Palíndromo

SóNós #9

Change Size Text
SóNós #9

ALÔ, CASA: À SACOLA.

Quem é palindromista não consegue deixar de ver palíndromos por todo lado. Quem não é, nem percebe que vários palíndromos podem se infiltrar diariamente na pessoa: pelos olhos, boca, nariz, ouvidos e poros. Porque além da comunidade de palindromistas, também a sociedade de consumo não resiste à tentação de produtos e marcas palindrômicas. E se há oferta é porque a demanda manda: da porta da casa à sala, da cozinha ao banheiro, até à garagem, convivemos com palíndromos. Pra lá e pra cá ao nosso redor, no Brasil ou no mundo, eles atendem desejos, são úteis e práticos, laváveis e comestíveis. E quem diria: pelo lucro que trazem à indústria e ao comércio e pelos impostos que geram, são palíndromos que contribuem pro PIB! Puizé, a edição de Só Nós #9 parece agência de publicidade. Mas não somos camelôs palindromáticos: é só pra não dizerem que não falamos dos palíndromos na vida real.




A COMER, REMOÇA.

Produto: Nissin Lámen. Tipo: macarrão instantâneo. Fabricante: Nissin Foods do Brasil Ltda.
É o palíndromo mais consumido no mundo todo! Tudo começou em Osaka/Japão, em 1948. Chegou ao Brasil em 1965 pela Miojo de SP. Por ser prático e barato, se consagrou como opção alimentar entre os brasileiros de baixa renda. Mesmo entre os palindromistas, não deve ter quem não tenha provado pelo menos algum dos seus 11 sabores.

Produto: Nan. Tipo: leite em pó. Fabricante: Nestlé S.A.
Na busca, o google informa: “É uma fórmula infantil para lactentes com restrições a nutrientes presentes no leite materno, para satisfazer as necessidades dos bebês.“ Quer dizer: vendido sob prescrição médica. Nas gôndolas, é um palíndromo cujo rótulo salta aos olhos: nos lembra que Nan vem de nanar.

Produto: Sugus. Tipo: caramelo. Fabricante: Suchard.
O nome Sugus deriva de suge, palavra em língua escandinava que quer dizer chupar. Criada em 1931 por uma chocolateria suíça, essa bala candy é sucesso mundial em vários sabores. Mas no Brasil tem gosto de nostalgia: parou de ser comercializada entre nós nos anos 80.

Produto: Maoam. Tipo: goma de mascar. Fabricante: Haribo

Maoam, antes de pertencer ao maior produtor de balas candy e dos ursinhos de gelatina, era marca de uma empresa menor. Maoam vem das iniciais da frase “Mundet allen ohne Ausnahme” (todos, sem exceção, gostam) e Haribo das iniciais de Hans Riegel Bonn.

Produto: Viv. Tipo: iogurte. Fabricante: Vigor Alimentos S.A.
A partir da entrada do grupo mexicano Lala no mercado brasileiro em 2017, a linha de iogurtes da Vigor ganhou esse apelido palindrômico. Que remete a viver. Uma boa jogada de marketing: curto, memorável e ganhou visibilidade nos supermercados.

Produto: Vov. Tipo: licor de ovos. Fabricante: Molinari S. P. A.
O licor de ovos foi inventado m 1845 por Gian Battista Pezziol, confeiteiro de Pádua. Era chamado Vovi, plural de ovo. O Vov (à base de gema, vinho Marsala, açúcar e álcool) surgiu em 1945 e hoje é exportado para 80 países. Se Vov não dá dor de cabeça na hora de palindromar, vale lembrar a definição – por experiência própria – de Luis Fernando Verissimo: “Não há pior ressaca que a do licor de ovos.”

Produto: Anilina. Tipo de alimento: corante alimentício. Fabricante: vários.
Um dos mais bonitos palíndromos da língua portuguesa, deixa a gula ainda mais irresistível. Pela alta concentração, tem excelente rendimento na confeitaria: serve para colorir macarons, chantilly, sorvetes, cremes, bolos, tortas, docinhos finos, chocolates, pipoca doce, maçã do amor e caldas. Embora seja encontrada em pó, líquida ou gel, os palindromistas a preferem em letras.



