Reportagem

Em meio a enchente histórica, secretário do Desenvolvimento Social de Porto Alegre deixa a pasta

Change Size Text
Em meio a enchente histórica, secretário do Desenvolvimento Social de Porto Alegre deixa a pasta Voigt estava na gestão Melo desde o início | Foto: Érico Tlaija Ramos/Secom TRT-4

Enquanto milhares de vítimas buscam ajuda nos abrigos da capital, Léo Voigt pede exoneração. Saída ocorre menos de duas semanas após incêndio que deixou 10 mortos em albergue contratado pela prefeitura

Abandonou o barco. Léo Voigt deixou a gestão de Sebastião Melo (MDB) em meio a uma crise sem precedentes em Porto Alegre. Em nota, a prefeitura afirmou que ele pediu exoneração nesta terça-feira do cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Social. A pasta será assumida interinamente pelo adjunto Jorge Brasil. 

Ao longo da terça-feira, chegou à Matinal uma mensagem que ele teria enviado aos servidores, dando a entender que sairia de férias: 

“Caro (a) Colega, 
Viajarei amanhã ao Exterior.  O plano construído há um ano se revelou impostergável, apesar das emergências todas. 
Jorge Brasil assume a titularidade da SMDS e peço que dispensem semelhante tratamento e inclusão a ele para mantermos, ou melhorar, nosso padrão de entregas. Jorge Brasil está pleno em todas as tarefas e conto com teu apoio a ele, e compreensão comigo.
Abraço e até a volta!
Léo Voigt SMDS”

Às 17h, a prefeitura enviou à redação a nota informando a exoneração e a sua publicação no Diário Oficial desta quarta-feira. À colunista Rosane de Oliveira, ele negou ter pedido para sair. A reportagem tentou contato com Voigt, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Uma crise atrás da outra

Não bastasse a capital ter sido invadida pelas águas do Guaíba, deixando milhares de desabrigados, no dia 26 de abril, uma pousada contratada pela prefeitura pegou fogo, matando 10 pessoas e deixando outras 15 feridas. O local faz parte da rede Garoa e recebia pessoas em vulnerabilidade encaminhadas pelo município. 

Depois da tragédia, a Matinal revelou que denúncias sobre a precariedade das unidades da rede de hospedagens já eram conhecidas da prefeitura. Servidores que atuam com a população em situação de rua enviaram dezenas de fotos e relatórios sobre a situação à direção da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). O Ministério Público também já tinha investigação aberta por improbidade administrativa em contrato de uma das unidades desde o ano passado.

Em entrevista à Matinal em 30 de abril, o então secretário Léo Voigt negou que conhecia as denúncias ou mesmo o processo que tramita no MP-RS. A reportagem já havia tentado contatar a Fasc, mas a prefeitura estava indicando Léo Voigt como porta-voz para sobre o caso. Ele estava no cargo desde o início da gestão Melo.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.