Matinal News

Números são preocupantes no aniversário da pandemia no RS

Change Size Text
Números são preocupantes no aniversário da pandemia no RS

O que você precisa saber

Números são preocupantes no aniversário da pandemia no RS – O primeiro diagnóstico de Covid-19 no Rio Grande do Sul completa um ano hoje, sem números para se comemorar. Pelo contrário. Ontem, o Estado bateu dois recordes negativos: maior número de casos em 24 horas (12.200) e óbitos, com o registro de 285 novas vítimas do coronavírus. E isso em um momento crítico do sistema de saúde, em colapso desde a semana passada. É uma situação que, por ora, não parece arrefecer e que não será amenizada com ajuda de hospitais militares da Capital, que alegaram entrave legal para ceder leitos a civis, além de, segundo seus representantes, também estarem atuando no limite. Ontem à noite, o RS recebeu mais 187,8 mil doses da CoronaVac, que serão destinadas aos profissionais de saúde e para dar continuidade à vacinação de idosos. Em quase dois meses de campanha, pouco mais de 700 mil pessoas, em um Estado de mais de onze milhões de habitantes, tomaram pelo menos a primeira dose. E, enquanto a vacina não chega de forma massificada à população, o jeito é usar máscara. Elas podem salvar pelo menos 4 mil pessoas até o fim do semestre.

Aprovada a reforma da previdência dos militares – A Assembleia Legislativa aprovou a reforma da previdência dos militares. O tema teve 31 votos favoráveis, enquanto outros 19 deputados se colocaram contra a medida. O projeto implementa uma cobrança progressiva sobre os salários de policiais militares e integrantes do Corpo de Bombeiros. De acordo com a proposta do governo do Estado, as novas faixas de alíquotas, de 7,5% a 22%, entram em vigor 90 dias após a sanção da lei por Eduardo Leite. No cenário atual, os servidores que estão na ativa pagam 14% e os inativos são isentos até o teto do INSS, estipulado em 6,4 mil reais. O Tesouro tem a projeção de diminuir o déficit previdenciário do RS em até 700 milhões de reais. Leite comemorou a aprovação: “Mais um movimento importante na direção de garantir uma máquina pública sustentável”. Também ontem, o Legislativo aprovou a adesão do RS ao Regime de Recuperação Fiscal, por 37 votos a 14. 

TJ e MP criam auxílio-saúde para seus servidores – Poder Judiciário e o Ministério Público do Estado instituíram um novo benefício (🔒) aos seus servidores, da ativa e inativos, assim como aposentados, pensionistas e dependentes: o auxílio-saúde, que é um reembolso que pode chegar até a 3,5 mil reais, no caos de juízes, desembargadores e membros do MP. Para servidores, é equivalente a 10% dos vencimentos de um juiz de entrância inicial – cerca de 25,8 mil reais. Como ainda é necessário regulamentação, pode ser que seja menor. No TJ, o auxílio foi instituído por meio de uma resolução assinada pelo presidente, desembargador Voltaire de Lima Moraes, após aprovação por unanimidade no órgão especial. No MP, a criação ocorreu por meio de resolução assinada pelo procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen. Vale lembrar que no momento em que os salários de todos os poderes estão congelados, em razão da crise fiscal no Estado. A colunista Rosane de Oliveira alerta que o benefício terá como efeito colateral o aumento no déficit do IPE-Saúde, em razão da  provável saída do plano de quem tem salários mais altos.

Outros links:


Cultura

“The Expanse” e a sci-fi que te gruda no sofá

Foto: Amazon Prime Video/Divulgação

Ficção científica é uma categoria de ficção que surge com o avanço industrial, quando escritores como Júlio Verne começam a pensar nos futuros que a revolução tecnológica poderia trazer. A palavra “robô”, por exemplo, aparece em uma obra tcheca de 1920, quando surge a ideia de que o trabalho repetitivo seria melhor feito por máquinas do que por humanos. Essa categoria de ficção ganha força nos anos 1950, com a aceleração das transformações que a Segunda Guerra Mundial, a era atômica e a Guerra Fria trouxeram. […] Pois uma série chamada The Expanse é uma das melhores coisas que vocês podem ver quando o assunto é o futuro, a tecnologia e pra onde a humanidade se encaminha.Leia o comentário do escritor Marcelo Carneiro da Cunha sobre a série.

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Como fazer um aniversário sem receber os amigos? Como celebrar mais um ano de vida sem aglomeração? É o dilema do bar Parangolé, que completou 15 anos ontem, justamente durante a piora da pandemia. Amigos famosos e atrações nunca faltaram ao estabelecimento, um dos símbolos da boemia de Porto Alegre. É um lugar tão eclético que já recebeu de roda de samba e choro à música erudita. O Parangolé é destino de muitos músicos que passam pela Capital, casos de Hamilton de Holanda, Renato Borghetti e Yamandu Costa, instrumentistas que já fizeram pequenas apresentações no local. São momentos que ficaram marcados na retina de Cláudio Freitas, dono do bar situado na rua General Lima e Silva. A preocupação de Freitas é resistir entre incertezas e as dificuldades para sustentar o negócio. É preciso sobreviver para voltar a ser palco de boa música e de muitas outras histórias.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.