Matinal News

Primeiro domingo do Mercado Público contou com 40 bancas abertas

Change Size Text
Primeiro domingo do Mercado Público contou com 40 bancas abertas Mercado Público. Foto: Brayan Martins/ PMPA

Os estabelecimentos do Mercado Público que decidiram funcionar neste primeiro domingo celebraram o movimento. Quarenta dos 106 permissionários aderiram à novidade, que é facultativa e está em fase de testes. De acordo com a prefeitura, que inicialmente previa um público de 4 mil pessoas, a experiência superou as expectativas, e o movimento se aproximou a um dia de semana, quando a média costuma ser de 25 mil frequentadores. Entretanto, a presidente da Associação do Comércio do Mercado Público, Adriana Kauer, observou que, apesar de a medida ter sido muito boa para os restaurantes, a procura nas bancas foi menor. Ela também lembrou que as lojas são familiares, e que domingo “era o único dia que alguns tinham para descansar”. Ainda assim, a expectativa para o Dia dos Pais é de uma maior adesão dos comerciantes e do público.

Justiça aceita recurso e libera obras no Harmonia – As obras do Parque Harmonia foram liberadas pelo desembargador Marcelo Bandeira Pereira, da 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no início da noite da sexta-feira. Trata-se de uma antecipação de tutela recursal provisória, até o julgamento final do caso. O magistrado afirmou que o aterramento e as escavações do local são realizadas em áreas que tinham vegetação rasteira, ou mesmo na ausência de vegetação, como na cancha de rodeio. O desembargador argumenta que a paralisação das obras acarretaria prejuízos, já que a supressão vegetal e a terraplanagem estão quase concluídas. Ainda na sexta-feira, o TJRS havia negado o pedido de reconsideração feito pelo município, mantendo a liminar anterior. Um dos autores da ação original, o vereador Marcelo Sgarbossa, observou que a decisão não é definitiva. Com a retomada dos trabalhos, manifestantes contrários à obra se reuniram na região ontem para alertar sobre o impacto da remoção das árvores do parque.

RS ganha novo site de monitoramento de feminicídios – Como parte do Agosto Lilás, mês de aniversário da Lei Maria da Penha, a campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, Transfeminicídio e Lesbocídio no Rio Grande do Sul lança um novo site de monitoramento da violência contra mulheres. De acordo com Telia Negrão, cientista política e integrante da coordenação nacional da campanha, o Lupa Feminista facilita o acesso a informações disponibilizadas por fontes oficiais, como o Observatório de Violência Contra a Mulher da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Ontem, o site contabilizava 50 feminicídios ocorridos neste ano no RS até o dia 1º de agosto. “Mesmo um fato ainda não qualificado como feminicídio pela própria SSP, olhando as evidências que são colocadas nas notícias nós podemos saber se o crime foi ou não feminicídio”, disse Telia ao Sul21. No dia 12 começa, a organização oferece um curso com três encontros online sobre o monitoramento dos feminicídios como estratégia de combate à violência de gênero. As inscrições são gratuitas.


Reportagem Matinal

Evento negacionista na Câmara mobilizou movimento antivacina; vereador pede apuração

O seminário organizado pela vereadora Fernanda Barth (PL) na última quinta-feira serviu de palco para ativistas antivacina promoverem desinformação nas redes sociais. Com base na transmissão do encontro, feita pela TV Câmara, conteúdos mentirosos sobre como vacinas seriam perigosas para crianças e “aumentariam absurdamente” casos de câncer foram espalhados por plataformas ligadas à extrema direita. 

O vereador Roberto Robaina fez uma representação ao Ministério Público contra Barth e pediu a apuração de “prática de ato que pode, em tese, configurar crime contra a saúde pública”. Robaina também cobrou que o presidente da Câmara Municipal, Hamilton Sossmeier (PTB), que participou da abertura do encontro, tome providências contra o uso da Casa para a disseminação de desinformação em saúde. “Ele me deu razão de que era um problema, disse que foi no evento porque houve uma convocação genérica para se debater saúde”, contou Robaina à Matinal.

Na quinta-feira, após o término da transmissão ao vivo, a TV Câmara retirou do ar o vídeo do seminário de seu canal, e o site de notícias da Casa removeu a notícia que havia publicado sobre a participação de Sossmeier.

No domingo, ativistas antivacina expuseram informações sobre o repórter Pedro Nakamura no Twitter com o intuito de colocar em descrédito a reportagem assinada por ele. Nakamura também é autor da matéria premiada que revelou o uso irregular de proxalutamida no hospital da Brigada Militar, em Porto Alegre, em pacientes com covid-19, em 2021. Na época, o jornalista também foi atacado nas redes e ameaçado por um dos médicos envolvidos na pesquisa. Depois da denúncia publicada pela Matinal, a Anvisa reviu normas de importação para pesquisas.

Leia a reportagem completa


Outros links:


Juremir Machado da Silva

Íntegra de um discurso amoroso

Gilberto Schwartsmann tomou posse na Academia Rio-grandense de Letras com o discurso mais bonito que já ouvi em cerimônias desse tipo. Poucas vezes se viu tanta gente numa cerimônia do tipo. Faltou lugar no belo Salão Mourisco da BPE/RS. 

Leia neste link a íntegra do discurso.


Cultura

“Casa Vazia” é um western crepuscular no pampa

Panda Filmes/Divulgação

Premiado nos festivais de cinema de Gramado e do Rio de Janeiro, o longa-metragem Casa Vazia (2021), dirigido por Giovani Borba, está em cartaz nos cinemas. Rodado em Santana do Livramento (RS) e Rivera, no Uruguai, o filme aborda o empobrecimento da população em áreas agrícolas marcadas pelo avanço da tecnologia e das desigualdades sociais. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

Biblioteca Pública do RS realiza novo encontro do seu Clube de Leitura, às 15h, com o professor de literatura brasileira André Alfama, integrando o programa educativo da exposição Singular Ocorrência: 184 Anos de Machado de Assis

O podcast A Roda do Encontro, concebido pelo Núcleo de Vivência em Percussão e Cultura Popular, estreia às 19h, recebendo a socióloga e musicista Nina Fola – relembre o perfil da artista.

O curta-metragem Deixa, dirigido por Mariana Jaspe, com a atriz Zezé Motta no elenco, é um dos destaques da mostra competitiva de curtas do Festival de Cinema de Gramado, que começa nesta sexta-feira (11/8).

Confira uma lista das principais exposições em exibição no mês de agosto em Porto Alegre.

Veja a agenda completa


Você viu?

As árvores da Praça Dom Sebastião receberam placas de identificação com o nome científico e popular, espécie e origem. A ação foi promovida por alunos do Colégio Marista Rosário. Desde 2017, a praça é adotada pela comunidade escolar e recebe cuidados do grupo de educação ambiental, que reúne estudantes do ensino médio. O projeto mais recente do grupo, orientado por uma professora de biologia, é o ECOGuia, que reúne informações sobre as mais de 20 espécies de árvores do lugar.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.