Pequenas ficções

Elvirita, ciruela salvaje

Change Size Text
Elvirita, ciruela salvaje

Elvirita Magnano, se viva, faria hoje 97 anos. Morou (morreu) anônima entre nós, ainda que tivesse sido uma das grandes vozes do bolero nas décadas de 40 e 50, época em que gravou dezenas de discos, em sua maior parte com o formidável acompanhamento de orquestras, em especial o da Orquestra Magnorama, de Manzanillo, regida pelo célebre maestro Óscar Tanús, o Óscar del Bastón. Com ele, Elvirita conheceria dois infernos: o do conhaque e o do ciúme, que aos poucos foram erigindo um único e irrespirável inferno. 


Conhaque

Quanto mais bebia, mais o conhaque em Óscar construía escadarias, antessalas, corredores, quartos, águas-furtadas, porões, sótãos e de novo escadarias e de novo antessalas em um complexo fractal por onde circulava a quentura viscosa e que era seu corpo, um corpo de luta erguido em conhaque para a luta do ciúme. 


Ciúme

Quanto mais pensava, mais o ciúme em Óscar construía cenas à beira de um lago, ou em um conjunto de árvores paralelo a uma rodovia, ou em uma mesa de um pequeno gazebo, ou sob a lua em Cajamarca, Salvador, Fort Lauderdale ou Rosário, cenas sempre filmadas de cima, com a grande grua do ciúme a vasculhar cada detalhe, cada ferida no reboco, cada ruga na toalha, cada tremor de tormenta no vento calmo da madrugada. 



Ciruela salvage

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

RELACIONADAS

Escolhe um dos combos

Pagamento exclusivo via cartão de crédito