Nossos Mortos

José Murilo de Carvalho, o maior historiador do Brasil?

Change Size Text
José Murilo de Carvalho, o maior historiador do Brasil? Foto Fernando Frazão/Agência Brasil

Há uns meses atrás uma amiga historiadora postou uma foto de uma palestra do João José Reis com a seguinte legenda: “o maior historiador do Brasil”. A afirmação me pegou desprevinido, pois nunca pensara sobre isso. Ainda perguntei se era apenas um elogio ou se de fato havia chegado àquela conclusão, e ela respondeu que não tinha dúvida. A certeza me deixou ainda mais surpreso. Não me restou outra opção a não ser ficar pensando… quem é o maior historiador do Brasil?

De fato, João José Reis é um forte candidato. Seus três grandes livros – Rebelião Escrava no Brasil, A Morte É Uma Festa e Ganhadores – na minha opinião são o melhor que há sobre escravidão brasileira no século 19. Partindo da Revolta dos Malês, da Cemiterada e de uma greve de escravos e libertos em 1857, Reis oferece uma visão original, complexa e sofisticada da dinâmica da sociedade imperial. Ele certamente está entre os melhores, mas eu não estava disposto a fechar a questão tão rapidamente assim. (Afinal, a graça está em ficar ponderando.)

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.