Matinal, Parêntese, Recomendações

Roger Lerina: recomendações da semana

Change Size Text
Roger Lerina: recomendações da semana Iberê Camargo em frente ao painel na OMS, em Genebra. Foto: Imprensa Fundação Iberê/Divulgação
ARTES VISUAIS Acervo digital da Fundação Iberê A Fundação Iberê avançou em sua parceria com o Google Arts & Culture e disponibilizou todo o seu acervo, além de matrizes para gravuras, provas de estado e centenas de obras de Iberê Camargo (1914 – 1944) que se encontram em coleções particulares e estrangeiras, totalizando mais de 5 mil itens. No Brasil, apenas o Projeto Portinari possui um volume tão expressivo de obras publicadas na plataforma – e no Rio Grande do Sul, a Fundação é a única instituição que integra o projeto de alcance global. Para visitar a plataforma, clique aqui. Gustavo Possamai, responsável pelo acervo da Fundação Iberê, diz que o centro cultural está em contato com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para que a gigantesca pintura do artista seja digitalizada em altíssima resolução. O Google Arts & Culture já disponibiliza para visualização o processo de criação do imponente painel de 49 metros quadrados, oferecido pelo governo brasileiro em 1966 à Organização Mundial da Saúde, em Genebra, por meio de dezenas de fotografias, correspondências e estudos preparatórios, pertencentes ao acervo da Fundação e aos arquivos da OMS. MÚSICA Suíte para Flauta e Jazz Piano Trio | Quarteto Bolling-Elias Quarteto Bolling-Elias. Foto: Rafael Figueiredo/Divulgação Já que estamos vivendo de lives – pleonasmo? –, a dica para este final de semana é conferir o Quarteto Bolling-Elias neste sábado (11/7), às 17h, dentro da série Ospa Live. O destaque do repertório é um dos maiores sucessos da música de concerto do século 20: a Suíte para Flauta e Jazz Piano Trio, do compositor francês Claude Bolling (1930-). A peça, que completou agora 45 anos de sua estreia, alia a linguagem do jazz às técnicas de composição da música erudita – a barroca, em especial. O grupo é composto por Artur Elias (flauta), Dunia Elias (piano), Bruno Braga (bateria) e Rafael Figueredo (contrabaixo). O recital é transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da orquestra, diretamente da Casa da Ospa, e a direção artística é do maestro Evandro Matté. CINEMA Mostra Álbum Animado de Bestiários “Tito e os Pássaros”. Foto: Conteúdo Net/Divulgação O Itaú Cultural está apresentando em seu site até 30 de julho uma programação cinematográfica para adultos e crianças em um breve percurso pela animação brasileira desde os anos de 1980. Inspirada no conceito literário do bestiário, que descreve o mundo animal muitas vezes de forma sobrenatural, a mostra Álbum Animado de Bestiários exibe 10 filmes, entre curtas e longas-metragens. Os títulos são realizados em diversas técnicas de animação, como o tradicional 2D, stop motion e 3D.

Quer ter acesso a conteúdo exclusivo?


Assine o Premium
ou faça login

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.