Matinal News

Prefeitura certifica 11 construções sustentáveis e defende IPTU verde

Change Size Text
Prefeitura certifica 11 construções sustentáveis e defende IPTU verde Foto: Sérgio Louruz/PMPA

O projeto de lei que prevê redução no IPTU para construções certificadas pela prefeitura por práticas sustentáveis deve ser apreciado nas próximas semanas pela Câmara de Vereadores. Caso seja aprovado, o benefício entra em vigor em 2024, com descontos entre 3% e 10%. Desde que foi lançado, em dezembro, o Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental recebeu 19 pedidos, dos quais 11 conquistaram o selo. As práticas verdes mais comuns se referem a economia energética, redução na emissão de gases estufa e uso responsável da água, segundo a Smamus. Por ora, apenas um dos empreendimentos certificados está pronto para moradia. Se o “IPTU verde” for aprovado, seus residentes poderão ter desconto de até 7%. Localizado em Petrópolis, o projeto tem plantio de espécies nativas autóctones, ações de redução do consumo de água utilizada em vasos sanitários e instalação de aquecimento solar. 

Nova tarifa dos ônibus deve ser conhecida na sexta – Mantida a 4,80 reais desde junho de 2021, a passagem dos ônibus da capital deve ter reajuste anunciado no final desta semana. Na tarde de ontem, o prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou que ainda tem expectativa de que o governo federal sinalize os valores dos novos subsídios para os municípios. E aproveitou para cutucar a oposição: “Queria convidar a bancada do PT na Câmara Municipal a ser nossa embaixadora perante o presidente Lula para ajudar o transporte coletivo, porque o que eles querem é o que nós queremos, uma passagem mais módica”, disse. Melo também destacou que o maior valor gasto com isenção é para subsidiar o público com mais de 65 anos, custo que chega a 84 milhões de reais por ano. No total, as isenções somam 180 milhões. Em dezembro de 2021, quando sancionou as leis que cortaram os descontos, incluindo os dias de passe livre, a prefeitura estimou que a passagem poderia ser reduzida em até 0,21 centavos.

Tombo no PIB no RS se deve à seca sem planejamento – A queda de 5,1% no PIB do Rio Grande do Sul em 2022 é atribuída às perdas do setor agropecuário, que amargou a maior queda desde o início da série histórica do PIB trimestral, em 2002. “A queda no PIB em 2022 foi determinada quase de forma exclusiva pela agropecuária”, diz Martinho Lazzari, pesquisador do Departamento de Economia e Estatística (DEE), ligado à Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão. A produção de soja caiu 54,3%; a de milho, 31,6%; fumo, 14,6%; e arroz, 9,7% segundo dados do IBGE. Nem o crescimento da indústria e dos serviços tapou o buraco. A seca durou mais que o previsto (três anos), mas não foi a única culpada. Reportagem do Austral revela não haver políticas públicas para amenizar as perdas dos períodos de estiagem, como incentivos à irrigação e maior oferta de seguros pelos bancos públicos. Em março, o Austral mostrou que o socorro aos produtores chegou atrasado, no terceiro ano de prejuízos.

RS é o terceiro estado com mais livrarias no país – A volta das livrarias de rua depois da ascensão e queda das megastores tornou o Rio Grande do Sul o terceiro estado com maior número de estabelecimentos do tipo no país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. O levantamento da Associação Nacional de Livrarias mostra que as livrarias de bairro e seu atendimento personalizado fidelizam o público: os clientes programam o passeio com tempo para folhear uma página aqui, tomar um cafezinho ali e ficar por dentro das recomendações dos livreiros – ou mesmo de outros clientes.


Outros links:

  • A Câmara vota hoje o reajuste tarifário de 30% sob o valor da bandeirada e do quilômetro rodado nos táxis de Porto Alegre.
  • O Centro Estadual de Vigilância em Saúde confirmou ontem a terceira morte por dengue no RS.
  • A vereadora Karen Santos (PSol) criticou a iniciativa da prefeitura que disponibiliza um botão de pânico nas escolas, notícia veiculada na Matinal News de ontem. Para a parlamentar, a estratégia da atual gestão falha em não trabalhar a prevenção da violência.
  • Quem passar pela Redenção pelos próximos dias pode se surpreender ao ver o chafariz drenado. A estrutura passa por reparos e limpeza até o fim da semana. 
  • O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional Salgado Filho cresceu 37% em 2022 em relação a 2021, mas ainda está 20,6% abaixo do nível pré-pandemia.
  • O Banco de Olhos de Porto Alegre terá sua concessão transferida no próximo dia 1º – e o novo concessionário promete uma injeção de 10 milhões de reais em reformas e melhorias de processos
  • Hoje, ao meio-dia, o governador Eduardo Leite recebe deputados estaduais para apresentar o diagnóstico da situação financeira do IPE Saúde e iniciar articulação política para reformular o plano. Foram convidados parlamentares aliados e de oposição.
  • A Secretaria Estadual da Agricultura anunciou um projeto inédito para prevenir a mortandade de abelhas no RS. 
  • O programa Primeira Infância Melhor completou 20 anos na última sexta, tendo beneficiado mais de 288 mil crianças e 67 mil gestantes no Estado ao longo deste período.
  • Juremir fala da nova edição do Fronteiras do Pensamento e relembra histórias do evento que hoje já faz parte do imaginário brasileiro.

Cultura

“A Esposa de Tchaikovsky” lança olhar feminista sobre um amor de perdição

Imovision/Divulgação

Mais recente filme do diretor russo Kirill SerebrennikovA Esposa de Tchaikovsky (2022) radiografa o trágico relacionamento do célebre compositor erudito com Antonina Miliukova. O longa foi apresentado em competição no Festival de Cannes de 2022. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

Às 14h10, o CineMaterna promove sessão de Mario Bros – O Filme para mães e pais com bebês de até 18 meses, no Cinemark do BarraShoppingSul.

Com curadoria de Maria Amélia Bulhões, a mostra Sob Forma de Oração, reunindo trabalhos de Vera Wildner (1936-2017), Karin Paiva e André Santos, será inaugurada no Paço Municipal, às 18h.

O fotógrafo Nilton Santolin inaugura a exposição 3 x POA, às 19h, no espaço Casa Pátria, com show da banda Wood&Steel Duo.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Já tem robô conquistando lugar na bancada de telejornal. Fedha é uma apresentadora criada com Inteligência Artificial pela rede TV Kuwait News. Mulher branca, loira e de olhos azuis, ela cumprimenta o telespectador e interage com perguntas como “que tipo de notícia você prefere”. Enquanto a tecnologia avança, magnatas das big techs manifestam preocupação com “riscos contra a humanidade”. Entre eles, está Elon Musk, dono do Twitter, empresa insensível para tantos outros temas. Em reunião com o Ministério da Justiça a propósito do ataque fatal a uma creche em Santa Catarina, uma advogada da empresa disse que perfis com foto de autores de massacres em escolas não violam os termos de uso da plataforma nem fazem apologia ao crime. 

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.