Matinal News

Mortes de idosos recuam depois da vacinação contra a Covid

Change Size Text
Mortes de idosos recuam depois da vacinação contra a Covid

Os óbitos de idosos com mais de 80 anos por coronavírus no Estado apresentam sinais de queda depois do avanço da campanha de imunização, iniciada em janeiro. Segundo reportagem de GZH, o percentual de vítimas nessa faixa etária caiu 41% no período entre 19 de março e 19 de abril em comparação com o intervalo entre 19 de janeiro e 19 de fevereiro. Em números absolutos, a queda foi de 25%. Dados dos cartórios apontam para a mesma direção, de acordo com o G1. Mas especialistas observam que não se pode descartar outras razões nem fazer uma avaliação definitiva por enquanto – até porque nem todos idosos receberam a segunda dose, que garante a eficácia total do imunizante. Aliás, na terça-feira, a Secretaria da Saúde da Capital informou que 22.594 pessoas estavam com esquema de vacinação contra Covid-19 atrasado. Na tentativa de avançar na campanha, a Secretaria Estadual da Saúde solicitou ao Ministério da Saúde autorização para que municípios que já vacinaram 90% da população acima de 60 anos possam imunizar as pessoas com comorbidades. Já a Assembleia Legislativa fez movimento junto ao STF para pressionar pela antecipação da vacinação dos professores e a retomada das aulas, informa a colunista Taline Oppitz.

Municípios da região Metropolitana de Porto Alegre buscam a volta da bandeira vermelha – Em busca de mais flexibilizações, o consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre irá pedir ao governo do RS a adoção da bandeira vermelha. A ideia é ampliar a liberação das atividades econômicas, principalmente porque o Estado está há oito semanas sob bandeira preta. A demanda deverá ser encaminhada ao governador Eduardo Leite (PSDB) pelo prefeito da Capital, Sebastião Melo (MDB). Das 21 regiões analisadas no Distanciamento Controlado, sete ainda não têm vagas em UTI da rede privada. A situação é registrada em Pelotas, Uruguaiana, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Novo Hamburgo e Passo Fundo. A taxa de ocupação, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, era de 86,8% no feriado. As internações por Covid-19 representavam 77,63%.

Testemunhas relatam que hospital de Campo Bom sabia de redução na carga de oxigênio – A nova rodada de depoimentos da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que investiga a morte de seis pacientes no Hospital Lauro Reus, em Campo Bom, trouxe revelações importantes do caso. Uma das testemunhas relatou que a instituição foi informada da redução de oxigênio um dia antes das fatalidades. Além disso, o valor destinado ao serviço já não seria suficiente para mantê-lo. Consultada pela reportagem de GZH, a administração do Lauro Réus não se pronunciou. A CPI ainda pretende ouvir em breve uma pessoa que tinha depoimento marcado, mas não compareceu.

Apresentado projeto de privatização da Carris em Porto Alegre – A secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, apresentou, durante a reunião sobre a reestruturação do transporte público de Porto Alegre, a proposta que prevê a privatização da Carris. O projeto ainda será analisado e debatido pelo executivo municipal e enviado à Câmara de Vereadores. O prefeito disse não ver outro caminho para a empresa que, atualmente, tem 18 milhões de reais de passivo trabalhista. Conforme análises da prefeitura, o custo do quilômetro rodado é superior àquele gasto pelas companhias privadas.

Vacina, sim!

Hoje segue a vacinação para pessoas com 61 anos ou mais nas unidades de saúde e drive-thrus da Capital. Lembrando que se você perdeu o prazo da segunda dose, não espere mais: procure um dos locais de aplicação o mais rápido possível. Ainda tem dúvidas sobre a imunização? Consulte nosso conteúdo especial. Estamos atualizando essa página constantemente, e você pode enviar sua pergunta para [email protected].

Outros links:

  • Incêndio em cadeia de terra indígena de Ronda Alta matou quatro pessoas. Vítimas tinham sido presas e foram colocadas em estrutura feita para abrigar casos de indisciplina. 
  • Um ato realizado em Porto Alegre pediu o impeachment de ministros do STF. A caminhada começou pacífica, mas houve momentos de hostilidade
  • O governador Eduardo Leite antecipou a autorização para o avanço nas carreiras de PMs e policiais civis do RS. O reconhecimento deve ser encaminhado nos próximos dias.
  • Após serem proibidos de ingressar na Argentina por Uruguaiana, os caminhoneiros receberam a liberação para entrar em Paso de Los Libres. Um documento alegou falta de condições de segurança de trabalho para a suspensão do trânsito de caminhões. 
  • O Grêmio anunciou Tiago Nunes como novo técnico. O profissional assinará um contrato até dezembro de 2022. 
  • Donos de restaurantes de Porto Alegre investiram em vendas pela internet e na reformulação de ambientes para aumentar a segurança sanitária e não perder clientes na pandemia.
  • Famoso ponto de cervejas artesanais na Capital, o Lagom Brewery e Pub vai fechar. O ponto, que fica no bairro Bom Fim, foi colocado à venda após 11 anos de atividade.

Cultura

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Às 18h30, a cantora Marietti Fialho apresenta composições suas no projeto Mistura Fina, ao lado de Cláudio Costa (violão e voz) e Marcio Bandeira (bateria).

Às 20h, o escritor Tonio Caetano conversa com a poeta Ana Mello, que lança o livro Poesia Projetada. A obra reúne poemas projetados por ela em um prédio, no bairro Menino Deus, como forma de romper o isolamento da pandemia. 

Fantaspoa, maior festival de cinema fantástico da América Latina, divulgou os vencedores de sua 17ª edição. Falando nisso, até 30 de abril o Festival POEde Cinema Fantástico está em cartaz na plataforma Darkflix. E para mergulhar ainda mais no gênero, vale conferir a lista de 100 melhores filmes do cinema fantástico brasileiro, divulgada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

E mais.

Receba a agenda completa


Você viu?

Três espaços do Hospital da Criança Santo Antônio, da Santa Casa de Porto Alegre, foram modificados para proporcionar aos pacientes uma estadia mais lúdica e interativa. A sala de espera, a Unidade de Terapia Intensiva e a ala de internação receberam um ambiente novo, inspirado na obra de Mario Quintana. A inauguração dos locais ocorrerá nesta sexta. O projeto, que custou 1,1 milhão de reais, teve o auxílio de parceiros e foi elaborado para dar mais conforto e acolhimento às crianças. Segundo o diretor do Hospital da Criança Santo Antônio, Fernando Lucchese, a ideia era criar um clima positivo e gerar nas crianças a lembrança de um lugar especial.

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.