A ZELE: BELEZA.

Produto: Kaiak. Tipo: colônia e desodorante masculino. Fabricante: Natura Cosméticos S. A.
Para batizar sua linha, essa perfumaria teve que recorrer ao inglês kayak, amputar o y e implantar um i e um k invertido. Valeu o esforço e o design: o suor é vencido pela sugestão do frescor aquático. Já o Wiktionary diz que a palavra originária é mais antiga: veio do proto-esquimó qajaq (barco do homem). Aliás, seu remo de duas lâminas tem pertinência palindrômica.

Produto: Palindrome III. Tipo: perfume. Fabricante: Santi Burgas.

O que não falta na Espanha e sobretudo na Catalunha são palindromistas e outros apaixonados por palíndromos. Um deles, o designer e perfumista catalão Santiago Burgas, gosta tanto que criou o perfume Palindrome III. Como se sabe, soltas no ar as moléculas odoríferas vão e voltam.



Produto: Nun. Tipo: perfume. Fabricante: Laboratório Olfattivo.

Esta perfumaria em Turim/Itália faz sua homenagem ao palíndromo com que os antigos egípcios definiram a água primordial, ou melhor, o Deus Nun. Reza a lenda que o Lótus nasceu nesta água, que à noite se escondeu dentro dela e depois se abriu novamente para o sol. Um perfume que surge da água e se dissolve ao sol, num vaivém de Nun no ar.

Produto: Mixim. Tipo: perfumes e cosméticos. Fabricante: Viclea Co. Ltd.
Os japoneses também fazem palíndromos – com ideogramas, silábicos. Surgida em 2016 e baseada em Tóquio, depois de três marcas lançadas esta empresa afinal lançou a linha Mixim de cuidados com o corpo. Tudo a ver com produtos feitos para passar suavemente na pele, pra lá e pra cá.

Produto: Mum. Tipo: desodorante. Fabricante: Doetsch Grether.

Em 1888, um inventor desconhecido da Filadélfia/EUA desenvolve um creme antibacteriano com baixo teor de óxido de zinco. E por causa do apelido palindrômico da sua babá (que devia transpirar pra caramba), ele patenteou a marca Mum, o 1º desodorante do mundo. Em 1952 Mum inova outra vez: lança o roll-on, imitado mundo afora. Em 2004, a marca foi comprada pela suíça Doetsch Grether, que não fede nem cheira.

Produto: Tut. Tipo: xampus, condicionadores e alisadores. Fabricante: Biotropic Cosmética.
A origem de uma marca-palíndromo pode estar onde menos se espera. No caso da linha Tut Hair para tratamento dos cabelos, está num ingrediente da sua fórmula: o Tutano Ativo. Como tutano vem do osso, trata-se de um palíndromo dentro de outro. Ninguém pode dizer que essa empresa do Espírito Santo não foi criativa.

Produto: Zaz. Tipo: esmalte. Fabricante: Mundial S. A.
Se uma empresa de cutelaria tem imensa clientela no setor de salões de beleza, natural que queira ter um produto para pintura das unhas. Aí a Mundial foi lá no Laboratório Avamiller de Cosméticos Ltda, que por 40 anos produziu sua linha de esmaltes, e zás: adquiriu a marca Impala. Enfim, desde 2013 esse colorido palíndromo na ponta dos dedos trocou de mãos. 


Produto: Bob. Tipo: rolo de cabelo. Fabricante: vários.
Como estamos acostumados a ver, desde os anos 50, palíndromo também sobe à cabeça das mulheres. É um cilindro de plástico (ou outros materiais), de diversas cores e tamanhos. Serve para dar volume, alisar ou ondular os cabelos em atraentes penteados. Como qualquer bom palíndromo, o bob funciona parecido: enrola e desenrola.


A DOMA DA MODA.

