Matinal News

Zona Norte concentra bairros com maiores abstenções da Capital

Change Size Text
Zona Norte concentra bairros com maiores abstenções da Capital Porto Alegre foi a capital com maior volume de eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno.

ESTA EDIÇÃO É APRESENTADA POR

Dois bairros da Zona Norte são os campeões de abstenção; veja índices em toda cidade

Jardim Floresta e Anchieta foram os bairros campeões de abstenções no primeiro turno das eleições municipais em Porto Alegre em 2020. Vizinhos, localizados na zona norte, ambos chegaram próximos a 40% de eleitores que se recusaram a ir às urnas no domingo, 15 de novembro. A média da capital gaúcha foi de 33%, a mais alta do Brasil.

Reportagem de Naira Hofmeister e Pedro Papini mostra os índices por bairro, geolocalizados em mapas. A matéria também cruza as taxas com dados socioeconômicos da Capital. Ao contrário dos votos brancos e nulos, concentrados nas bordas da cidade e menos frequentes na região central, o mapa das abstenções não tem um padrão que possa ser visualizado com facilidade. O eleitorado que não foi votar no primeiro turno não é homogêneo em seu perfil tampouco na forma como se distribui geograficamente pela cidade.

Veja os mapas interativos e leia a reportagem completa



O que mais você precisa saber

Ibope mapeia intenções de voto, enquanto clima esquenta na Capital – Além das intenções de voto, o Ibope apurou mais detalhes na pesquisa para o segundo turno da Capital. Conforme o levantamento, Manuela D’Ávila (PCdoB) lidera na faixa etária entre 16 e 24 anos, enquanto Sebastião Melo (MDB) leva vantagem entre eleitores de 35 anos em diante. Melo também tem uma vantagem consolidada entre aqueles que ganham entre um e cinco salários mínimos, além de eleitores que possuem até o ensino médio. Entre os votantes com ensino superior, Manuela fica à frente. Na reta final da campanha, o clima esquentou entre os candidatos. Sebastião Melo chegou a ir à Polícia registrar boletim de ocorrência contra Manuela porque entendeu que ela o chamou de racista. Na esfera do Judiciário, foi negado a Melo e a Valter Nagelstein (PSD) o pedido de direito de resposta no espaço de Manuela.

Suspeita de irregularidades em gastos contra a Covid-19 no RS – A ONG Transparência Brasil elaborou um relatório sobre a gestão de prefeituras do interior do Rio Grande do Sul durante a pandemia do coronavírus. Os dados levantaram suspeitas sobre o uso de verba pública em tratamentos sem comprovação científica e teriam indicado o pagamento de propina para a venda de produtos contra a Covid-19. Mais de 5 mil compras emergenciais foram examinadas por pesquisadores da entidade e juntas somam 302 milhões de reais. A maior compra por habitante ocorreu em Garruchos, na região das Missões. A cidade, habitada por pouco mais de 3 mil pessoas, adquiriu 4,5 mil envelopes de ivermectina, remédio usado para a prevenção da doença, segundo o prefeito. Em meio às supostas irregularidades, o Rio Grande do Sul bateu o recorde de internações simultâneas de pacientes com o vírus em UTI. O total chegou a 755. O maior número havia sido registrado em 19 de agosto, quando ocorreu o chamado pico das internações.

Defensoria pede 200 milhões de reais em ação coletiva contra Carrefour – A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul ingressou ontem com uma ação coletiva que pede indenização de 200 milhões de reais por danos morais e coletivos pelo homicídio de João Alberto Silveira Freitas, espancado até a morte no último dia 19 na unidade da Zona Norte do Carrefour, na Capital. Foi incluída na ação também a empresa de segurança privada Vector, pela qual eram contratados os dois seguranças brancos que espancaram João Alberto. “O episódio que ocorreu no Carrefour é uma conjunção dos racismos que habitam a sociedade brasileira. Ninguém soca a cabeça de um ser humano daquela forma sem odiar a pele negra”, disse o defensor Andrey Régis de Melo. Os dois seguranças, Giovane Gaspar da Silva e Magno Braz Borges, estão presos desde a noite do crime. Na terça, foi presa também a funcionária do hipermercado que era a responsável pela segurança do local e acompanhou o espancamento. Adriana Alves Dutra alegou que não impediu as agressões porque estaria com a saúde debilitada por causa de uma cirurgia feita recentemente. Para a delegada Roberta Bertoldo, ela tinha o poder de cessar os ataques, já que era a superior imediata dos agressores.

Outros links:


CONTEÚDO PUBLICITÁRIO

Chegou na Bamboletras!

Em 1908, no interior da França, Victoire é a infeliz esposa do tabelião
Anselme. Ela sonha em ter um filho, mas seu marido a deixa indiferente e
ela, enquanto lê Madame Bovary, pensa que o sexo é “um emaranhado
sujo”. Sua vida é confortável e vazia, mas tudo muda quando Céleste, a
criada, engravida de Anselme. O bebê acaba por aproximar as duas, que
percebem terem mais em comum do que a repulsa por aquele homem. A
autora reflete meticulosa e brilhantemente sobre a liberdade do corpo,
sobre as convenções e diferenças sociais e sobre a educação das
meninas. A atmosfera da época é particularmente bem representada,
além de descrever o poder instintivo do desejo e o significado do sacrifício
em um mundo fechado, cheio de espartilhos.

Amores, de Léonor de Récondo, Dublinense, 189 páginas.

Livraria Bamboletras, Rua Lima e Silva, 776, Lj. 3. Telefone: 51 3221 8764. WhatsApp: 51 99255 6885

Quero ler!

O conteúdo desta seção é de responsabilidade do anunciante.


Cultura

Agenda (🔒)

Para receber todas as dicas culturais do Roger Lerina enviadas aos assinantes premium do Matinal, assine aqui.

Receba a agenda completa


Você viu?

Diego Armando Maradona, lenda do futebol para o mundo, morreu aos 60 anos. A partida de el Diez machucou o coração dos argentinos e entristeceu os amantes do esporte. A história de Maradona tem inúmeros capítulos, uns marcados pela apoteose e outros, pela polêmica. Num desses fascículos, o craque, ainda com 19 anos, esteve em Porto Alegre para encarar o Grêmio durante um festival de reinauguração do estádio Olímpico, convertido em Monumental. Em campo, com o Argentinos Juniors, o meia foi batido por 1 a 0. O jogo também foi a chance do encontro com outro jovem, Renato Portaluppi, que recém tinha estreado nos profissionais do Grêmio. Anos mais tarde, foi a vez do Inter se deparar com Maradona, na disputa do Troféu Joan Gamper, quando o gênio portenho vestia a camiseta do Barcelona. O seu falecimento provocou o adiamento do confronto entre o Colorado e Boca Juniors pela Libertadores. Nada mais justo com um homem tantas vezes celebrado. Foi preciso parar e reverenciá-lo.

Abaixo, arte de Lucas Levitan, enviada à Matinal pelo artista. ¡Gracias, Diego!

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.