Matinal News

RS terá quase 50 mil eleitores com menos de 18 anos

Change Size Text
RS terá quase 50 mil eleitores com menos de 18 anos

O Rio Grande do Sul deverá ter quase 50 mil eleitores com menos de 18 anos aptos a votar na eleição deste ano, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). São exatamente 48.744 menores de idade que solicitaram seu título eleitoral a tempo. Trata-se de um número maior do que em 2020, quando 34.293 com idade inferior a 18 anos – para quem o voto não é obrigatório, vale lembrar – puderam ir às urnas. O crescimento foi de 42%

O prazo para regularizar o título terminou na quarta-feira, dia em que os cartórios eleitorais registraram grande movimento. E, em verdade, não só jovens que estavam nessa fila. Somente no dia 4 de maio, data final do prazo para regularização, 1.738.818 pessoas em todo o Brasil buscaram regularizar o seu título eleitoral.  

Essa corrida foi vista também no Rio Grande do Sul. O TRE-RS viu crescer, nos últimos dias, a busca da regularização do título. Apenas em três dias de trabalhos em maio, foram 150.064 eleitores que acertaram a sua situação para poderem se manifestar em outubro. Desse contingente, o número de atendimentos, tanto virtuais quanto presenciais, triplicou entre 2 e 4 de maio, último dia para regularizar o título, passando de 24,7 mil para 75,7 mil, segundo o TRE-RS.

Além deles, todos os eleitores que votaram em 2020 poderão votar neste ano, inclusive os que não fizeram a biometria – que não será obrigatória para este momento. As multas também não são impeditivas para o comparecimento às urnas e podem ser pagas a qualquer tempo. A única exigência é a de que o eleitor esteja em situação “Regular”.

Duas empresas se credenciam para reformar o Viaduto Otávio Rocha

O projeto de revitalização do Viaduto Otávio Rocha atraiu interesse de duas empresas, uma goiana e outra paulista. Ambas entregaram suas propostas em sessão pública na tarde de ontem. Os documentos serão analisados pela Prefeitura e, depois, passado o tempo do recurso, a empresa escolhida será conhecida, em uma data que ainda não está definida. O Município deverá investir aproximadamente de 13,7 milhões de reais para a reforma, cerca de um terço de um projeto feito em 2015, que previa 33 milhões. Especialistas ouvidos pelo Matinal no mês passado apontaram que a redução do montante pode prejudicar a iniciativa. Um dos temores é que ocorra algo semelhante ao caso da reforma da Usina do Gasômetro, cujo edital foi lançado com base em projeto reprovado e a obra custou 42% mais do que o previsto originalmente.

Mercado Público deve reabrir segundo piso em dois meses

Os responsáveis por restaurantes do segundo piso do Mercado Público foram orientados a realizar reformas em seus espaços prevendo a reabertura ao público em julho, mês em que se completará nove anos do grande incêndio que atingiu o espaço e motivo pelo qual o piso superior do prédio segue fechado até hoje. Desde janeiro, obras estão sendo realizadas no local para a retomada das atividades no segundo andar e, ainda que a Prefeitura não confirme uma data, a expectativa é de que elas sejam concluídas até o fim de julho, de acordo com o Correio do Povo. Só que, mesmo quando liberado o segundo andar, as obras seguirão: falta chegar as escadas rolantes, que vêm da China, e concluir a pintura do prédio.

Decisão judicial impede professores do Instituto de Artes de ingressar em prédio da UFRGS 

Professores do Instituto de Artes (IA) da UFRGS estão impedidos de ingressar no prédio do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, que atualmente está parcialmente desocupado. A decisão é do juiz Luiz Clóvis Nunes Braga, da 4ª Vara Federal de Porto Alegre. O grupo pleiteia o uso do local, já que foi destinado ao IA desde a inauguração da nova sede da faculdade da Saúde. São mencionados no processo um docente e um servidor do IA, além de outros integrantes do movimento. Consultada pelo G1RS, a reitoria da UFRGS afirmou que não se manifesta sobre processos judiciais em andamento. Por outro lado, os servidores envolvidos na ação solicitaram uma audiência de conciliação para resolver o assunto. Em março, professores já reivindicavam o uso do imóvel, uma vez que o prédio em que estavam, na rua Senhor dos Passos, era considerado insalubre, com infestação de escorpiões e vazamentos.