Marca: Lojas Renner. Produtos: vestuário e acessórios. Fabricante: linha própria.
É um sobrenome palíndromo de origem alemã, que se tornou fábrica e depois loja até virar loja de departamentos. Hoje as Lojas Renner S. A. se multiplicaram em várias empresas, com mais de 600 endereços, no DF e mais seis estados do Brasil. No exterior, está presente no Uruguai e Argentina. Um palíndromo sonoro e chamativo, que atende um vasto mercado e um público que vai e volta, cativo da marca.

Marca: Traxart. Produtos: equipamentos esportivos, vestuário e acessórios. Fabricante: linha própria.
O nome dessa rede de lojas em São Paulo e em São Bernardo do Campo chama atenção desde 1990: um palíndromo que virou uma grife de skate. Atletas profissionais e amadores se equipam e se vestem à altura das suas performances. E o que os skatistas mais fazem nas pistas? Palíndromos no solo e no ar.

Marca: Adda. Tipo:  calçados. Lojas: rede varejista.
Imagine vender sapatos em Deli, capital da Índia, um mercado para 11 milhões de pares. Com tamanha demanda, uma rede de lojas calçadistas tem que atrair um imenso público consumidor. E quem escolheu o palíndromo Adda (sair, em hindi, um dos 10 idiomas mais falados no país) sabia o que estava fazendo. Sem o google a gente não saberia por onde andam os palíndromos.


Marca: Uffu. Tipo: artigos de luxo. Fabricante: fornecedores.
Como a língua tcheca não nos diz nada, apelamos para o translator do google. O facebook da loja Uffu informa: o projeto Uffu é focado em artigos de luxo de todo o mundo. Estamos atuando na moda há vários anos. Num palíndromo sem tradução, o slogan nos atraiu. (Encontramos muitos Uffu, até assento de banheiro…)


SAIR ACABA TABACARIAS.

Produto: Eve. Tipo: cigarros. Fabricante: Liggett Group nos EUA e Philip Morris no resto do mundo.
A partir de 1971 as mulheres americanas liberadas ganharam um cigarro icônico, à sua imagem e semelhança: maço maior (100mm, depois 120mm) e mais esbelto. Com design floral, concorria com Virgínia Slims, o 1º cigarro para o público feminino. Com um palíndromo que remete ao éden e apesar das restrições ao tabaco, a marca é cult até hoje. No Ebay isso se comprova através da oferta de prints de anúncios de Eve em antigas revistas de moda.

Produto: Palindrome. Tipo: charutos. Fabricante: Tabacalera Palma.
Até onde pode ir a fascinação por palíndromos? Até a República Dominicana. Lá, numa fábrica de charutos, são feitos testes de envelhecimento. Para efeitos de controle e vendas nomearam 10 lotes assim: Deified, Level, Testset, Racecar, Kaiak, Radar, Rotator, Madam, Civic, Stats. 2.900 charutos especiais, à espera de apreciadores exigentes para avaliar a maturação. Foram disputados civilizadamente, alguns só um maço por pessoa. Isso foi em 2020, mas a palindromia tabagista continua.

Produto: Arra. Tipo: carvão para narguilé. Fabricante: o próprio.
Para quem aprecia palíndromo e o ritual do cachimbo d´água, eles agora se juntaram. No caso do carvão de coco, ele é considerado a melhor opção: ecológico, não passa gosto pro fumo, sem cheiro, emana muito calor, rende uma hora de sessão, deixa pouca cinza e produz bastante condensação no narguilé. Com Arra, o fumante traga e curte o vaivém da fumaça.


O SOM A FERE. FAMOSO.


