Matinal News

Reclamações contra a CEEE Equatorial à Aneel quase dobraram após privatização

Change Size Text
Reclamações contra a CEEE Equatorial à Aneel quase dobraram após privatização Foto: Marcela Donini

Não é apenas impressão. As queixas contra o serviço oferecido pela CEEE cresceram após a venda para o Grupo Equatorial, em julho de 2021. A alta de quase 96% de reclamações à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi registrada na comparação entre 2023 e o último ano completo do serviço público, 2020. No ano passado, foram registradas 9,5 mil queixas. Já em 2020, a Aneel foi acionada 4.887 vezes por consumidores atendidos pela empresa, que chegam a 1,9 milhão de clientes em 72 municípios gaúchos. A CEEE Equatorial está na última posição entre as 29 grandes concessionárias brasileiras em relação à continuidade de fornecimento de energia elétrica. Depois do temporal do dia 16, cerca de 600 mil unidades atendidas pela Equatorial ficaram sem luz, alguns casos por até uma semana. No bairro Partenon, um casal chegou a ficar 13 dias no escuro. A prefeitura e a presidência da CEEE Equatorial anunciaram ontem que irão criar um comitê, juntamente com engenheiros do Dmae, para estabelecer melhorias no fornecimento de energia nas estações de bombeamento e tratamento de água.

Transporte de eleitores é denunciado na eleição do conselho do Plano Diretor –Além da participação recorde em todas as regiões em que foi realizada até agora, a eleição para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Regional (CMDUA) de Porto Alegre tem chamado a atenção por denúncias de transporte de eleitores. A mais recente foi registrada no dia 25, após o pleito na Região de Gestão e Planejamento 6, que engloba 19 bairros do centro-sul e da zona sul de Porto Alegre e que também foi a região com maior número de eleitores até o momento, 1.593 pessoas. Reportada anteriormente em outras regiões, a suspeita deve agora ser analisada pela comissão eleitoral. A reclamação partiu da advogada Jacqueline Custódio, candidata à suplência da chapa 2, que foi derrotada. Segundo ela, pelo menos 14 ônibus foram usados para transportar eleitores que apoiaram o nome que acabou vencedor por 317 votos. A denúncia também afirma que eleitores da Restinga – que pertence a outra Região de Gestão e Planejamento – tiveram o comprovante de residência preenchido por lideranças da RGP 6 para votarem pela chapa 1. O edital, contudo, não proíbe o transporte de eleitores, situação que, na visão da pesquisadora Betânia Alfonsín, abre brecha para “voto de cabresto”. Leia mais na reportagem da Matinal.

Pedido de vista adia definição sobre futuro do prédio da Smov – O destino do prédio que sediava a antiga Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), considerado um ícone modernista de Porto Alegre, segue incerto. Ontem, em reunião do Conselho do Patrimônio Histórico Cultural de Porto Alegre (Compahc) que analisa um requerimento para inventariar o prédio – mecanismo que pode levar à preservação do imóvel –, o Instituto Histórico Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) pediu vistas e empurrou a decisão para a próxima reunião do conselho, no dia 5 de fevereiro, conforme apurou a Matinal. O Compahc, composto por representantes de 17 entidades, sendo oito ligadas diretamente à prefeitura de Porto Alegre e nove a grupos externos, é a última instância na tentativa de inventariar o prédio. A decisão impacta diretamente no interesse da prefeitura em se desfazer do imóvel. No fim do ano passado, a gestão Melo tentou leiloar o imóvel a fim de arrecadar recursos para bancar a construção de um conjunto habitacional no bairro Humaitá para 254 famílias. O certame, contudo, foi barrado pela Justiça.


Melo deve aplicar no SUS metade do proposto pela Secretaria Municipal da Saúde

Porto Alegre terá pela frente um ano de “altíssimo risco” de problemas na assistência à saúde de sua população. O alerta é de um relatório da Comissão de Orçamento e Financiamento do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

O aporte previsto para 2024, de 17,6% dos gastos totais da prefeitura, é inferior ao executado em 2023, que chegou a 21%. É esperada a aplicação de 49,8% dos valores que a própria Secretaria Municipal de Saúde (SMS) havia solicitado ao núcleo do governo de Sebastião Melo (MDB). A Lei Orçamentária Anual (LOA) foi aprovada em dezembro pela Câmara Municipal.

Ao analisar a LOA para 2024, o CMS produziu um relatório que aponta problemas graves de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. A redução, informa o conselho, irá agravar um subfinanciamento crônico na área devido à Emenda Constitucional 95, conhecida como lei do Teto de Gastos, válida desde 2017. Nos últimos dez anos, pelo menos, ocorreu uma redução de aportes por parte do município, que não atende a demanda por exames e cirurgias represada pela pandemia da covid-19.

A parcela do orçamento municipal dedicada à saúde vem diminuindo nos últimos dez anos: era de 21,42% em 2013, considerando o gasto executado, e caiu para 17,06% em 2022. Conforme dados dos Relatórios Anuais de Gestão, desde 2018 a participação do município no financiamento da saúde vem caindo na comparação com os aportes federais e estaduais.

Leia a reportagem completa


Outras notícias:

  • A Justiça Federal ordenou a interrupção da construção do empreendimento de mais de 40 andares na Rua Duque de Caxias, ao lado do Museu Julio de Castilhos. O projeto é da Melnick em parceria com o Zaffari.
     
  • O Grupo Zaffari, aliás, é acusado de especulação imobiliária pela comunidade do Quilombo Kédi. Os moradores convocaram uma plenária em apoio ao quilombo, que será realizada amanhã, às 19h.
     
