Matinal News

Prefeitura notifica Refúgio do Lago por armadilhas ilegais para capturar gambás no Parque Farroupilha

Change Size Text
Prefeitura notifica Refúgio do Lago por armadilhas ilegais para capturar gambás no Parque Farroupilha Responsáveis garantem que não capturaram nenhum animal (Foto: Coletivo Preserva Redenção)

Flagrados tentando capturar animais silvestres no Parque da Redenção em Porto Alegre, os responsáveis pelo Complexo Refúgio do Lago foram notificados pela Prefeitura. Integrantes do Coletivo Preserva Redenção fizeram na quinta-feira um protesto para denunciar a iniciativa. Considerada crime ambiental quando realizada sem autorização, a ação demanda estudos técnicos que atestem a necessidade e a viabilidade de remoção da fauna. Ontem, o grupo organizou outra manifestação no Refúgio do Lago. Conforme a reportagem do Matinal, a retirada dos animais coloca em risco a fauna da região. “Essas espécies são dispersoras de sementes e se alimentam de insetos, incluindo o escorpião. Elas prestam um serviço”, explicou a bióloga e mestre em biologia animal Hosana Piccardi. A retirada, quando autorizada, precisa ser acompanhada por profissionais, o que não ocorreu no caso da Redenção. 

Sem água, bebedouros da Redenção viram lixeiras – Os frequentadores da Redenção não podem contar com os bebedouros públicos para aplacar o calor dos últimos dias. Levantamento do Sul21 mostrou que apenas um dos equipamentos localizados no parque funciona adequadamente. A reportagem constatou ainda que é difícil tomar água ali porque o volume que sai pela bica é “insuficiente para formar um jato”. Secos, os bebedouros viram depósito de lixo. Responsável pela zeladoria de parques e praças de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) afirma que há um contrato ativo com a Eco Projetos para a manutenção dos equipamentos e que, mesmo assim, os bebedouros são “constantemente alvos de vandalismo”. A pasta informa que reparos podem ser solicitados pelo telefone 156. A reportagem, então, abriu um protocolo com o pedido. O resultado? Um prazo de 36 dias para uma resposta.

RS tem 91% dos municípios infestados pelo Aedes aegypti – Ao final das primeiras cinco semanas de 2023, 91% do território do Rio Grande do Sul estava infestado pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika. São 454 dos 497 municípios com alto risco de contaminação, segundo o último comunicado de risco para arboviroses da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A temporada de férias favorece a importação de casos: segundo o diretor-adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marcelo Vallandro, “o Paraguai vem tendo muitos casos (de chikungunya) e a Argentina também está em estado de alerta. Estamos em uma época de verão, com muitas pessoas viajando”. De acordo com o monitoramento da SES, o Estado teve 706 casos notificados de dengue desde o início do ano – uma queda de 3,2% em comparação ao mesmo período de 2022, que registrou 730 notificações. 


Defendida por Melo, compra de vagas não soluciona déficit em creches

A prefeitura de Porto Alegre enfrenta dificuldades para encontrar instituições de ensino privadas para a compra de vagas na educação infantil. No ano passado, apenas oito escolas se candidataram para concorrer ao edital lançado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), e somente três dessas foram aprovadas, somando cerca de 60 vagas para crianças entre 0 e 3 anos. 

No ano passado, o prefeito Sebastião Melo (MDB) enviou um projeto à Câmara para autorizar a compra de vagas em creches privadas e resolver o impasse que se arrasta desde o início da gestão. Aprovada, a medida foi considerada a solução para o problema. Contudo, está longe disso, já que as novas vagas representam apenas 0,95% do déficit na Capital, que chega a 6,3 mil neste ano. “A expectativa era de, ao menos, 200 vagas. Estamos, neste momento, reelaborando o plano de ação para as compras de vagas”, contou ao Matinal a coordenadora da Unidade de Educação Infantil da Smed, Julia Scalco Pereira. 


Outros links:

  • A aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 começa na quarta-feira em Porto Alegre. Os primeiros a serem imunizados serão residentes e servidores de instituições de longa permanência.
  • Depois de atrasos na organização do Carnaval de rua em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa convocou as lideranças dos blocos para discutir editais de fomento, eventos descentralizados e o futuro da festa na Capital. 
  • Uma operação conjunta vistoriou bares e casas noturnas em Porto Alegre com base em denúncias feitas ao MP e pelos telefones 156 e 153. Bares no Moinhos de Vento e no Floresta tiveram festas encerradas.
  • Após decisão do STF, a conta de luz pode subir 9% no RS. Medida suspendeu lei que zerava ICMS sobre custos de transmissão e distribuição de energia. Secretaria da Fazenda afirma que aumento dependerá da operadora.
  • A estiagem já levou 54% dos municípios gaúchos a decretar estado de emergência. Em Hulha Negra, na Fronteira, o prejuízo estimado é de 40 milhões de reais entre propriedades rurais.
  • A Secretaria Estadual do Meio Ambiente autorizou a retirada do lixo que se acumula no leito do Rio Gravataí. As prefeituras dos municípios que fazem parte da bacia já podem providenciar a limpeza.
  • O primeiro Censo Demográfico a mapear especificamente dados sobre populações quilombolas está chegando ao fim – e a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos alerta que ainda é possível responder à pesquisa pelo Disque-Censo, no número 137.

Juremir Machado da Silva

Bolsonaro e Lula, dois imaginários

Faz pouco mais de um mês que Lula voltou ao Palácio do Planalto. Já dá, porém, para comparar os estilos de Jair Bolsonaro e do atual presidente da República. O título desta comparação poderia ser “o capitão e o metalúrgico”. O capitão brigava com todo mundo. O metalúrgico promove o entendimento. O capitão não era recebido por qualquer mandatário de nação importante. O metalúrgico tem a agenda cheia: numa semana está com o primeiro-ministro alemão; na outra, com o presidente dos Estados Unidos, na Casa Branca; na seguinte, com o grande líder chinês. O capitão dava coices em todos os que se preocupavam com a preservação da Amazônia. O metalúrgico consegue dinheiro dos europeus e dos americanos e distribui abraços por aí.

Leia neste link a coluna completa.


Cultura

“As Histórias de Meu Pai” fascinam e enganam

Foto: Pandora Filmes

Para o pequeno Émile (Jules Lefebvre), o pai é um herói: suas histórias incríveis são as melhores do mundo. Esse é o ponto de partida da simpática comédia dramática francesa As Histórias de Meu Pai (2020), de Jean-Pierre Améris, em cartaz nos cinemas. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda (🔒)

De 2 a 5 de março, um grupo de amigos, artistas e espaços culturais da cidade – Café Fon FonEspaço 373 e Sala Jazz Geraldo Flach – promovem o Festival Paulo Moreira, com toda a renda de ingressos revertida para o tratamento de saúde do jornalista.

Carnaval de Porto Alegre será realizado nos dias 3 e 4 de março, no Porto Seco, e já tem ingressos à venda.

Entre 16 e 26 de março, o festival Porto Alegre em Cena apresenta a segunda etapa de sua 29ª edição. 

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Em tempos de descaso com patrimônio histórico e educação, eis uma notícia que vale a pena celebrar: um prédio tombado que foi a leilão após a escola que ali funcionava ir à falência foi comprado e restaurado para… continuar sendo uma escola. O caso ocorreu em Passo Fundo, onde o empresário Erasmo Carlos Battistella, maior produtor de biodiesel da América Latina, comprou o imóvel do Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo, que foi entregue ontem revitalizado à comunidade.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.