Artista: Abba. Álbum: Collected. Ano: 2021. Selo: Universal Music.
ABBA eram Agnetha e Björn, Benny e Anni-Frid, dois jovens casais suecos que em 1972 formaram um grupo de música pop, que com a explosão da “disco music” se tornou a banda que mais vendeu discos no planeta nos anos 1970. O grupo (assim como os casamentos) foi extinto oficialmente no início década seguinte, mas nunca parou de fazer sucesso, graças a sucessivos álbuns de compilação, e ao musical Mamma mia (que se fosse Ai, mamma mia seria outro palíndromo), lançado em 1999 e transformado em filme em 2008. Desde 2018, eles voltaram a se apresentar em conjunto, e em 2021 lançaram novo álbum de inéditas, Voyage. Em homenagem ao seu enorme público LGBT (não exclusivo, é claro), poderíamos dizer, num palíndromo de inclusão, que É GAY O VERBO SOBRE VOYAGE.



Álbum: Só Nós. Artista: Paula Toller. Ano: 2007. Selo: Warner Music.
Paula Toller foi durante 24 anos (1982-2016) a vocalista e compositora (ao lado de George Israel) da banda de rock carioca Kid Abelha e os Abóboras Selvagens. Mas também mantém, de 1998 até hoje, uma carreira solo. Seu segundo disco individual teve como título essa obra-prima da simplicidade palindrômica, que certamente Fraga e Giba não foram os primeiros a copiar: Só Nós. Não há uma canção com este título no álbum, cuja faixa de maior sucesso, vencedora de um disco de platina, foi Meu amor se mudou pra lua. Claro: A LUA PARA PAULA.

Artista: Zé Miguel Wisnik. Álbum: São Paulo-Rio. Ano: 2000. Selo: Maiangá.
José Miguel Wisnik é escritor (O som e o sentido, Veneno remédio, Maquinação do mundo, etc.), professor de Literatura Brasileira na USP e um dos mais respeitados intelectuais brasileiros. Mas seu quase homônimo Zé Miguel (ele mesmo) é cantor e compositor com 6 álbuns individuais, além de vários outros em parceria. Seu CD São Paulo-Rio (2000) possui a faixa Relp, composta em parceria com sua filha Marina, que é uma pérola de poesia e palindromia, assim: “… ela fica rindo e polindo / o que parece ter dentro e fora de si / ou então construindo / um lindo palíndromo / outro tesouro de ouro e marfim / que mima a mina e anima a mim…”


Artista: VAV. Música: Flower. Ano: 2017. Selo: A Team.
VAV é uma banda de k-pop masculino criada em Seul em 2015, recrutada e formatada pela empresa A Team Entertainment, e que já lançou 6 álbuns e mais de 20 “singles”. Não conhecemos nada sobre a música dos rapazes, mas pelo nome que a gravadora inventou pra eles (Very Awesome Voice ou “Voz Muito Incrível”), eles devem ser bastante pretensiosos. Palindromicamente, é claro.


Álbum: Rions Noir. Artista: Palindrome. Ano: 2003. Selo: Bloc 46.
Palindrome é também um “projeto musical”, nome que se aplica a uma banda formada por músicos que se juntam eventualmente mas mantêm outras atividades paralelas. No caso, um projeto do DJ francês Manu le Malin (“Emmanuel, o Maligno”), do gênero techno hardcore, seja lá o que for isso. Rions noir (2003) é até hoje o único álbum do grupo, e seu título é um palíndromo clássico da língua de Proust. Uma tradução possível seria “vamos rir um riso amargo”.


Música: Bob. Artista: Weird Al Yankovic. Álbum: Poodle Hat. Ano: 2003. Selo: Volcano.
Em março de 1965, quando Bob Dylan lançou a canção Subterranean homesick blues, o filme de lançamento (um dos primeiros “videoclipes”) mostrava o próprio Dylan segurando uma pilha de folhas de papel com trechos da letra, que ele ia mostrando pra câmara e descartando no chão em sincronia com a música. 37 anos depois, o cantor, compositor e figura esquisita norte-americano Weird Al Yankovic compôs uma canção em que todos os versos eram palíndromos – de IF I HAD A HI-FI até GOD, A RED NUGGET, A FAT EGG UNDER A DOG. Seu vídeo de lançamento foi uma refilmagem explícita de Dylan: no enquadramento, no figurino, no penteado e principalmente na forma de acompanhar a letra. Para coroar a homenagem, colocou na canção o título, também palindrômico, Bob.


