Memória

Os locais – Santa Casa, Qorpo Santo e Aníbal

Change Size Text
Os locais – Santa Casa, Qorpo Santo e Aníbal


A data primeira da Santa Casa é 1803: neste remoto ano foi fundado o Hospital de Caridade de Porto Alegre, tendo início a construção do primeiro prédio. Isso transforma o atual complexo moderno de saúde em uma das mais antigas obras ainda vivas da cidade.

A primeira parte do prédio, ainda de pé, testemunha o tamanho da cidade 200 anos atrás: o local escolhido ficava longe do centro, num dos limites da pequena aldeia que era a capital gaúcha naquele momento, o alto do morro atrás do qual se estendia o campo que, no
futuro, seria transformado na Redenção.

Em 1814 ganhou o status jurídico de Santa Casa, o que habilitava o hospital a receber doações e legados. Passou a abrigar a roda dos expostos, dividiu-se em enfermarias especializadas, e com o tempo transformou-se em instituição educativa, habilitando médicos e outros profissionais da saúde.

Atualmente o Complexo da Santa Casa conta como nove hospitais (mais um em
construção), que abrigam a Universidade Federal de Ciências da Saúde.


QORPO-SANTO


Qorpo-Santo nasceu depois. Primeiro era José Joaquim de Campos Leão, vindo ao mundo em Triunfo, RS, em 1829 – mesmo ano de José de Alencar. De boa condição social, veio a Porto Alegre para estudar. Depois viveu em algumas cidades, sempre em empregos letrados (foi delegado de polícia, professor, vereador). Escrevia para jornais.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
marca-parentese

Abra um parêntese no seu fim de semana com jornalismo e boas histórias. Deixe seu email e receba toda semana as newsletters da revista Parêntese.

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito