Matinal News

Para prevenir feminicídio, RS instalará tornozeleiras eletrônicas em agressores de mulheres

Change Size Text
Para prevenir feminicídio, RS instalará tornozeleiras eletrônicas em agressores de mulheres

Homens que cumprem medidas protetivas da Lei Maria da Penha terão de usar tornozeleiras eletrônicas monitoráveis em tempo real pelas mulheres agredidas, em uma decisão anunciada nesta segunda-feira pelo governo do Rio Grande do Sul. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) estima que cerca de 2 mil mulheres serão equipadas com celulares com um aplicativo integrado à tornozeleira do agressor, cuja aproximação excessiva irá disparar um alerta. Caso o agressor não recue e ultrapasse a distância determinada pela medida protetiva, o aplicativo vai abrir um mapa em tempo real e acionará a Patrulha Maria da Penha ou a guarnição mais próxima da Brigada Militar.

Envolvendo o investimento de 4,2 milhões de reais, o projeto vem sendo concebido desde o início do Comitê EmFrente, Mulher, idealizado em dezembro de 2019, com a participação da sociedade civil e de 88 integrantes dos três poderes, a maioria mulheres com experiência no enfrentamento da violência doméstica. Estima-se que as medidas entrem em vigor dois meses depois da assinatura para o início do projeto, que deve ocorrer nos próximos 15 dias: “Há todo um trabalho de preparação, treinamento e instalação. É preciso uma base bem estruturada. Todo e qualquer monitoramento simultâneo vai se dar a partir de uma decisão judicial, a partir de casos concretos”, explicou ao Matinal o delegado Antônio Carlos Padilha, secretário executivo do RS Seguro.

As tornozeleiras começarão a ser instaladas nas cidades de Porto Alegre e Canoas, para depois se estenderem para o restante do Estado. Adquiridas por meio de um contrato com a empresa suíça Geosatis, os equipamentos são feitos de polímero e têm travas de titânio. Sensores internos enviarão sinais de alerta para a central de monitoramento em casos de tentativas de violar as travas.

O Piratini também anunciou uma cooperação com a London School of Economics and Political Science para estruturar um banco de dados capaz de analisar os últimos 10 anos de estudos sobre violência doméstica, com o exame de perfis e estudos técnicos que viabilizem a formulação de novas políticas públicas. Desde janeiro, o Rio Grande do Sul contabiliza 81 feminicídios, dois a mais que nos nove primeiros meses de 2021, o que representa uma alta de 2,5%.


PT declara apoio a Leite no segundo turno – O diretório do PT no Rio Grande do Sul mudou a orientação para os filiados, indicando apoio a Eduardo Leite (PSDB). “Decidimos recomendar o voto crítico em Eduardo Leite no domingo próximo, esperando com este gesto que todos aqueles comprometidos com a democracia se unam para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo neste segundo turno. Entendemos que todos os democratas devem ter como compromisso primeiro a defesa da democracia e o combate às candidaturas que representam o atraso bolsonarista”, diz a nota, assinada por pesos pesados da legenda no RS, como o presidente da sigla no Estado, Paulo Pimenta, pelo ex-candidato Edegar Pretto, além dos ex-governadores Tarso Genro e Olívio Dutra e do senador Paulo Paim. Pretto, que não foi à disputa do segundo turno por conta de menos de 3 mil votos, disse que o voto não é endosso às políticas do ex-governador: “Seremos oposição ao vencedor da eleição, seja Leite ou seja Onyx. Estamos estendendo a mão ao Eduardo Leite para derrotar o bolsonarismo e seu representante no Estado. Queremos uma derrota parelha do fascismo”, afirmou.

Diocese adverte padre por ofender eleitores do PT e induzir votos de trabalhadores – A Diocese de Caxias do Sul advertiu formalmente o padre José Mussoi, de Nova Pádua, por gravar um vídeo encorajando trabalhadores rurais a votarem em Jair Bolsonaro (PL), além de atacar jornalistas e eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O vídeo foi gravado em local de trabalho, no dia 24 de agosto, e se difundiu nas redes sociais, levando a Diocese a emitir notificação na última terça-feira. Mussoi sugere no vídeo que “colonos inteligentes” não devem votar no que definiu como “petezada vagabunda”: “Povo cristão não vota em ladrão nem presidiário”, esbraveja o padre, também chamando William Bonner e Renata Vasconsellos de “palhaços”. Na advertência canônica, encaminhada pelo bispo Dom José Gislon, o padre Mussoi se compromete a não se manifestar mais dessa forma. O documento informa que o comportamento do padre é monitorado e que outras manifestações estão sob análise. A cidade de Nova Pádua é conhecida como a mais bolsonarista do Brasil.

  • Leite e Onyx protagonizaram mais um debate tenso ontem no Grupo Sinos (a íntegra está no YouTube). Hoje, os dois se encontram em duas oportunidades, na Guaíba (13h10) e na TV Record (18h).
  • Já os candidatos a vice-governador, Gabriel Souza (MDB) e Claudia Jardim (PL), concederam entrevistas ao Jornal do Comércio.
  • Para guardar na agenda: no domingo, o Matinal realiza uma live com Juremir Machado para comentar o resultado do segundo turno das eleições. A live será transmitida em nosso canal do YouTube.

O que mais você precisa saber

  • O RS atingiu a menor média de mortes por covid-19 desde abril de 2020. Atualmente, a média móvel pela doença no Estado é de duas mortes por dia.
  • Seis em cada dez municípios gaúchos não contam com terminais rodoviários, segundo o Daer. Desde 2017, o RS perdeu mais de 35% das estações rodoviárias.
  • O Governo do RS publicou o calendário de 2023 que prevê 13 dias de feriados, sendo eles 10 nacionais, um estadual, e dois municipais.
  • Com mais de 1000 startups em atividade no Rio Grande do Sul, o Estado ocupa a terceira posição desse modelo de negócio no Brasil. 56,87% dessas empresas se concentra em Porto Alegre.
  • O Inep divulgou o local das provas do Enem deste ano. Essa e outras informações sobre o exame podem ser conferidas na página do participante.
  • Na newsletter de hoje, que os assinantes do Matinal já podem ler na íntegra antecipadamente, Juremir comenta sobre o terrorismo de Roberto Jefferson, a “coerência” do MDB, o racismo no RS e uma crônica sobre ouvir rádio num Uber.

A sonoridade da palavra

Nesta edição da Parêntese, Luís Augusto Fischer entrevista Nei Duclós, lembrando do livro Outubro, batizado a partir de um poema escrito na década de 1960. 

Quem lembrou foi o parceiro Carlos Caramez: é outubro de novo. Mês da Feira do Livro (no fim), mês da primavera (desde o começo), mês que está no título do mais famoso livro de Nei Duclós, poeta, jornalista, narrador. Desde que saiu pela primeira vez, em 1976, o livro teve impacto – para a minha geração, para gente mais velha e mais nova. Quando completou 40 anos, ganhou edição comemorativa.

Leia o texto completo aqui


Cultura

“Noites de Paris” olha para a vida e suas errâncias

Foto: Vitrine Filmes

Exibido no Festival de Berlim deste ano, o sensível drama francês Noites de Paris (2022) está em cartaz nos cinemas. Ambientado no começo dos anos 1980, o filme é protagonizado por Charlotte Gainsbourg no papel de uma mulher que tem de encarar a vida com dois filhos adolescentes depois que o marido abandona a família. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Biblioteca Pública do RS recebe a cantora Anna Perin, às 19h, no projeto Chapéu Acústico.

O curta-metragem Ubu Tropical, concebido pela Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, será exibido na Terreira da Tribo, às 20h.

Na programação do ATO 2022, o grupo catarinense La Vaca Companhia de Artes Cênicas apresenta o espetáculo Homens Pink, às 20h, no Instituto Ling.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Faltando menos de uma semana para o segundo turno das eleições, o site Onde Virar Voto, do Github, se propõe a mostrar onde estão os bairros mais propícios para se tentar alterar um voto em diferentes cidades do país. A página se baseia no que chamou de Índice de Vira-Voto, o IVV, criado a partir de dados geográficos do primeiro turno compilados pelo jornalista Gabriel Zanlorenssi, que apoia Lula. Com eles, o site aponta os lugares em que há mais eleitores que não votaram no petista no 2 de outubro, mas que podem ser convencidos agora.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.