LIGA, É ÁGIL.

Produto: Oppo. Tipo: celular. Fabricante: BBK Eletronics.
5ª maior empresa de smartphones do mundo, a Oppo é uma marca chinesa. O negócio dela é baratear os aparelhos pra poder concorrer com os Nokia da vida. Ela já vende para a Rússia e pretende se instalar no Brasil. Não encontramos traduções para esse palíndromo.

Produto: Orro. Tipo: celular. Fabricante: Samsung Electronics Co. Ltd.
Essa empresa sul-coreana não é uma qualquer, mas o palíndromo Orro consegue ser pior que Oppo. Além da boa tecnologia, talvez a marca fraca seja o motivo dela ser alvo de super pirataria. Taí uma boa razão pra se chamar Orra. Vamos torcer que um palindromista sul-coreano invente algo melhor.

Produto: Aca. Tipo: caixa de som. Fabricante: Reistar Indústria e Comércio de Eletrônicos Ltda.
O modelo de caixa acústica ACA faz parte da linha da marca Amvox. A empresa produz, desde Camaçari/BA, caixas de som amplificada e bluetooth, entre outros aparelhos eletroeletrônicos. Nos agrada muito um nome como Aca, que ressoa como eco: é um potente palíndromo indo e vindo nas ondas sonoras pelo ar.

Produto: Sonos. Tipo: caixas de som. Fabricante: Sonos Inc.

Empresa americana que, dizem eles, inventou o smart áudio. Cada caixa Sonos é um aparelho de som completo e sem fios. Seus produtos se espalham pela casa, dentro e fora: home theater, som ambiente e som portátil. Todos os equipamentos funcionam com os três principais assistentes de voz. Ao contrário do palíndromo em português, Sonos é uma experiência que nos desperta.

Marca: Lettel. Tipo: telefonia e comunicações. Empresa: Lettel Cloud Enterprise.
A Lettel é uma empresa de SC com atuação nacional. Substituiu a Lettel Global Telecom, extinta na parceria com outras operadoras para formar a Vivo. Agora a Lettel presta serviços de comunicação corporativa, com um grande leque de produtos e tecnologia avançada. Sem ser chamativo, seu palíndromo é engenhoso: duplica a abreviatura de telefone, em expansão pra lá e pra cá, com atendimento em todas as direções. Funcional.

Produto: Moxom. Tipo: headphones e acessórios. Empresa: a própria.
Mais uma marca chinesa da indústria eletrônica que apela para um palíndromo. O design do logo não impressiona, mas a palavra soa forte. Deve funcionar, tanto para o imenso mercado interno da China quanto nos mais de 100 países para onde exporta seus produtos com e sem fio. Sua linha de acessórios supre usuários de celulares e games e música.




SAUDÁVEL LEVA DUAS.

Produto: Xanax. Tipo: Medicamento. Empresa: Pfizer.
A indústria farmacêutica não ia desperdiçar a chance de ter um palíndromo nas prateleiras. Xanax, diz a bula, ajuda a controlar a ansiedade, situações de pânico e fobias, depressão inclusive. É um dos nomes comerciais mais conhecidos do Alprazolam, talvez por ser dos mais receitados nessa sociedade dependente do cartel de laboratórios. Pela sonoridade e rapidez na pronúncia, Xanax tinha tudo para ser marca de laxante.

Marca: Palindrome. Tipo: acessórios hospitalares. Fabricante: Medtronic.
Para quem faz diálise ou hemodiálise, catéter é fundamental. No caso do catéter Palindrome, ele incorpora um revestimento de heparina e manga de íons de prata, reduzindo a probabilidade de formação de coágulos e colonização microbiana na superfície do catéter. Para nós, leigos, a marca Palindrome tem muita pertinência num acessório hospitalar: palíndromo, em medicina, é a recidiva, vulgo recaída, o retorno de algumas doenças. Sobrevivendo e aprendendo.

