Reportagem

Permissão para circulação de carrinheiros é prorrogada em Porto Alegre

Change Size Text
Permissão para circulação de carrinheiros é prorrogada em Porto Alegre Foto: Leonardo Contursi/CMPA

Mudança no recolhimento do lixo reciclado prevista também deve impactar quem se sustenta com o recolhimento deste tipo de material 

Porto Alegre tem, desde 2008, uma lei que determina o encerramento gradual da atividade de carrinheiros na cidade. Há quatro anos, porém, os governos vêm prorrogando a aplicação desse regramento que afeta milhares de pessoas que trabalham com o recolhimento de materiais recicláveis. Agora, um novo adiamento suspende a aplicação da medida até junho. 

A lei 10.531/2008, de autoria do então vereador Sebastião Melo, foi eficaz em banir a circulação de veículos de tração animal das ruas na capital. A circulação de carrinhos, usados para estocar os papelões e latas recolhidos das ruas, porém, seguiu permitida por força de uma outra lei aprovada em dezembro de 2022, que permitia a circulação dos carrinheiros até dezembro de 2023, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses após o término de sua vigência – foi a opção da prefeitura, neste momento.

“Não vejo como seria possível modificar a situação dos carrinheiros da cidade, de modo que é necessária a renovação da prorrogação desse prazo por mais tempo. Isso percebi em reuniões com esses profissionais”, disse o vereador Airto Ferronato (PSB) à Matinal, em dezembro. Ele foi o autor do projeto que estendeu o prazo da atividade.

A despeito do adiamento da efetividade da lei que bane os carrinheiros, o governo municipal prepara mudanças no recolhimento de lixo em uma parte substancial de Porto Alegre que afetarão diretamente quem busca materiais recicláveis nos bairros mais centrais. 

A prefeitura pretende instalar, ainda no primeiro trimestre, contêineres específicos para esses resíduos em um projeto-piloto que se restringe, por enquanto, aos bairros Menino Deus, Praia de Belas, Centro Histórico e Cidade Baixa. Se bem sucedido, deve se estender a todas as áreas cobertas pela coleta mecanizada em contêiner. 

Segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana, esses novos equipamentos não poderão ser acessados por catadores, pois terão portas do tipo “boca de carga”, nas quais é possível somente depositar materiais, e não retirá-los

Para a ONG Pimp My Carroça, movimento que atua desde 2012 para aumentar a renda e dar visibilidade à pauta dos catadores, a possível proibição da atividade dos carrinheiros torna Porto Alegre uma cidade com legislação especialmente rígida com esses trabalhadores, marginalizando comunidades que obtém sua renda da reciclagem e da limpeza urbana.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.