Reportagem

Daiana Santos: Queremos uma Porto Alegre democrática, inclusiva e plural

Change Size Text
Daiana Santos: Queremos uma Porto Alegre democrática, inclusiva e plural Vereadora Daiana Santos (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Na Semana dos 250 anos de Porto Alegre, o Matinal Jornalismo convidou todos os vereadores da capital gaúcha a responderem à questão: “Qual a Porto Alegre que você quer para o futuro e como seu mandato atua para alcançá-la?”. Os artigos enviados estão publicados nesta página especial.

Leia a seguir o depoimento de Daiana Santos

Porto Alegre já foi considerada a cidade da educação, da cultura e da democracia. No entanto, a recente linha sucessória de governos municipais alinhados com o neoliberalismo nos colocou diante de uma crise de precarização da vida e do trabalho na cidade, sobretudo nas periferias.

Sou sanitarista e educadora popular, portanto sempre trabalhei nos territórios da cidade, em 2020, fui eleita para o meu primeiro mandato e foquei meu trabalho como vereadora em projetos, emendas parlamentares, pedidos de providências, para as comunidades das periferias de Porto Alegre.

As periferias foram as mais afetadas da cidade com a Covid-19, e com isso, aumentou ainda mais as desigualdades sociais existentes. Para enfrentarmos estes problemas, construímos a Frente Parlamentar de Políticas Públicas Para a Periferia na intenção de combater a fome, a violência, a insegurança alimentar, e desta forma colocar a vida e o cuidado em primeiro lugar.

Na busca por uma cidade fundada na democracia real e na justiça social, defendemos a nossa Porto Alegre na perspectiva da educação popular freiriana, que possui como princípio o poder popular, o diálogo e a participação, uma nova forma de organização da tomada de decisões e de fazer a gestão compartilhada da cidade, em relação direta com as organizações e instituições locais, respeitando assim, as especificidades e necessidades de cada território.

Precisamos retomar o debate da gestação da cidade sobre uma ética do cuidado. Impulsionar o associativismo e o cooperativismo solidário como alternativas ao desemprego e as formas de contratação precárias, contribuindo para que tenhamos uma economia popular que valorize a dimensão solidária e coletiva.

Ressalto que buscamos uma cidade livre do machismo, do racismo, da LGBTfobia, e de qualquer forma de violência e discriminação, onde as mulheres e homens, mais em especial as mulheres negras periféricas chefas de família, sintam-se protagonistas das suas vidas, e possam ter além de comida: dignidade, diversão, arte e o direito de esperançar, sonhar e ser feliz.

Daiana Santos, vereadora do PCdoB

Confira no site da Câmara os projetos de autoria da vereadora.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.