Produto: D´Libil. Tipo: medicamento. Fabricante: D´Farma Farmácia de Manipulação Ltda.
Cá entre nós: usar um palíndromo para sugerir a recuperação do vaivém libidinoso é subliminar. Como funciona? D’Libil (vide site), é uma fórmula que atua no organismo melhorando a impotência (frequência e força das ereções), falta de libido (masculina ou feminina) e recuperação da atividade sexual. Seus princípios ativos – maca peruana, Ioimbina, catuaba e tribulus terrestris – promovem a plenitude da libido, isto é, a palindromia na cama. Quem criou a marca Viagra tem muito a aprender.

Marca: SUS. Tipo: saúde pública. Instituição: Governo brasileiro.
Se existe algum palíndromo que faça 215 milhões de brasileiros erguerem as mãos pro céu é essa abençoada sigla. E devemos o SUS à progressista Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988: ela decretou saúde como um direito de todos e dever do Estado. Nada mais exemplar: entre os países com mais de 200 milhões de habitantes, o Brasil é o único que possui um sistema de saúde universal gratuito. Isso garante desde atendimentos primários até procedimentos complexos, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Sem esquecer o fornecimento de remédios e vacinas, também gratuitos. Quanto ao logo, podia ser melhor. Mas nesse caso o que importa é o amparo à vida, não o design. Viva o SUS, o palíndromo que é a salvação da pátria.



LAVA: É AVAL.


Produto: Omo. Tipo: sabão em pó. Fabricante: Unilever.

Omo, talvez o palíndromo comercial mais famoso do mundo, surgiu na década de 1940, na Inglaterra. E, como em outras marcas, o nome esconde uma sigla: Old Mother Owl, ou a “velha mãe coruja”. Refere, implicitamente, àquela senhora que mantém a roupa da prole sempre impecável. Imbatível campeão de vendas no Brasil (700 mil toneladas/ano) e outros países, virou sinônimo de categoria entre os detergentes. Até que apareça outro rival palindrômico, muita água há de passar pelo tanque e pela máquina,

Produto: Ala. Tipo: sabão em pó. Fabricante: Unilever.

Lançado em 1996 para atender um mercado específico (o norte-nordeste), Ala tem cara e nome de primo pobre do Omo. Foi o 1º sabão em pó vendido em embalagem plástica. É que as caixas de papelão não resistiam à umidade de muitas regiões. É um palíndromo sem maior apelo, que o sabão deve compensar pela economia de água num só enxágue. Bem que a fábrica poderia ter um consultor palindromista.


A COR É DE ROÇA.


Produto: Tintas Renner. Tipo: tintas. Fabricante: PPG Brasil.
Nós, gaúchos, convivemos há décadas com o palíndromo Renner em duas versões: as Lojas Renner e as Tintas Renner. O palíndromo nos rótulos das latas, latões e baldes está gravado sutilmente na memória: a palavra tem mais a ver com o vaivém dos pincéis, rolos e broxas. Os movimentos pra lá e pra cá ao pintar paredes, tetos e pisos são sempre palindrômicos, embora só os palindromistas percebam alguma analogia. É possível colorir uma casa ou apartamento com qualquer marca de tinta, mas com Renner nos parece mais familiar. Mas há tempos a marca não é mais da família Renner: pertence à americana PPG, a pioneira das tintas.



Produto: Civic. Tipo: automóvel. Fabricante: Honda Motor Company, Limited.
Não é todo palíndromo que tem quatro rodas: só conhecemos esse. Segundo a Wikipédia, o Honda Civic é um carro produzido pela Honda desde 1973. Atualmente encontra-se em sua décima-primeira geração. Entre nós foi eleito duas vezes o Carro do Ano pela revista Autoesporte, em 2007 e em 2017. Começou a ser importado para o Brasil em 1992, junto com o Honda Accord, com produção no Brasil entre 1997 e 2021. Produzido na unidade da Honda localizada em Sumaré/SP, foi o sedan médio mais vendido do Brasil no 1° semestre de 2008, superando modelos concorrentes. Atualmente é produzido em dez países: Japão, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Paquistão, Taiwan, Turquia, Índia, Tailândia e Vietnã. Como um bom palíndromo circular, o Civic circula bastante.

