Matinal News

Novo ciclone extratropical põe em alerta municípios gaúchos

Change Size Text
Novo ciclone extratropical põe em alerta municípios gaúchos Alex Rocha/PMPA

Moradores da Capital devem estar preparados para chuvas intensas e vendaval em função da passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil, há probabilidade de temporais isolados acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e até queda de granizo. A instabilidade deve aumentar na capital a partir do final da tarde de hoje. Além de grande volume de chuva, a quarta-feira deve registrar fortes rajadas de vento – entre 70 e 90 km/h. Na quinta-feira, a previsão é de menor precipitação, mas ventos de até 110 km/h em Porto Alegre. A Defesa Civil orienta a população a evitar transitar nas ruas neste período. A Prefeitura informou que acionou o plano de contingências, articulando serviços de diferentes órgãos. A administração também enviou ofício à CBF solicitando adiamento do jogo do Grêmio, marcado para hoje à noite. Cidades da região metropolitana também se preparam para eventuais transtornos causados pelo ciclone – Novo Hamburgo suspendeu as aulas da rede municipal até quinta. Segundo a MetSul, os ventos mais fortes na costa devem ocorrer entre Rio Grande e Torres. O grande volume de chuva pode provocar alagamentos e enchentes no RS e em Santa Catarina. O estado vizinho, aliás, já registrou estragos ontem.

Assembleia Legislativa aprova textos que dificultam alteração no hino do RS – Foi aprovada ontem, em primeiro turno, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que “institui proteção e imutabilidade” dos símbolos do Rio Grande do Sul, entre eles, o hino. Foram 38 votos favoráveis e 13 contrários (veja como cada deputado votou). De autoria de Rodrigo Lorenzoni (PL), o texto ainda precisa ser votado em segundo turno. Se aprovado, qualquer futura mudança no hino precisará dos votos da maioria absoluta dos deputados (hoje basta maioria simples), além de um referendo, proposto pela emenda de Luiz Marenco (PDT). Vale lembrar que o hino do RS já sofreu alterações no passado. O debate voltou recentemente à pauta mas é uma reivindicação histórica do movimento negro, que aponta teor racista no trecho “Povo que não tem virtude/ Acaba por ser escravo”. Para o deputado Matheus Gomes (PSOL), a proposta é problemática por preservar uma herança do período da escravidão. A colega Bruna Rodrigues (PCdoB) disse ainda que a PEC reafirma o peso do racismo na sociedade.

Nova dona da Corsan promete 100 milhões de reais nos 100 primeiros dias – Depois de uma longa disputa judicial para a assinatura de contrato de privatização, a Aegea, empresa que assumiu a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), diz que investirá 100 milhões de reais nos 317 municípios de abrangência no Rio Grande do Sul em pouco mais de três meses. O objetivo é entregar 356 intervenções nesse período. Para os primeiros 12 meses, deve haver investimentos na ordem de 1,5 bilhão. O atraso na venda da estatal não chegou a alterar significativamente planejamento. Obras paradas devem ser retomadas e reparos de curto e médio prazo serão realizados, especialmente no Litoral Norte, para garantir serviço à população no verão. A Aegea pretende também reverter as perdas de água, que podem chegar a 40% em alguns municípios, além de aperfeiçoar o Centro de Operações Integradas da Corsan em até 18 meses. A empresa afirma que os investimentos não irão significar aumento da tarifa de água nesse primeiro momento.


Reportagem Matinal

Governo do RS confirma uso cultural do pórtico e de dois armazéns do Cais Mauá

A Secretaria Estadual de Parcerias e Concessões (Separ) confirmou, em reunião com o coletivo Cais Cultural Já, que os armazéns A e B, além do pórtico central, terão uso público, dedicado exclusivamente à cultura. A decisão foi informada ao grupo na segunda e checada com a Separ pelo Matinal. O novo edital de concessão do Cais Mauá será lançado pelo governo estadual até o mês de agosto – já extrapolando o prazo anterior, que era junho. 

No momento, o documento passa por análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), última etapa antes da publicação. O texto não deve trazer mudanças substanciais em relação à tentativa anterior de concessão – o leilão em dezembro não teve empresas interessadas. 

