Reportagem

Câmara de Porto Alegre promete mais agilidade na publicação dos votos dos vereadores

Change Size Text
Câmara de Porto Alegre promete mais agilidade na publicação dos votos dos vereadores Foto: Ederson Nunes/CMPA

Mudanças no Portal da Transparência atendem a normas da Lei de Acesso a Informação, de 2011. Casa anuncia ainda comitê gestor para fiscalizar cumprimento de medidas

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, neste mês, uma resolução que estabelece regras mínimas para a publicações no Portal da Transparência. Na prática, a mudança adiciona ao site mais dados sobre a atuação parlamentar – informações que já deveriam estar disponíveis de acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI), de 2011.

Com a mudança, que deve entrar em vigor até o início de outubro, quando se fecha 60 dias desde a data da resolução, 4 de agosto, os cidadãos vão encontrar informações como os votos de cada vereador, execução orçamentária e assiduidade dos parlamentares. A vereadora e integrante da mesa diretora Mariana Pimentel (Novo) explica que a mudança atende a recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado. “Algumas informações são colocadas de forma atrasada ou não são colocadas, e agora elas vão passar a estar obrigatoriamente lá”, diz. 

A partir do que está previsto na LAI, o Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) criou uma lista de boas práticas para avaliar o nível de transparência dos órgãos executivo, legislativo e judiciário. Depois de realizar um levantamento em portais de transparência de todo o Brasil, a entidade vai conceder um selo aos órgãos que atenderem a um mínimo de critérios, como acessibilidade dentro do site, publicação de despesas e a íntegra dos editais de licitação. 

A Câmara de Porto Alegre já publica despesas, mas há dados desatualizados. Os editais de licitação podem ser acessados dentro do portal, porém eles levam para outro site, o do Tribunal de Contas do Estado. De acordo com o co-fundador da Fiquem Sabendo e especialista em direito público e processo civil, Bruno Schimitt Morassutti, isso acontece porque muitos municípios alegavam que não tinham condições técnicas de fazer um site adequado, logo o Tribunal de Contas admite que isso aconteça. 

Nas diretrizes da Atricon, as informações do portal são classificadas como recomendadas, obrigatórias e essenciais. Entre as obrigatórias, estão dados como um relatório anual estatístico com a quantidade de pedidos de acesso recebidos, atendidos, indeferidos, bem como informações genéricas sobre os solicitantes, dados.

O documento da Câmara de Vereadores da Capital determina ainda a criação de um Comitê Gestor, que será composto por dois servidores da Casa. A dupla vai ficar responsável por verificar se as regras estão sendo cumpridas conforme a resolução.  A iniciativa não faz parte das recomendações criadas pela Atricon, focadas em boas práticas de transparência ativa, ou seja, aquelas informações que são divulgadas pelo poder público sem que seja necessário acionar a LAI para conseguir. 

Segundo Bruno Morassutti, a resolução da Câmara é uma ação inédita no Legislativo em Porto Alegre, uma mudança que ele considera positiva. No entanto, o advogado questiona o tamanho do comitê gestor. “A composição do comitê com duas pessoas é pequena, ainda mais em uma cidade como Porto Alegre, onde temos quase 1,5 milhão de pessoas.”

Em abril do ano passado, o Matinal mostrou que 40% dos pedidos de acesso à informação feitos pelo Portal da Transparência da Câmara de Vereadores não haviam sido respondidos dentro do prazo legal. Um ano depois, a redação voltou a avaliar o portal da casa legislativa de Porto Alegre, junto de outras capitais. Apesar de ainda apresentar falhas, como a ausência de relatório anual de comprimento da LAI, o site da Câmara da capital gaúcha figurou entre os melhores no ranking nacional criado pela reportagem. O  levantamento foi feito pelo pelo Matinal em parceria com a primeira turma do MBA em Jornalismo de Dados do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.