Marca: AFFA. Tipo: revenda de carros. Empresa: AFFA Motors.
Se obteve bem pouco sobre essa revenda em Curitiba/PR: o site avisa que está temporariamente inativo. Além disso, não conseguimos apurar o significado da sigla. Em sua atividade normal, a empresa vende, compra e negocia automóveis de todas as marcas e modelos, 0 km e seminovos. Fica o registro do palíndromo automotivo. (Aliás, AFFA aparece também como incontáveis siglas de associações atléticas de futebol, mundo afora. Mas como não se caracterizam como marca ou produto, não cabem nessa série.)


A CASA É SUA. USE-A. SACA?


Marca: Erre. Tipo: restaurante. Empresa: o próprio.
Na maiorIa das vezes, chefs preferem ostentar sobrenomes na fachada dos seus estabelecimentos. Não é o caso de Erre de Ramon de Freixa, na cidade turística de Cartagena-de-Indias, na Colômbia. É um atrevimento palindrômico estratégico: soa novo e cria expectativa. Esse R por extenso dá vigor à marca, referência fácil para clientes. Sua maestria no fogão coloca o restaurante entre os seis melhores do país. Palindromistas, façam suas reservas!

Marca: Occo. Tipo: restaurante. Empresa: a própria.
Através do Trip advisor se fica sabendo várias coisas: são dois restaurantes Occo, um em Malmö, na Suécia, e outro em Marbella, na Espanha, ambos muito elogiados, nota acima de 4. O menu oferece cozinha libanesa e do oriente médio, com opções vegetarianas, veganas e sem glúten. Nas fotos, ambientes alegres, com música e dança do ventre. Na detecção automática do translator, occo seria igual a OK, do que  duvidamos. Enfim, o palíndromo Occo é bem recheado e agrada em diferentes países. 

Marca: Oyo. Tipo: hotel. Empresa: Oyo Rooms.
De repente, na capital dos gaúchos, um inesperado palíndromo na travessa Acilino de Carvalho: Hotel Oyo. Ele fica onde antes era o Lancaster Hotel. E a surpresa é que a mudança é maior do que se imagina: o Oyo faz parte de uma imensa rede hoteleira indiana. Uma startup. Que já tem mais de 12,5 mil unidades no sul da Ásia e em cinco países. No Brasil, se espalha rapidamente. De 4 milhões de diárias em 2015, o volume da Oyo subiu para 13 milhões em 2017 e 75 milhões no ano assado. Hospedagem barata e padronizada é o chamariz, e até o Airbnb investiu nesse projeto. Quanto ao palíndromo, por ser curto e vertical, é atraente e memorável, com ares de novidade e modernidade.



A DÁDIVA A VIDA DÁ.

Produto: Elle. Tipo: revista. Empresa: Hachette Filipacchi Presse.
A famosa Elle, revista francesa de moda e estilo de vida, é a maior e mais importante publicação mundial do gênero em circulação: tem 46 edições em mais de 60 países. Fundada em Paris pelo casal Hélène Gordon-Lazareff e o escritor Pierre Lazareff, desde 1945 ostenta nas suas capas esse elegantíssimo palíndromo – ela, em francês – na fonte Didot Fashion. Tanto pela sonoridade do pronome feminino quanto pelo significativo palíndromo, é uma marca visual memorável. Até 1981 pertenceu aos fundadores, quando o grupo Hachette Magazines a adquiriu e expandiu sua trajetória. Conceituada e influente, o projeto editorial da revista Elle já é parte da cultura contemporânea. Folhear a belezura de um exemplar, do início ao fim e vice-versa, também é palindromar.