Outros links:

  • Censo Escolar 2021 aponta queda de 93% no número de instituições que não têm banheiro. Ainda assim, 23 escolas da rede estadual não contam com a estrutura. Seduc alega que preenchimento incorreto do levantamento distorceu número em 2020.
  • O RS registrou mais 3 mil casos de dengue em dois dias, elevando o total a mais de 19,1 mil, sendo 16 mil autóctones. O número de óbitos subiu para 15, o maior desde o início da série histórica, em 2000.
  • A propósito: uma nova etapa de estudo do Butantan sobre a vacina contra a dengue será desenvolvida com voluntários de Porto Alegre e Pelotas. A análise, que está em andamento desde 2016, será iniciada em junho.
  • E falando em vacinas: a campanha de vacinação contra o HPV, destinada principalmente a meninas e meninos entre nove e 14 anos, está com ritmo abaixo do ideal no Estado.
  • A atual composição do Conselho do Plano Diretor terá o mandato prorrogado novamente. A previsão para renovação do colegiado foi postergada para 30 de novembro, sob a justificativa de que é necessário esperar o término das eleições.
  • A companhia Azul fará voos diretos entre Porto Alegre e Fortaleza (🔒) no mês de julho. Ficou definido que as viagens sempre ocorrerão aos sábados em aeronaves com capacidade para transportar 174 passageiros.
  • Chega ao fim hoje a primeira edição em Porto Alegre do South Summit. Aqui, os destaques da programação do terceiro e último dia. 
  • Sob a alegação de falta de segurança, a Colombo fechou uma de suas filiais em Porto Alegre. O estabelecimento fica na avenida Protásio Alves e encerrará as operações neste sábado, depois de oito anos no local, realizando um “limpa loja”.
  • Apesar de não confirmar presença na corrida eleitoral, Romildo Bolzan deu mostras de que pode ser o pré-candidato do PDT ao governo do RS. O presidente do Grêmio foi protagonista na gravação da propaganda do partido na Redenção.
  • “Com quem irá a direita gaúcha?”, pergunta Juremir Machado na coluna desta sexta. “No último pleito, Sebastião Melo e Eduardo Leite abraçaram-se com Bolsonaro por antipetismo e lavajatismo.”

Carta da Editora

Preconceito não tem gênero

Vereadores de Porto Alegre aprovaram, nesta semana, uma lei que proíbe o uso da linguagem neutra nas escolas da Capital. De autoria de seis parlamentares, o texto do projeto de lei apresenta erros e imprecisões.

Os vereadores decidiram escrever sobre o que não conhecem para tratar de um tema complexo. Tão complexo que aqui na redação do Matinal não temos uma orientação estabelecida sobre usar ou não termos com @, “x” ou “e” no lugar de “o” ou “a” ou outras estratégias para tornar a linguagem mais inclusiva, uma pauta do movimento LGBTQIA+ que consideramos legítima.

Ontem fiz o tema de casa que os parlamentares não fizeram: conversei com o linguista Luiz Carlos Schwindt, citado pelos vereadores no PL. O artigo assinado por Schwindt e mencionado no texto aprovado foi publicado em 2015. A falta de cuidado é tanta que foi reproduzido um trecho sobre uma pesquisa “em andamento” que, na verdade, já se encerrou (afinal, sete anos se passaram).

Em pouco mais de 30 minutos ao telefone, o professor da UFRGS apontou os equívocos do PL. O maior deles, na sua opinião, é “usar o discurso da liberdade para cercear a liberdade, o que infelizmente está na moda”. 

Leia aqui o texto completo da editora Marcela Donini.


Cultura

Guilherme Dable investiga limites do desenho e da pintura no MARGS

Foto: Raul Krebs

O artista Guilherme Dable apresenta no MARGS a exposição Não um Tempo, Mas um Lugar, com curadoria de Francisco Dalcol e Fernanda Medeiros. Dable conversou com o repórter Ricardo Romanoff sobre os trabalhos exibidos na mostra, que ocupa duas galerias do museu até 14 de agosto. Conheça a exposição.


Agenda (🔒)

Hoje
Às 19h, começam os desfiles do Grupo Prata das escolas de samba de Porto Alegre no Complexo Cultural Porto Seco.

Sábado (7/5)
O pianista carioca Cristovão Bastos e o violonista goianiense Rogério Caetano apresentam-se no Instituto Ling, às 18h. 

Domingo (8/5)
Com regência do maestro Evandro Matté, a Orquestra Theatro São Pedro recebe o violinista chinês Yang Liu, às 18h. 

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você vai ver?

Como a equipe do Roger Lerina avisou aí em cima, chegou a hora do samba no Porto Seco, em Porto Alegre. Após dois anos de espera, as escolas voltarão a pisar no complexo cultural localizado na zona Norte da Capital. A folia, atrasada um pouco mais por conta da onda da covid em fevereiro, começará hoje, com agremiações do grupo Prata, a segunda divisão. No sábado, será o momento do grupo Ouro – e aqui estão os sambas-enredos –, a primeira divisão da disputa. O carnaval será encerrado somente no domingo, com a presença de escolas e convidadas e as integrantes do grupo Bronze. Três escolas elaboraram o seu enredo tendo a cidade como pano de fundo: União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga e a Império da Zona Norte.

;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.