Memória

Os Estudantes de 1941

Change Size Text
Os Estudantes de 1941

Qual a origem do Teatro do Estudante no Rio Grande do Sul? Quem teve a ideia? Que dificuldades encontrou? Onde buscar essas notícias? São tantas as perguntas, tão poucas as informações, e já não há mais entre nós nenhum desses iniciadores que, além de terem ideias, se dedicaram a torná-las realidade. Antes de partirem, deixaram provas materiais que são verdadeiros testemunhos dessa jornada quase impensável para a época. E é sobre eles que me debruço, e me delicio, descobrindo detalhes dessa história que tantas vezes me foi contada e a que nem sempre dei muita atenção.

Na minha mesa, folheando o livreto com o texto da primeira peça encenada, vejo registrados os nomes dos autores, dos atores e seus personagens, assim como do pessoal que dá o suporte para que o espetáculo aconteça, e preencho minha curiosidade com as fotografias do palco e plateia do Theatro São Pedro da noite de 15 de novembro de 1941, assinadas por Sioma Breitman. Para minha sorte, além do livreto editado pelo Centro dos Estudantes de Direito, em 1942, encontro o Programa, recortes de jornais e outros papeis amarelados e recheados de informações preciosas.

E é nesses achados, reunidos e guardados cuidadosamente por meu pai, e ainda complementados por apontamentos pessoais dele, que me informo e me atrevo a escrever sobre a gestação e nascimento do Teatro do Estudante. Não me proponho a avançar além da noite da estreia, prefiro os bastidores, o alvoroço do processo criativo, os movimentos da coxia. Reconheço tamanha riqueza no material com que me defronto que entendo ser um dever repartir a viagem que, imaginariamente, realizo com os estudantes de 1941.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.