Produto: CIC. Tipo: cartão de identificação do contribuinte. Instituição: Governo Brasileiro.
A burocracia governamental rendeu este palíndromo mínimo, um discreto documento a mais na carteira do cidadão. O CIC é emitido pela Secretaria da Receita Federal, que é o órgão encarregado de cuidar dos nossos impostos. Ele traz o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), o que faz dele e do CPF o mesmíssimo documento. No inferno tributário do país, nem adianta se abanar com o CIC: ele é muito pequeninho, mede 6,5cm x 10,5cm.

Marca: Acaiaca. Tipo: design. Empresa: Hardy Design.

Acaiaca, em tupi-guarani, é o nome do cedro brasileiro. O site do estúdio informa que esta identidade visual foi desenvolvida para o projeto de curadoria, difusão e comercialização de design original brasileiro. O empreendimento nasceu como uma loja pop-up na CasaCor Minas 2018 (em BH/MG), propondo-se a continuar ocupando espaços em eventos diversos e relacionados à sua curadoria. Um dos palíndromos mais bonitos da nossa língua, também denomina o Edifício Acaiaca, marco no skyline do centro da cidade. E a fonte tipográfica traduz lindamente o sotaque inspirador.


O PERIGO… GIRE PÓ!

Marca: Lebel. Tipo: fuzil. Fabricante: Manufacture d’armes de Saint-Étienne.
Como vamos ver nesse grupo, palíndromos também podem ser perigosos, até mortais. A começar pelo Fuzil modèle 1886 vulgo Fuzil Lebel (do Coronel Nicolas Lebel, que criou sua munição). Adotado pelo exército francês em 1887, foi usado pela infantaria até a 1ª Guerra Mundial, e em menor escala até a 2ª, além de servir em conflitos menores. Fuzil de repetição de oito cartuchos, foi a primeira arma militar a usar munição de pólvora sem fumaça.

Marca: Maxam. Tipo: explosivos. Empresa: Maxamcorp International SL.
Esse é um palíndromo que pode fazer muito barulho e oferecer riscos: a Maxam, sediada em Madrid/ES, fabrica explosivos (dinamite, emulsão, gel de água). Sua origem remonta a uma enpresa fundada por Alfred Nobel em 1872. Com atuação global, a Maxam fornece soluções de detonação para indústrias de mineração a diversos tipos de clientes: pedreiras, construção, marítima e sísmica. Também é especialista em demolições controladas (implosões) e detonações submarinas.
(Em tempo: Maxam explosivos e Maxam canivetes é apenas coincidência palindrômica, são diferentes empresas.)

***

A seguir, as seleções de palíndromos do Giba e Fraga, a dupla de palindromistas de plantão na prestigiosa Parêntese:

6 Palíndromos Artísticos do Fraga

(Inspirado em Ron Mueck, escultor australiano, criador de figuras humanas monumentais)


O MÍNIMO NA TELA. PALETA NO MÍNIMO.
(Inspirado em Piet Mondrian, 1872-1944, pintor holandês)

REZA, LETRA: O PAPEL É PAPO, ARTE, LAZER.
(Inspirado no amigo Miran, artista gráfico e editor da revista Gráfica)

ATIRA COM LIÇO, DOMA A VIDA DA LÃ DE MEADA EM MEADA EME DÁ LÁ DÁDIVA. AMO DOCIL MOÇA RITA.
(Inspirado na amiga Maria Rita Webster, artista têxtil)

AO BAR E MAÇÃ, DELATO TÂNIA: FAINA TOTAL É DA CÂMERA BOA.
(Inspirado na amiga Tânia Meinerz, fotógrafa)


5 Palíndromos Artísticos do Giba


Somar o nu não soa Nuno Ramos.

Levar o Dali nessas: senil adorável.

t = mil kg: é da tela, paleta de G. Klimt.

O ar da pós-arte: dar a prever é rever para detrás o padrão.

(Na edição Só Nós #10, no próximo sábado, o final dessa série palindrômica na acolhedora Parêntese. Pra poupar o leitor exausto de tanto palíndromo retina adentro, nem vamos dar trailer hehe.)

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.