Ainda assim, para a Separ, existe a expectativa de um desfecho diferente porque “o momento econômico e político é outro” e também pela oportunidade de o governo ter “ouvido mais os envolvidos e interessados, além de fazer os pequenos ajustes necessários”. A projeção do Piratini é realizar o certame em até 100 dias após a publicação do edital. O vencedor do leilão deverá administrar o local por 30 anos. 

Receio sobre autonomia – Ao Matinal, o Cais Cultural Já revelou preocupações com relação à autonomia dos espaços que ficarão sob administração pública – no caso dos armazéns A e B, além do pórtico, a utilização acontecerá por meio da Secretaria Estadual de Cultura, de forma direta ou indireta. “Existem algumas atividades que não poderão ser realizadas sem consultar o concessionário”, pontuou a advogada e integrante do grupo Jacqueline Custódio.

Leia a reportagem completa


Outros links:

  • As obras do Parque Harmonia foram outra vez tema de reunião da Cosmam, da Câmara. A comissão reforçou o pedido de interrupção das intervenções ao MP. Uma audiência pública sobre o caso deve ser realizada em agosto.
  • Em meio aos baixos índices de vacinação, o Rolê da Vacina, da Prefeitura de Porto Alegre, atingiu a marca de 15 mil estudantes imunizados contra gripe e covid-19. A campanha visitará mais dez escolas hoje.
  • Porto Alegre tem 199 linhas de ônibus autorizadas a circular sem cobrador. Veja o levantamento dos itinerários que já operam sem a função, cuja extinção gradual foi aprovada em setembro de 2021.
  • Após a PEC do Hino, a Assembleia Legislativa aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024, prevendo superávit primário de 394 milhões de reais.
  • Os deputados ainda aprovaram auxílios para os atingidos pelo ciclone do mês passado, o reajuste aos músicos da Ospa, entre outras matérias que estavam na pauta.
  • A Seduc orientou a demissão de professores temporários que estejam em licença-saúde, segundo denúncia do Cpers. Em documento enviado às escolas, a pasta alega “atendimento pleno das demandas”.
  • A venda de veículos leves no RS cresceu mais do que a média nacional ao longo do primeiro semestre do ano, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
  • A Emater lançou concurso com 98 vagas. Há posições para técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, assistente social, entre outras.
  • Juremir comenta a recente publicidade da Volkswagen que uniu em vídeo Maria Rita e a mãe, Elis Regina, graças à inteligência artificial. “Nem a morte imporá um direito ao esquecimento, à paz perpétua, ao descanso da mercadoria?”

Cultura

Uma jovem busca seu lugar no mundo em “Canção ao Longe”

Vitrine Filmes/Divulgação

Novo longa-metragem da realizadora Clarissa CampolinaCanção ao Longe (2022) está em cartaz nos cinemas. O drama acompanha a busca de uma jovem negra por sua identidade e seu lugar no mundo. Na história, a arquiteta Jimena (Mônica Maria) deseja sair da casa em Belo Horizonte que compartilha com a mãe e a avó, onde se sente deslocada, e também precisa romper com o pai. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do RS promove, a partir das 9h, o seminário “Dia do Patrimônio: Balanços e Experiências”.

Às 12h30, o Musical Évora recebe recital do violonista Pierre Willimann no Foyer Nobre do Theatro São Pedro

Sala Redenção exibe, às 16h, o documentário Golpe (2018), com direção de Guilherme Castro e Luiz Alberto Cassolseguido de bate-papo com Castro.

50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópoliscomeça hoje, às 19h30, e segue até 30 de julho com mais de 170 apresentações gratuitas.

Sgt. Peppers Pub celebra o Dia Mundial do Rock, às 21h, com show da Liverpoa Beatle Band.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Veja a agenda completa


Você ouviu?

O Sul21 conta nesta matéria a história da rádio Quintanares. Iniciativa do servidor público Dirnei Silver, de Gravataí, a emissora está no ar desde maio de 2021, momento de uma das altas da pandemia, com a missão de levar adiante o cotidiano da Casa de Cultura Mário Quintana. A rádio tem em sua pauta assuntos relacionados a teatro, dança, literatura, artes plásticas, cinema e direitos humanos. Além disso, Silver conta que outra missão da emissora é fomentar a inclusão – ele é cego desde os oito anos. Atualmente, a Quintanares conta com 11 comunicadores, entre servidores e voluntários. Além de estar sempre sintonizada no espaço da Discoteca Pública Natho Henn, no quarto andar da CCMQ, ela também pode ser ouvida neste link.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.