Matinal News

Procurador afirma que vinícolas têm responsabilidade no caso de exploração na Serra

Change Size Text
Procurador afirma que vinícolas têm responsabilidade no caso de exploração na Serra Na reunião, foram discutidas ações de combate ao trabalho em condições de exploração e que ferem a dignidade humana - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O procurador-geral do Trabalho José de Lima Ramos Pereira afirmou que as vinícolas envolvidas no episódio dos trabalhadores explorados em Bento Gonçalves têm “toda a responsabilidade” pela situação: “Elas são donas da atividade econômica. A responsabilidade tem que ser não só de fazer seu trabalho, mas de fiscalizar aquelas empresas que você contrata”. 

A declaração foi feita após uma reunião em que foi apresentada uma proposta de cooperação técnica entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Governo do Estado para traçar medidas que impeçam a repetição de casos semelhantes. No desenrolar da investigação, as vinícolas podem ter de arcar com ações trabalhistas e indenizatórias. Em caso de responsabilização solidária, as empresas podem ainda sofrer a expropriação de imóveis e bloqueios de financiamentos públicos. Hoje, o MPT tem uma reunião com as companhias envolvidas no caso. Se não houver acordo, a questão será judicializada.

Nesta quarta-feira, a Justiça bloqueou os bens do empresário Pedro Augusto Oliveira de Santana, responsável pela Fênix Serviços Administrativos e Apoio à Gestão de Saúde, que contratou os trabalhadores resgatados em Bento. O pedido havia sido feito pelo MPT.


O que mais você precisa saber

Olívio exalta Orçamento Participativo como fomento à cidadania – As mudanças no modelo de Orçamento Participativo ao longo dos últimos 34 anos são criticadas pelo ex-prefeito Olívio Dutra. Em entrevista ao Matinal, ele lembra como surgiu a iniciativa, na esteira da Assembleia Constituinte de 1988, e defende os princípios que levaram à implementação do sistema de participação popular no ano seguinte, quando o PT assumiu a Prefeitura da Capital. Para Olívio, o OP não é somente uma lista de prioridades e a verba disponibilizada para as obras, mas um processo contínuo de exercício da cidadania. “Embora tenha que ter técnica e as ciências tenham que estar incorporadas na montagem do orçamento público, vai lidar com milhões de vidas. É uma peça que não pode ser discutida, programada e montada no diálogo bilateral entre executivo e legislativo”, opina.

Incorporadora compra terreno do IPA – Cyrela Goldsztein arrematou o terreno e prédios ociosos do Centro Universitário Metodista IPA, no bairro Rio Branco. Apesar da área contar com mais de 46 mil metros quadrados, a incorporadora só poderá construir em cerca de 31 mil metros quadrados, o restante, onde está localizado o prédio histórico, serão devolvidos ao IPA. No espaço que será de fato utilizado pela construtora existe um ginásio sem manutenção, salas de aula e estacionamento. A empresa deverá adiantar 59 milhões de reais e concluir o pagamento em até dez anos. A estimativa é que o negócio seja fechado em mais de 190 milhões de reais – o valor pode ser alterado em razão da quantidade de torres a serem aprovadas. Entre três e cinco devem ser erguidas. O leilão ocorreu em razão da Rede Metodista estar em recuperação judicial. A expectativa agora é de retomada por parte da instituição: “O IPA vai cumprir com as suas obrigações financeiras, se reestruturar e voltar a crescer de forma saudável”, respondeu a assessoria, em nota, ao Extra Classe

PEC visa impedir mudanças no hino rio-grandense – Na esteira das repercussões do resgate dos trabalhadores baianos em solo gaúcho, um grupo de deputados de direita e de centro, capitaneados por Rodrigo Lorenzoni (PL), protocolou uma PEC que impediria quaisquer alterações no hino rio-grandense. Escrito há mais de um século, o verso “povo que não tem virtude acaba por ser escravo” é criticado por movimentos negros, agora representados na Casa. Na justificativa da proposta, consta que os símbolos não devem ser alterados “de forma artificial e infundada por mero capricho de momento”. Vale lembrar que o hino gaúcho já sofreu uma alteração, com a retirada da estrofe “Entre nós, reviva Atenas, para assombro dos tiranos. Sejamos gregos na glória, e na virtude, romanos”. O trecho, que já era cantado havia mais de 30 anos quando o hino foi adotado, foi suprimido pela Assembleia dois anos após o golpe de 1964.


Outros links:

  • A GAM3 Parks alterou seu discurso e, em vez de projetar entregas antecipadas no Parque Harmonia, agora fala em inaugurar dentro do prazo, que vence em 2025. A apuração é do jornalista Jocimar Farina.
  • Centenas de mulheres tomaram as ruas do Centro ontem durante a marcha do 8M na Capital. A caminhada ocorreu da Esquina Democrática ao Largo Zumbi dos Palmares.
  • O Geração E publicou, neste Dia da Mulher, uma lista com 10 negócios tocados por empresárias na Capital, de cafeterias a startups.
  • O Programa de Aquisição de Alimentos de Porto Alegre foi apresentado ontem, com a proposta de atender 37 mil pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social e 237 entidades como creches e asilos.
  • Em reação aos protestos do Cpers, que faz mobilização por 14,95% de reajuste, o governador Eduardo Leite afirmou que irá cortar ponto de professores que fizerem paralisações.
  • O Piratini deve apresentar no mês que vem a proposta de reestruturação do IPE Saúde. Ontem, Leite admitiu alterações na forma de cobrança de dependentes dos contribuintes.
  • Condenado à prisão pelo TRF-4, o ex-prefeito de Canoas Jairo Jorge diz que vai recorrer da decisão. O caso se refere à contratação de serviços para o Hospital Nossa Senhora das Graças.
  • A propósito da aula inaugural de Nelson Costa Ribeiro, professor da Universidade Católica Portuguesa, na PUCRS, Juremir Machado escreve sobre as crises no jornalismo.

Cultura

Agenda (🔒)

Às 19h, a exposição Mitologias, da artista Carla Barth, abre a temporada 2023 da Calafia Art Store.

Com direção de Marco CardosoEnclausuradas apresenta a realidade de mulheres encarceradas, hoje e amanhã, às 20h, no Teatro de Arena.

A banda de câmara Tum Toin Foin, liderada pelo compositor Arthur de Faria – relembre a entrevista com o grupo –, faz show no Espaço 373, às 21h.


Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.


Você viu?

Desde o dia 1º de março, os moradores de Garopaba contam com transporte público de graça. É o terceiro ​​município de Santa Catarina a implementar a tarifa zero nos ônibus. A gratuidade foi acordada entre a prefeitura e a empresa de transporte Expresso e viabilizada a partir do pagamento de 1,5 milhão de reais além de subsídios mensais de 300 mil reais cada. Para o prefeito Junior Abreu (PP), a novidade deve fomentar a economia local, estimulando uma maior circulação das pessoas e atraindo novas empresas para a cidade.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.