sobre a influência das mudanças climáticas na arquitetura – e um exemplo dos povos originários.


De acordo com a OMS, a temperatura média ideal para a parte interna de uma residência fica entre 23ºC e 26ºC. No clima subtropical, alcançar essa temperatura média sem equipamentos de condicionamento de ar se torna mais complicado à medida que avança a mudança climática. Em 2022, Porto Alegre ultrapassou a máxima de 40ºC pela terceira vez na história — todas elas foram neste século. Enquanto isso, à beira da primavera, em agosto, as mínimas chegaram a 4ºC.

Além de um desafio arquitetônico, o conforto térmico dentro das residências e locais de trabalho traz um problema a ser resolvido no âmbito das políticas públicas. Isso porque o gasto de energia necessário para manter as residências com temperatura razoável tende a aumentar, e, por consequência, o custo da eletricidade.

Leia o texto completo aqui


Cultura

“Adão Negro” não se salva nem gritando “Shazam!”

Foto: Warner

A ideia era introduzir no universo cinemático da editora DC um anti-herói dos quadrinhos catapultado pelo carisma de um grande astro. Adão Negro (2022), porém, não decola nem mesmo com toda a força de Dwayne Johnson, ator que encarna o supervilão despertado da Antiguidade para libertar seu povo na atualidade do domínio de uma gangue internacional. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Grupo Insubordinado de Pesquisa (Gripe) apresenta, hoje e amanhã, às 19h30, na Sala Qorpo Santo, no Campus Central da UFRGS, o espetáculoMegaBeth/MacBeat – Remixando Shakespeare

Cristian Sperandir e grupo realizam show de lançamento do álbum Flachianas, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana, com participações de Shana Muller, Paola Kirst e Lorenzo Flach.

A pianista Simone Leitão apresenta o recital Guerra e Percepções, às 21h, no Theatro São Pedro

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualini, localizada em Caxias do Sul desenvolveram, uma ferramenta virtual que ajuda na inclusão de crianças autistas na escola. As alunas Brenda Nienov e Kauane Juvenal, ambas de 15 anos, tiveram o apoio e o incentivo da professora Carla Ritter e decidiram montar o projeto pensando nos conceitos do metaverso. Após a construção do aplicativo, as alunas montaram um óculos em um suporte de papelão para o celular, e através dele é possível ver a realidade aumentada.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.