  • Por questões burocráticas, a instalação de geradores provisórios na Estação de Tratamento de Água (ETA) da zona sul da capital, que estava prevista para esta semana, foi adiada para os dias 7 e 8 de fevereiro.
  • Ontem, foi retomada a operação para o corte de fios em desuso e que causam risco em Porto Alegre. A Cidade Baixa foi o primeiro bairro a receber o serviço nesta semana.
     
  • Moradores afetados pela explosão no condomínio do bairro Rubem Berta, que ocorreu no começo do mês, terão os custos de reconstrução pagos pelas seguradoras.
     
  • Inscrições para o Bolsa Atleta, iniciativa da prefeitura que oferece 20 bolsas para esportistas, paratletas e atletas-guia profissionais, vão até 9 de fevereiro na Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.
     
  • Ainda sobre bolsas: as inscrições para o Prouni 2024 começaram ontem e vão até quinta-feira. A inscrição deve ser feita no portal Acesso Único. Nesta edição, serão oferecidas mais de 50 bolsas integrais e parciais.
     
  • O relatório de balneabilidade da Fepam identificou 10 pontos impróprios para banho no RS, com quatro no Litoral Norte: Cal (Torres), Santa Terezinha e Mariluz (Imbé), e Rainha do Mar (Xangri-lá).
     
  • News do Juremir #98 chega um dia depois do aniversário do nosso colunista, e é neste clima que ele envia sua coluna aos apoiadores da Matinal: “E assim, combativo, indomável, golpeado muitas vezes, cancelado da mídia tradicional, cheguei aos 62 anos de idade”.

Nathallia Protazio | Agora vai!

Marcela

Para as gentes de cá, da cidade, contar uma história que não fale de gente não lhes cabe nenhum sentido. Deste lado do rio, os homens e mulheres se multiplicaram e expandiram até não poderem mais. A impressão que dá é que, muito além de filhos e filhas, eles criaram mais braços e pernas do que a espécie preconizava. Hoje ninguém mais tem a capacidade de andar, correm atrás do futuro e constroem mais rápido o presente. Sei o que estão querendo pensar; contudo, não sejamos insensatos e abramos os olhos atentos. Já sabemos que esta história não trata de humanos, então deixemos de lado qualquer tentação murmurada em nossas consciências para críticas a todo momento de quem estaria certo ou errado. Isso não nos convém.

Leia a coluna completa.

Receber a newsletter


Cultura

O amor caminha em círculos em “Vidas Passadas”

California Filmes/Divulgação

Indicado nesta semana aos Oscar de melhor filme e roteiro original deste ano, Vidas Passadas (2023) é um dos dramas românticos mais encantadores dos últimos tempos. O sucesso do cinema independente dirigido pela sul-coreana Celine Song acompanha os encontros e desencontros de uma dupla de quase namorados em três momentos de suas vidas. Leia resenha de Roger Lerina.

Agenda 

Custódio Galeria inaugura a exposição OCUPA, no bar Vasco 1020, às 18h, reunindo obras de Bianca ForatoriCacimbaHendrelc, Pamela ZornRobson Marques e Santiago Pooter.

Liverpoa Beatle Band celebra os 55 anos do Rooftop Concert, último show dos Beatles, às 18h30, no Jardim Lutzenberger da Casa de Cultura Mario Quintana.

Às 19h, o Espaço Força e Luz inaugura a exposiçãoArte da Corda Bamba, do artista Rogério Livi, com curadoria de José Francisco Alves.

Associação de Críticos de Cinema do RS retoma a Sessão ACCIRS, na Cinemateca Paulo Amorim, às 19h, exibindo Coração de Luto (1967), com atuação de Teixeirinha e direção de Eduardo Llorente

Às 20h, a cantora Izabel L’Aryan e o músico Renato Fagundes apresentam o espetáculoJayme Caetano – Um Século de Arte, no Theatro São Pedro, interpretando canções e poemas de Jayme Caetano Braun.

peçaEstrela Dinn – A Pessoa Nasce pra Brilhar, da Cia. Rústica, estreia hoje e segue em cartaz até quinta-feira, com sessões às 20h, na Zona Cultural, integrando a programação do Porto Verão Alegre (PVA).

Hoje e amanhã, às 20h, a atriz Fera Carvalho Leite encena Velha D+, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. (PVA)

Arthur de FariaCarlo Pianta e Kátia Suman recebem Wander Wildner, às 20h30, no Sarau Elétrico, em edição com o tema Músicos que Escrevem.

Clique nos links para informações sobre ingressos, endereços e detalhes dos eventos.

Veja a agenda completa


Você viu?

Ontem, dia 29 de janeiro, foi o Dia Nacional da Visibilidade Trans, e a história de Lauri Miranda Silva, primeira mulher trans a se tornar doutora em História no Brasil, reflete a importância da luta pelos direitos das pessoas trans. Lauri nasceu em Rondônia, no norte do país e, apesar de uma infância feliz, conheceu o preconceito antes da transição de gênero. Aos comentários racistas sobre a sua cor, se somaram os ataques homofóbicos e transfóbicos quando ela mudou de nome e começou a expressar a sua identidade. Mas o duro caminho de combate ao preconceito não emudeceu Lauri. Em agosto de 2023 ela defendeu sua tese no Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, uma pesquisa sobre a luta contra as opressões que mulheres e movimentos LGBT+ enfrentam no seu estado natal. “Vivenciamos transfobia todos os dias. Não será pelo fato de que estamos adentrando e ocupando as escolas, universidades e outras instituições que estamos livres de opressão. A luta é todo dia”.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.