Matinal News

Prefeitura fecha comportas e alerta para inundações

Change Size Text
Prefeitura fecha comportas e alerta para inundações DMAE realiza o fechamento das comportas 2, 11 e 12. Foto: Luciano Lanes / PMPA

A elevação do nível do Guaíba levou a prefeitura de Porto Alegre a iniciar ontem o fechamento das comportas do sistema de diques que protege a cidade de inundações. Também está previsto o uso de sacos de areia para ajudar a conter a água do lago em caso de transbordamento. Até ontem à noite, haviam sido fechadas seis das 14 comportas existentes.

As comportas só foram completamente fechadas uma vez desde 1971, quando o sistema de proteção contra cheias, que incluiu a construção do Muro da Mauá e da avenida que leva o nome do ditador golpista Castello Branco, foi instituído. A situação ocorreu em 2015, quando o Guaíba atingiu 2,94 metros no Cais Mauá, seis centímetros abaixo da cota de inundação.

Ontem, a medição chegou a 2,73 metros, mas na manhã de hoje o nível baixou para 2,69. Há, no entanto, risco de elevação por causa da continuidade dos temporais e do represamento do Guaíba, que está escoando com lentidão para a Lagoa dos Patos. Na Ilha da Pintada, a cota foi superada em mais de 20 centímetros e houve alagamentos, com registro de quase uma centena de desabrigados e de muitas residências cercadas pela água. Na outra margem, em Eldorado do Sul, havia ontem 360 pessoas fora de suas casas.

Há perigo de agravamento do cenário hoje em vários pontos da cidade. Segundo a prefeitura, existe risco de deslizamento em encostas dos bairros São José, Partenon, Glória e Morro Santana. Além dos moradores das ilhas, podem ser atingidos por inundações populações da Ponta Grossa, do Lami e da Aberta dos Morros. Agora pela manhã, o prefeito Sebastião Melo (MDB) pediu que a população evite deslocamentos desnecessários.

A elevação do Guaíba levou à suspensão das rotas do catamarã, porque a água alcançou as estações de embarque. Com o fechamento das comportas, o funcionamento do Cais Embarcadero também foi suspenso, pelo menos até amanhã. No Canal Furado Grande, a preocupação é que o Jacuí possa alcançar a nova ponte do Guaíba, que foi construída mais baixo do que o determinado pelas normas técnicas naquele trecho.


O que mais você precisa saber

Empresários acusados de calote na prefeitura têm ligações políticas expostas em diálogos obtidos pelo MP – Em nossa terceira reportagem sobre as suspeitas envolvendo a terceirização de serviços pela prefeitura, mostramos que o trio de empresários acusado de calote em trabalhadores de escolas municipais queria a vitória de Sebastião Melo (MDB) nas eleições de 2016 e se movimentou para não perder os contratos com o poder público. Um dos sócios da Multiclean, Carlos Varreira, teria se encontrado com Melo no Porto Seco, durante o Carnaval, para falar da campanha na qual o então vice-prefeito concorreu e perdeu. Os diálogos foram obtidos pelo Ministério Público e integram denúncia pública que tornou réus por corrupção ativa Varreira, Eduardo Winkler e Fernando de La Rue. O atual prefeito e seus correligionários não são investigados. A derrota de Melo para Marchezan em 2016 frustrou o grupo, que passou a discutir como reorganizar suas conexões políticas. Após um hiato durante o governo tucano, o trio voltou a ter contratos milionários com a prefeitura. Hoje, quatro terceirizadas ligadas aos três empresários mantêm cerca de 24,2 milhões de reais em contratos ativos com o município. À Matinal, o gabinete de Melo disse desconhecer a investigação do MP-RS e não comentou os encontros de 2016. Leia a reportagem completa de Pedro Nakamura.

MP investiga se há irregularidades na manutenção dos ônibus da capital – O Ministério Público Estadual (MP-RS) abriu um procedimento para apurar denúncias de negligência na manutenção dos ônibus que fazem o transporte público em Porto Alegre. A portaria que instaurou o procedimento aponta como alvos a prefeitura, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Associação de Transportadores de Passageiros (ATP), que representa as empresas concessionárias. O MP agiu a partir de provocação da vereadora Karen Santos (PSOL), que recebeu denúncias sobre supostas irregularidades na manutenção da frota e recolheu relatos sobre a ocorrência de problemas com os veículos. O procedimento do MP é preliminar à fase de inquérito e busca apurar se os contratos de concessão do transporte público estão sendo cumpridos corretamente. A EPTC afirmou que os contratos são fiscalizados de forma “rigorosa”. Já a ATP diz que não tem ligação com o caso pois não é concessionária.

Matinal recebe homenagem dos vereadores – A sessão de ontem da Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem à Matinal, que na semana passada chegou à milésima edição de sua newsletter. O reconhecimento ao trabalho da redação foi proposto pelo vereador Roberto Robaina (PSOL), que destacou no plenário o “jornalismo independente e investigativo” dedicado aos assuntos da cidade e citou reportagens marcantes, como a denúncia de desperdícios na Smed. A editora-chefe Marcela Donini agradeceu em nome da equipe e lembrou que o trabalho dos jornalistas é similar ao dos vereadores porque também consiste em fiscalizar o poder. “Focar na nossa cidade é um esforço diário de resistência e reafirmação do nosso compromisso com Porto Alegre”, afirmou.


Outros links:


Cultura

“Nosso Sonho” lembra a história de Claudinho e Buchecha

Angélica Goudinho/Divulgação

Uma das duplas musicais de maior sucesso no país nas últimas décadas, Claudinho e Buchecha têm sua história contada em Nosso Sonho (2023). O filme dirigido por Eduardo Albergaria acompanha a trajetória de amizade e determinação de dois jovens periféricos que no final dos anos 1990 conquistaram o Brasil com o suingue e o alto astral do funk melódico. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

Espaço Força e Luz promove, às 13h30, o seminárioDemocracia de acesso: a presença trans e travesti na cena cultural

Às 17h, a Galeria Bolsa de Arte inaugura a exposição coletiva O Tom dos Tempos, com curadoria de Henrique Menezes.

A pianista Olinda Allessandrini autografa o livroNotas em Pauta, às 18h30, na Casamundi Cultura

Às 19h, o projeto Chapéu Acústico recebe show do músico Luciano Maia na Casa de Cultura Mario Quintana.

A cantora Cheryl Renée sobe ao palco do Gravador Pub, às 20h.

Às 20h30, o Sarau Elétrico tem como convidado o publicitário Marcelo Pires, que está lançando o livro Confissões de um Pires, com canja da cantora Gabriela Lery.

Veja a agenda completa


Você viu?

Além de ser um símbolo da cultura gaúcha, o chimarrão traz benefícios à saúde, segundo a nutricionista Brendha Ferreira. Entre os efeitos positivos estão a redução da fadiga, do colesterol e da gordura abdominal e o aumento da concentração. O grande ativo do chimarrão é a presença de cafeína e de outros compostos estimulantes, que aliviam a sensação de cansaço e conferem mais energia ao corpo. Sorver o mate sem exageros é o único cuidado que se deve ter, porque o excesso de cafeína (acima de 200 mg por dia) pode ser prejudicial.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.