Matinal News

Uruguai e Argentina tomam rumos distintos antes do verão da pandemia

Change Size Text
Uruguai e Argentina tomam rumos distintos antes do verão da pandemia Foto: Daniel Brada/Divulgação

Uruguai e Argentina adotam medidas opostas nas fronteiras do RS

A pressão econômica gerada pela pandemia provoca reações distintas nos países que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul. Mesmo vivendo uma tendência de alta em casos e óbitos, a Argentina vai liberar a entrada de cidadãos de seus países limítrofes a partir do próximo dia 2, uma decisão que o Uruguai – país que melhor controlou a Covid-19 no continente – não gostou.

A medida do governo argentino é uma maneira de fomentar o turismo, em especial com o câmbio favorável para brasileiros. Para entrar em Buenos Aires, os estrangeiros terão de apresentar um teste de PCR negativo, e provavelmente terão de fazer um novo exame no país – o que ainda não está definido. Nesse primeiro momento, a fronteira argentina estará aberta apenas para voos, à exceção de cidadãos do Uruguai, que também poderão voltar a cruzar o Rio da Prata, pelo ferry boat.

Esse vai e vem pelo ferry acende um sinal de alerta no Uruguai, que já havia tomado a decisão de não receber turistas estrangeiros neste verão. A Argentina é, hoje, o sexto país em número de casos no mundo, com quase 1,1 milhão. Do lado uruguaio, as viagens a Buenos Aires não serão vetadas, porém tampouco incentivadas.

Para se ter uma ideia do controle da pandemia no Uruguai, o país tinha ontem 447 casos ativos da doença. Isso é menos do que os novos casos que Porto Alegre contabilizou somente na sexta-feira passada, quando foram confirmados mas 524 diagnósticos – a capital gaúcha tem aproximadamente metade da população do país vizinho. Desde março, o Uruguai, que tem cerca de 3,4 milhões de habitantes, registrou 2.851 casos de Covid-19, com 53 óbitos.

A ameaça a esse controle, no entanto, pode não vir apenas da margem Sul do Prata, mas também da fronteira seca com o Brasil. Mais especificamente em Rivera, onde a proibição da interação entre brasileiros e uruguaios é impossível. Desde sábado, o Uruguai intensificou as barreiras sanitárias na fronteira com Livramento e Rivera, que é a segunda cidade em casos no país. 


O que mais você precisa saber

RS volta a ter bandeira vermelha – A preocupação uruguaia na sua fronteira com Rivera faz sentido. A pandemia não acabou, afinal. Depois de duas semanas, o Rio Grande do Sul voltou a ter regiões em bandeira vermelha no plano de distanciamento controlado. Não em Livramento, mas mais para a Fronteira Oeste: Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo. As outras 18 áreas estão em bandeira laranja, deixando o Estado sem regiões em bandeira amarela nesta rodada. O Governo do Estado recebeu dois pedidos de consideração e publicará o mapa definitivo hoje à tarde após análise dos dados. Desde ontem, a Secretaria Estadual da Saúde deixou de atualizar os números da pandemia aos domingos. Até sábado, 5.581 pessoas tiveram mortes relacionadas ao coronavírus no Estado.

Eleições em Porto Alegre – Com o sol e as temperaturas elevadas, os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre foram às ruas fazer campanha neste final de semana. Manuela D’Ávila (PCdoB) esteve na Feira Ecológica da Redenção e conversou com a escritora Djamila Ribeiro; José Fortunatti (PTB) fez comício em forma de drive-in ao lado do senador Lasier Martins; Sebastião Melo (MDB) circulou pela Zona Norte da cidade; e Nelson Marchezan Jr., os bairros das zonas Leste e Sul. Os candidatos são os quatro melhores colocados de acordo com pesquisa do Instituto Methodus, publicada na última sexta no jornal Correio do Povo. Na corrida para a Câmara de Vereadores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiu 808 candidaturas para a Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A lista completa está neste link.

Volta às aulas – O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) decidiu na última sexta suspender a greve na educação da Capital. Na semana passada a Justiça havia determinado que os professores retomassem as atividades nas escolas. A categoria, que aponta precariedade sanitária nas escolas, seguirá com as visitas para verificar as condições nas unidades de ensino. Desde o dia 27 de setembro, quando foram reiniciadas as atividades de alimentação na Educação Infantil da Capital, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) confirmou 77 casos positivos de Covid-19, sendo cinco crianças, além de 180 com suspeitas da doença. Na Câmara de Vereadores circula um documento assinado por vários parlamentares solicitando a suspensão imediata do retorno das aulas em Porto Alegre e a realização de uma audiência pública para tratar da questão.

Outros links:


Cultura

17 filmes da Mostra de SP para viajar pelo mundo

“Mães de Verdade”. Foto: Mostra Internacional de Cinema em São Paulo/Divulgação

44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo exibe 198 títulos, vindos de 71 países, que serão apresentados até 4 de novembro. Pela primeira vez, o evento ocorrerá majoritariamente de forma virtual, por meio de uma plataforma exclusiva. Na carona de um dos mais interessantes longas dessa 44ª edição, o documentário 17 Quadras, selecionamos 17 filmes para você literalmente viajar pelo mundo com a Mostra. Confira a lista elaborada por Roger Lerina.

Agenda

Estas são algumas das recomendações enviadas aos assinantes premium do Matinal. Se você quer ter acesso à agenda cultural completa, assine aqui.

 Às 19h, o historiador Francisco Marshall ministra a primeira aula da oficina Formas do Mito no Cinema Contemporâneo na programação online do Cine Farol Santander.

A cantora mineira Luiza Brina apresenta-se com o pianista Davi Fonseca no projeto Palco Virtual do Itaú Cultural, às 20h.

E mais.

Receba a agenda completa


Você viu?

Como citamos mais cedo, há, de fato, muitas opções para votar para vereador em Porto Alegre. Mas como fazer a melhor escolha? Recomendamos a plataforma Vota Cidade, que apresenta os candidatos que pensam parecido com você. Isso se dá após o cruzamento de dados, dando match entre políticos e eleitores com pensamentos semelhantes de políticas públicas.

RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.