Matinal News

Tarifa de lotações aumenta a partir de sábado

Change Size Text
Tarifa de lotações aumenta a partir de sábado

Andar de lotação em Porto Alegre vai ficar mais caro: o preço da passagem salta dos atuais 7 para 8 reais a partir de sábado (9). O reajuste era uma reivindicação da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação, que perdeu adeptos durante a pandemia e tem sofrido com a alta no diesel. Também foi sancionada a lei que autoriza que o valor do transporte seletivo seja, no mínimo, 40% maior do que a tarifa do transporte coletivo por ônibus. O texto original enviado pelo Executivo, como mostrado em reportagem do Matinal, reduzia o piso da tarifa, encarecendo-o apenas 20% em relação aos coletivos. O aumento da passagem é uma tentativa de dar fôlego ao setor, que tem visto seu lucro encolher não só devido ao preço dos combustíveis, que chegam a consumir 55% do faturamento, como também com a redução no número de linhas – das 40 que circulavam na Capital em 2019, restam apenas 21. 

Cresce o número de viagens de táxi

Se as lotações já viram tempos melhores, os taxistas têm razões para comemorar: o número de viagens de táxi em Porto Alegre cresceu 25% em 2022 em relação ao período anterior à pandemia. Segundo o Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre, o retorno ao trabalho presencial e a implementação da Lei Geral dos Táxis, sancionada em 2018, estão entre os motivos para a retomada. “Muitos deixaram de trabalhar devido às exigências [da legislação]. Isso tirou do nosso meio pessoas que nem deveriam estar dirigindo táxi. Para nós, melhorou”, afirma o presidente do Sindicato, Luiz Nozari, lembrando que muitos dos motoristas migraram para serviços de transporte por aplicativo.

TCE suspende venda de ações da Corsan

O Tribunal de Contas do Estado determinou que o governo do Rio Grande do Sul deve suspender a oferta pública de ações da Corsan, prevista para ser concluída este mês. A privatização da companhia de saneamento foi autorizada pela Assembleia em agosto de 2021, e deveria ocorrer por oferta pública inicial de ações – a partir disso, o Estado manteria cerca de 30% das ações da empresa, deixando de ser acionista controlador para se tornar acionista de referência. É possível que a companhia encontre uma maneira de manter o processo, mas qualquer medida deve comprometer o objetivo de fazer a oferta ainda em julho. 

Porto Alegre pode receber sinal 5G ainda em julho

A implementação da tecnologia 5G pode ser antecipada em Porto Alegre. Inicialmente prevista para o fim de agosto, a frequência 5G pode ser liberada a partir de 20 de julho na capital gaúcha caso sejam atendidas as condições necessárias. “Porto Alegre está pronta. Se comprometeram ainda este mês a liberar o sinal. Se a operadora disponibilizar e o celular estiver habilitado, sinal vai ter”, assegura o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm. Para garantir a qualidade do sinal, a prefeitura reformulou a legislação de licenciamento para a instalação de antenas. Foi incluída a replicação do sinal em dispositivos menores, presentes no mobiliário urbano – equipamentos roteadores podem ser instalados em placas de rua, paradas de ônibus e em postes de iluminação pública, para citar alguns exemplos. 

Outros links:

  • Quinze linhas de ônibus terão alteração em seus terminais a partir de segunda. Linhas que partiam da Praça Parobé serão deslocadas para outros pontos para que sigam as obras do Quadrilátero Central.
  • A cobertura vacinal das crianças tem diminuído ao longo dos anos em Porto Alegre. Em 2021, menos da metade do público alvo foi imunizada contra poliomielite, e as vacinas tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) chegaram a 55,83% dessa população.
  • União põe à venda área de 2,7 mil m² próxima à orla do Guaíba. Localizado na Avenida Edvaldo Pereira Paiva com a Rua Márcio Luiz Veras Vidor, o terreno vai a leilão(🔒) em 11 de agosto e o lance mínimo para participar é de 12,91 milhões de reais.
  • Todos os postos estão obrigados desde quinta-feira, por decreto presidencial, a informar os preços dos combustíveis antes e depois da lei que impõe teto de 17% no ICMS. A redução na gasolina é de 71 centavos por litro. 
  • Representantes de 12 partidos assinaram no TRE-RS um termo de cooperação contra a desinformação. As siglas se comprometem a participar da fiscalização de todas as fases das eleições e a auxiliar no combate a notícias falsas nas eleições deste ano.
  • Um pouco de humor na coluna de Juremir para salvar a sexta-feira: “Censura é um conceito burguês, que coloca o indivíduo acima da sociedade. O que a gente faz é pelo bem de todos”, diz o diretor do Departamento da Boa Consciência.

Carta da editora

Depois da tempestade

A gente tem sido tão maltratado nos últimos quatro anos que é difícil se entregar por completo ao novo samba de Chico Buarque. Como me disse o querido colega Tiago Medina, editor da Matinal News, escutemos Chico mas sem esquecer de outros dois gênios da música brasileira, Caetano e Gil: é preciso estar atento e forte.

Isso porque o bolsonarismo é maior do que o próprio Bolsonaro. Essa tese não é minha, é da antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, que se dedica a estudar o fenômeno do hiper conservadorismo desde pelo menos 2016, quando, ao lado da colega Lúcia Scalco, começou a tentar entender as motivações de possíveis eleitores de Bolsonaro em uma região periférica de Porto Alegre.

Aqui e acolá pipocam casos que reforçam essa tese – em especial no Rio Grande do Sul, estado onde Bolsonaro lidera as intenções de voto.

Leia a coluna completa da editora Marcela Donini.


Cultura

Teatro do Museu do Trabalho reabre com atividades da Cia. Ronald Radde

Foto: Rogério Fernandes

Fechado para o público desde 2019, o Teatro do Museu do Trabalho reabre neste domingo (10), às 16h (ingressos esgotados) e 18h, com a montagem infantil de Aladdin, da Cia. Ronald Radde. O repórter Ricardo Romanoff conversou com Karen Radde e Vinicius Mello, diretores do grupo, sobre o espetáculo e a nova fase da iniciativa, que ao longo de 49 anos subiu aos palcos do RS com o nome Cia. Teatro NovoLeia a matéria.

Agenda (🔒)

Hoje
A peça O Inverno do Nosso Descontentamento – Nosso Ricardo III, de Shakespeare, com direção de Luciano Alabarse, volta ao palco do Teatro Renascença, de hoje a 17 de julho, sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 18h.

Sábado (9/7)
Teatro do Sesi celebra seus 25 anos, às 21h, com shows de Mônica Salmaso e Mart’nália.

Domingo (10/7)
Vila Planetário será palco da primeira edição do Planetário Cultural, a partir das 12h, ao lado da sede da entidade Misturaí, com feijoada e apresentações da Batucada do Gurizadaí e Paulinho do Areal, às 14h, Avisem a Shana que Sábado Vai Chover, às 15h, e Samba de Rolê, às 17h.

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Pouco mais da metade dos gaúchos tem o hábito de ler livros. Levantamento do Instituto Pesquisas de Opinião mostrou que os leitores são 51,7% da população, enquanto 48,3% não têm esse hábito. Os índices regionais acompanham o cenário nacional: segundo estudo de 2019 do Instituto Pró-Livro, cerca de 52% dos brasileiros tinham a leitura em sua rotina. Ainda de acordo com a pesquisa regional, entre os gaúchos que leem, a média de livros por ano é de 7,6, três vezes maior do que a média nacional. Para os amantes da leitura, aliás, amanhã é dia de Parêntese, que chega cedinho na caixa de e-mails dos nossos assinantes premium.

RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.