Matinal News

Matinal News: Sem interessados, leilão do Cais Mauá fica para 2023

Change Size Text
Matinal News: Sem interessados, leilão do Cais Mauá fica para 2023

Não houve empresas interessadas no leilão do Cais Mauá. O prazo para apresentação das propostas terminou ontem, sem que nenhuma fosse apresentada. Desta forma, o Piratini irá remarcar o certame para 2023 “e eventualmente realizar ajustes no projeto”, segundo o secretário-executivo de Parcerias do governo do Estado, Marcelo Spilki. No fim de novembro, o Piratini havia feito retificações no edital após pedidos de maiores esclarecimentos por parte de empresas que se disseram interessadas em participar da disputa, que aconteceria na próxima segunda-feira. A mudança ocasionou pedido de audiência por parte do coletivo Cais Cultural Já, que ocorreu nessa terça-feira. O grupo defende que ao menos parte dos espaços sigam públicos e destinados a atividades culturais. No governo gaúcho, o entendimento é que o cenário macroeconômico afastou eventuais pretendentes para a empreitada, que requer cerca de 355 milhões de reais de investimentos. Segundo a Secretaria de Parcerias, ainda não há previsão de nova data para o leilão.

O que mais você precisa saber

Redução de quadro técnico precariza Dmae para concessão, denunciam municipários

A Câmara Municipal aprovou ontem projeto de lei do Executivo autorizando a contratação temporária de 120 funcionários para o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A contratação, porém, vai ocorrer num contexto em que o atual prefeito, Sebastião Melo (MDB), ignorou pelo menos sete pedidos para repor servidores do órgão.

Atualmente, o departamento responsável pelo abastecimento de água e saneamento estaria operando com menos de 60% do quadro técnico ideal: há pouco mais de 1.100 funcionários, uma defasagem de 800 servidores, nos cálculos do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), que denuncia uma precarização do quadro técnico.

Para o contribuinte, entre as consequências já observadas da falta de pessoal está uma maior demora na solução de problemas. Em 2017, a meta de atendimento de serviços operacionais pelo Dmae era de 24 horas. Agora, o tempo estimado está em 36 horas.

A razão desta política, na opinião dos municipários, é de que Melo pretende conceder o Dmae para a iniciativa privada, como pretendia o ex-prefeito tucano Nelson Marchezan, que teria sucateado o departamento deliberadamente, conforme relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Tal movimento contraria uma tendência mundial, em que serviços de água estão sendo reestatizados.

Leia a reportagem completa clicando aqui

Prefeitura lança edital em busca de soluções para despoluir o Arroio Dilúvio

A Prefeitura de Porto Alegre lançou um edital para dar início a um projeto ambicioso: recuperar o Arroio Dilúvio. A empresa contratada, por cerca de 10 milhões de reais, terá um ano e meio para apresentar soluções para despoluir o riacho, além de projetar um parque na extensão da Avenida Ipiranga. A GZH, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Germano Bremm, afirmou que, com os estudos prontos, a ideia é iniciar as obras partindo da foz do Dilúvio, na orla do Guaíba. O custo para essa primeira intervenção, com despoluição parcial na área, é estimado em 60 milhões de reais, montante que seria investido pelo governo municipal. Já a revitalização completa do arroio deve chegar a 1,5 bilhão de reais, recurso que sairia da Operação Urbana Consorciada. Pela modalidade, a Prefeitura vai autorizar um novo potencial construtivo no entorno do Dilúvio, na prática permitindo alturas maiores para atrair empreendedores. Segundo o Executivo, em 30 anos, seria possível arrecadar 1 bilhão de reais, verba que financiaria as obras de despoluição.

Assembleia discute reajuste salarial ao governador

Um projeto que propõe o reajuste do salário do governador do Estado é discutido na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Caso seja viabilizado, o aumento não deve alcançar o teto permitido, que seria igualar ao vencimento de um desembargador do TJRS (35,4 mil reais). Sem reajuste desde 2014, o subsídio do governador atualmente é de 25,3 mil reais. O assunto pode pautar amanhã uma reunião extraordinária da Mesa Diretora da Casa, que tem essa prerrogativa. O Poder Judiciário também movimenta-se para viabilizar aumento salarial, enquanto os deputados estaduais gaúchos aguardam que o Congresso faça o movimento para si mesmo, o que autorizaria o benefício aos integrantes do Legislativo do RS, que hoje recebem 25,3 mil reais por mês.

Outros links:

  • A Justiça determinou que Arena Porto-Alegrense, Albizia e Karagounis paguem 193,1 milhões de reais à Prefeitura de Porto Alegre em 15 dias. O montante deve ser usado na execução de obras no entorno do estádio gremista. Cabe recurso da decisão.
  • A prefeitura da Capital tomou posse de mais cinco espaços do Viaduto Otávio Rocha. Três deles funcionam como comércio e os outros dois como moradia. O Município ainda busca retomar quatro pontos no local para dar início as obras de revitalização.
  • Médicos listaram recomendações a serem tomadas nos próximos dias de umidade relativa do ar muito baixa no Estado.
  • Universidades privadas gaúchas afirmaram que estão adotando medidas para não prejudicar os bolsistas da Capes, que não receberam suas bolsas ontem.
  • O corte federal que afetou a Capes é tema da coluna do Juremir: “Certamente é uma vingança contra o meio universitário, que se mobilizou contra o negacionismo e o obscurantismo do capitão e da sua tropa.”
  • A Campanha Papai Noel dos Correios se encerra nesta sexta, mas ainda há 150 cartinhas disponíveis para adoção no RS. Em Porto Alegre, é possível retirar uma carta direto na Agência Central da entidade.
  • Enquanto o PL informou que seguirá como independente com relação ao governo Leite, o PDT e o PSB estão próximos de confirmar a adesão à gestão tucana, com possibilidade de integrarem o primeiro escalão.
  • Sergs foi denunciada ao STF pela nota que pede golpe militar para evitar a posse de Lula (PT). O texto será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes. O Ministério Público também apura o caso.
  • Em Canoas, manifestantes protestam em frente ao supermercado Unisuper onde dois homens foram torturados por causa de um furto de picanha.

Cultura

Agenda (🔒)

Às 13h30, o artista visual André Severo inaugura a exposição FACHADA/CINEMA, no Museu do Trabalho, que celebra 40 anos de atividades.

O poeta e compositor Pedro Casselapresenta o álbum Boca Braba – relembre a entrevista –, às 18h30, no  Foyer Nobre do Theatro São Pedro, integrando a programação do projeto Mistura Fina.

Cartilagem, primeiro álbum solo de Alexandre Kumpinski, conhecido por sua atuação à frente da banda Apanhador Só, será lançado em show no Agulha, às 21h – a News do Roger conta todos os detalhes hoje à tarde.

Você viu?

Agora os gaúchos têm um dia especial para comemorar uma das receitas mais tradicionais do RS. O governo do Estado definiu o dia 31 de agosto como o Dia da Chimia, data escolhida em referência ao mês da safra da abóbora, da bergamota e do morango. A proposta veio da deputada estadual Patrícia Alba (MDB), e a intenção é valorizar o doce que chegou ao Estado com os imigrantes alemães e que se tornou parte da economia gaúcha. Semelhante à geleia, a chimia que costumamos comer no RS se diferencia por ser mais encorpada. É feita com pedaços de fruta, bagaços, caldos e também cascas.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.