Matinal News

Prefeitura e construtoras se alinham em visão de cidade, questionada por entidades

Change Size Text
Prefeitura e construtoras se alinham em visão de cidade, questionada por entidades Foto: Luciano Lanes/PMPA

Nesta reportagem, GZH aborda os impactos e consequências de grandes obras que estão em execução ou em vias de começar no Centro de Porto Alegre: revitalização na Usina do Gasômetro e no Viaduto Otávio Rocha; reformas nas ruas do chamado Quadrilátero Central; concessão do Cais Mauá e o prédio de 90 metros da Melnick projetado para a Rua Duque de Caxias. Enquanto a prefeitura justifica as iniciativas para tornar a região mais atrativa para turismo e moradia, representantes de entidades se dividem quanto aos projetos. O professor da pós-graduação de arquitetura na UFRGS Sergio Marques aponta o enfraquecimento do planejamento urbano na tomada de decisões que são mais técnicas. Em paralelo, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Rio Grande do Sul defendeu, ao Jornal do Comércio, tanto a densificação de diferentes áreas da cidade, com prédios mais altos, quanto seu uso misto, com residências, comércio e serviços.

Conselho reprova Relatório Anual de Gestão da Saúde de Porto Alegre – Em votação plenária na semana passada, o Conselho Municipal da Saúde reprovou o Relatório Anual de Gestão da Saúde de Porto Alegre 2022. O documento é um instrumento de planejamento do SUS, com as ações realizadas pela gestão e o cumprimento das metas propostas para o primeiro ano de execução do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2022-2025, que também foi reprovado pela maioria dos usuários e trabalhadores do SUS com assento no conselho. Com a reprovação do relatório, a expectativa é que sejam feitos ajustes nas ações da prefeitura para 2024. A reprovação se deu, em especial, por conta de metas não atingidas e informações contraditórias apresentadas no relatório. Um dos pareceres que embasou a decisão dos conselheiros aponta que o município investiu 506,19 reais por habitante, menos que em 2021, quando o investimento foi de 541,50.

69ª Feira do Livro de Porto Alegre promove mais de 700 atividades – Com o tema “Quem lê, sabe o caminho”, a tradicional Feira do Livro de Porto Alegre começa hoje e vai até 15 de novembro, das 10h às 20h, na Praça da Alfândega. A programação abrange mais de 630 sessões de autógrafos, 15 oficinas de escrita e literatura e 155 palestras, com participação de autores renomados nacional e internacionalmente – além de uma vasta programação infantil. Neste ano, o evento literário contará com autores como Itamar Vieira Junior, a jornalista Ana Maria Machado, a médica Natalia Timerman, a apresentadora Bela Gil, o compositor e roteirista Nelson Motta, entre outros. As oficinas, todas gratuitas e sem inscrição prévia, acontecem na Casa de Cultura Mário Quintana, no Memorial do Rio Grande do Sul e no Espaço Força e Luz. A equipe do Roger Lerina reuniu os destaques da programação.


Reportagem Matinal

Entre promessas de agilidade e risco de acidentes, patinetes compartilhadas voltam a Porto Alegre

A partir de hoje, as patinetes compartilhadas começam a voltar ao cotidiano de parte dos porto-alegrenses. O retorno ocorre cerca de quatro anos após um boom em diversas cidades, inclusive na capital gaúcha. Se a expansão foi meteórica, o declínio ocorreu em igual velocidade.

Queridinhas naquele primeiro momento, as patinetes retornarão não apenas sob novos questionamentos e regras, mas também mais pressionadas pelo desafio de se integrar à rotina da mobilidade urbana. Novo prestador deste serviço em Porto Alegre, a Whoosh iniciará suas operações com 450 patinetes, inicialmente apenas no Centro Histórico, mas com planos de expansão.

A empresa afirma que a meta é colaborar com o deslocamento da chamada última milha – expressão usada para designar trajetos curtos, como a distância de casa à parada de ônibus. Porém, um professor da UFRGS ouvido pela Matinal pondera que a falta de integração ao sistema de trânsito pode fazer com que as patinetes concorram com pedestres nas calçadas, sem reduzir o uso dos carros na cidade.

De forma mais ampla, a reportagem aborda o sucesso e o declínio das patinetes nos últimos anos. No mês passado, por exemplo, pelo alto risco de acidentes, os veículos foram banidos de Paris, que optou pela “simplificação, calma e organização do espaço público”.

