Reportagem

Conheça as recomendações debatidas na Conferência de Revisão do Plano Diretor

Change Size Text
Conheça as recomendações debatidas na Conferência de Revisão do Plano Diretor Foto: Pedro Piegas / PMPA

Compilado de sugestões será analisado por técnicos da Prefeitura antes da realização de oficinas

Ampliar a participação social em decisões chave para a cidade, incluindo povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos. Priorizar demandas da habitação social. Passar a considerar árvores como um equipamento urbano, assim como ter na arborização um instrumento contra as mudanças climáticas. Investir em novos modais, além de realizar a integração entre eles e diversificar o transporte coletivo, fazendo com que as alternativas se expandam para além dos ônibus. Evitar a descaracterização do Plano Diretor a partir de planos para áreas específicas, como Centro Histórico, o 4º Distrito, Arado e Pontal. Prever uma zona de transição entre as áreas urbana e rural. Vincular os parâmetros de densidade ao  atendimento da demanda de infraestrutura existente e /ou gerada.

Essas são apenas algumas das quase 200 recomendações registradas em um documento de 61 páginas, resultado de dois dias de discussões e deliberações sobre a avaliação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre, que está em processo de revisão. Grande parte do relatório foi construído por cerca de 300 pessoas que atuaram dos grupos temáticos. Ainda assim, inscritos que compareceram apenas no dia das votações também puderam fazer sugestões à versão final, à qual o Matinal teve acesso.

Às 132 recomendações formatadas pelos grupos temáticos foram adicionadas 46 recomendações deliberadas na plenária. Ainda constam oito registros – que não se enquadram, além da rejeição de seis apontamentos e a retirada de um apontamento a pedido da autora.

Agora, as recomendações que constam no documento serão levadas ao corpo técnico da Prefeitura, que as aprofundará em oficinas temáticas, que são as próximas etapas do processo de revisão do Plano Diretor, mas ainda sem datas confirmadas. Uma nova conferência, essa sim para propostas que serão incluídas no novo plano, também será realizada antes da elaboração do projeto de lei que será enviado à Câmara.

No evento da semana passada, os temas foram divididos em sete eixos temáticos: Desenvolvimento Social e Cultura; Ambiente Natural; Patrimônio Cultural; Mobilidade e Transporte; Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana; Desenvolvimento Econômico e Gestão da Cidade. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Mobilidade e Urbanismo, que coordenou a conferência, quase mil pessoas se inscreveram ao longo da programação, que antes das recomendações, teve um espaço para “nivelamento”, com palestras e debates.

Gostou desta reportagem? Garanta que outros assuntos importantes para o interesse público da nossa cidade sejam abordados: apoie-nos financeiramente!

O que nos permite produzir reportagens investigativas e de denúncia, cumprindo nosso papel de fiscalizar o poder, é a nossa independência editorial.

Essa independência só existe porque somos financiados majoritariamente por leitoras e leitores que nos apoiam financeiramente.

Quem nos apoia também recebe todo o nosso conteúdo exclusivo: a versão completa da Matinal News, de segunda a sexta, e as newsletters do Juremir Machado, às terças, do Roger Lerina, às quintas, e da revista Parêntese, aos sábados.

Apoie-nos! O investimento equivale ao valor de dois cafés por mês.
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já nos apoia, agradecemos por fazer parte da rede Matinal! e tenha acesso a todo o nosso conteúdo.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Gostou desta reportagem? Ela é possível graças a sua assinatura.

O dinheiro investido por nossos assinantes premium é o que garante que possamos fazer um jornalismo independente de qualidade e relevância para a sociedade e para a democracia. Você pode contribuir ainda mais com um apoio extra ou compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! Faça login e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.

Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
RELACIONADAS
;

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.