Crônica

La Loba completa um ano: uma revista das “elas” do Brasil

Change Size Text
La Loba completa um ano: uma revista das “elas” do Brasil

Era verão. Se naquele dia de modorra e suor escorrido me tivessem dito ser 2021 um ano de construção intensa dentro do ambiente da arte feita por mulheres, talvez eu tivesse dito não. Se eu soubesse que, a cada novo mês, faria a curadoria para uma revista literária com mais de quinhentos acessos mensais, eu poderia não me achar capaz. Se, na noite de insônia em que se fez parir La Loba, eu avistasse os mais de cem textos recebidos a cada nova edição, eu certamente me teria negado.

Era um janeiro pandêmico sem vacina e sem gente. Com criança pequena no braço e nenhuma perspectiva para o país. Pátria em processo de apagamento cultural, de que vale a Literatura e outras artes em uma guerra? Doem as costas na cadeira em frente ao computador, dói a alma por não ser diferença. Mas te levanta e anda, me disseram em um sonho. E o broto passou a germinar, tornando-se árvore de copa frondosa, verde e arredondada. Daquelas de sombra como abraço. Prumo alto e canto de pássaros. 

No último janeiro 31, a La Loba Magazine completou seu primeiro ano de existência. E não há como deixar de notar a sua importância a cada nova edição. São mais de quatrocentos textos publicados das “elas” de todo o Brasil. Pará, Ceará, Rio, São Paulo, Tocantins, Mato Grosso, vinte e três estados têm representação de suas mulheres cis e trans nesse primeiro ano da zine. 

A iniciativa não tinha propósito além de cantar a aldeia. Jamais pensei ser tão necessária a outras moradas, afinal, até então, somente vivia com a minha visão sobre a falta de uma publicação editada e com curadoria feita por mulheres em Porto Alegre. O que eu aprendi, nesse ano passado até agora, é que existem tantas de nós que já não se pode contar. Afinal, a escrita faz parte de quem somos. De nossos diários e poemas até o silêncio provocado em mulheres inseridas no campo intelectual, muitas vezes julgadas ou por produzir uma arte vista como “menor” e mais “emocional” ou por trabalhar em sua carreira em detrimento da família. 

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHEUM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.