Leia a reportagem completa


Outros links:

  • Lotações de Porto Alegre passam a aceitar pagamento por pix e cartões.
  • Número de imóveis para locação no Centro Histórico cresce 45% e aluguel cai 5%, o dobro da média registrada nos demais bairros da capital.  
  • A conta de água vai ficar mais cara a partir de dezembro. A prefeitura da capital publicou o reajuste da tarifa de água e esgotos do Dmae, com correção de 4,96%.
  • Os sacos de areia que estão em frente à comporta 3 no Cais Mauá devem seguir ali até o Guaíba atingir o 1,50 metro. O nível tem oscilado para baixo nas últimas semanas, mas ainda próximo a 2 metros.
  • Amanhã é o último dia da campanha de multivacinação em Porto Alegre. Nove unidades de saúde funcionarão das 10h às 19h.
  • Uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada lançou ontem a Aliança pelo Turismo. A plataforma Destino POA, que reúne diversas atrações da capital, já está no ar.
  • O Rio Grande do Sul recebeu nota “A” do Ministério da Fazenda em avaliação sobre o cumprimento do Regime de Recuperação Fiscal.
  • No projeto que prevê a taxação de super-ricos e offshore, a bancada gaúcha se dividiu na votação: 14 deputados foram favoráveis, 13 contrários e quatro se ausentaram.
  • Vai de Bus: a primeira quinzena de redução do valor da passagem de ônibus fora do horário de pico em Canoas já resultou em um aumento de 8% dos passageiros transportados.
  • “Havia um preconceito a enfrentar: o etarismo”. Leia a crônica completa de Juremir Machado da Silva.

Carta da Editora

De onde vem seu privilégio?

Em janeiro de 2011, eu e meu pai saímos à caça dos Donini na Itália. Batemos de porta em porta, literalmente. Mas não foi aleatório, tínhamos um recorte bem específico: a avenida principal de San Martino dall’Argine, cidadezinha de menos de 1,8 mil habitantes no norte do país.

Fomos parar lá no início da tarde de uma quarta-feira fria e ensolarada, uma hora depois que deixamos Mantova. Não tínhamos o endereço de nenhum parente, apenas sabíamos que Cesare Donini, o bisavô do meu pai havia nascido lá em 1869.

Leia o texto completo da editora-chefe Marcela Donini.


Cultura

Maior festival de hip hop do país, 9º Rap In Cena reúne mais de 70 atrações em Porto Alegre

Rap In Cena 2022. Foto: Jhony Films

Com mais de 35 mil ingressos vendidos, a 9ª edição do Rap In Cena se consolida como o maior festival da cultura hip hop no Brasil, reunindo mais de 70 atrações musicais nos dias 28 e 29 de outubro, no Parque Harmonia, incluindo nomes como Racionais MC’s, Marcelo D2 & Sain, Filipe Ret, BK, Cynthia Luz, Cristal, Djonga, Kayblack, L7nnon, Negra Li e Negra JaqueLeia a matéria do repórter Ricardo Romanoff.

Agenda

Hoje
Às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel, o coletivo Da Pedra Redonda estreia o espetáculo Vim pra Sujar o Branco do Dia.

Composição inédita de Vagner Cunha, o Concerto para Acordeão e Orquestra será interpretado pelo acordeonista Bebê Kramer e pela Filarmônica OntoArte Recanto Maestro, com regência do maestro Antônio Borges-Cunha, hoje e amanhã, às 20h, no Theatro São Pedro – leia a matéria.

A cantora Liniker apresenta o álbumIndigo Borboleta Anil, às 21h, no Auditório Araújo Vianna.

O cantor Dudu Sperb e o guitarrista Antonio Flores fazem o show Na Hora do Jazz, às 21h, no Café Fon Fon.

Às 21h, o Rock de Galpão comemora 15 anos de trajetória no Teatro Bourbon Country

Sábado (28/10)
Às 18h, celebrando a música percussiva, Fabiano Derbak (ritmos árabes), Fernando Sessé (pandeiro moderno), Cândido de Castro (percussão oriental) e Pingo Borel (tambores afro-gaúchos) apresentam o show Tambores do Mundo, na Fundação Ecarta.

O grupo Desagravo apresenta a nova edição do espetáculoPelo Escuro – Letra e Música, hoje e amanhã, às 19h, no Teatro Glênio Peres, homenageando o escritor Oliveira Silveira (1941-2009).

Às 21h, Paulinho Moska Zélia Duncan apresentam Um Par Ímpar no Teatro do Bourbon Country.

Domingo (29/10)
montagem de rua O Amargo Santo da Purificação, da Tribo de Atuadores Ói Nois Aqui Traveiz, será apresentada no Parque Mascarenhas de Moraes, às 16h. 

As Batucas reúnem grupo vocal e turma de pandeiro, com participação da cantora Ana Matielo, às 19h, no Ocidente.

Veja a agenda completa


Você viu?

Daiane dos Santos, um dos grandes nomes da ginástica artística brasileira, vai ter seu rosto estampado na empena do prédio da Fecomércio a partir do próximo mês. A gaúcha é a homenageada da oitava edição da Virada Sustentável, o maior festival sobre sustentabilidade da América Latina. O mural, além de evocar o papel de uma atleta negra que conquistou o mundo ainda jovem, também vai marcar os 20 anos do primeiro título mundial conquistado pela ginasta, a medalha de ouro na categoria solo que recebeu no campeonato de Anaheim, nos EUA. A arte está a cargo de Kelvin Koubik, também responsável pelo mural do ambientalista José Lutzenberger, no prédio do IPE, lançado na edição do evento do ano passado.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.