Porto Alegre: uma biografia musical

Capítulo LXXV – Um milhão de melódicos melodiosos – ou: os anos de transição (Parte 21)

Change Size Text
Capítulo LXXV – Um milhão de melódicos melodiosos – ou: os anos de transição (Parte 21)
Este é o terceiro texto sobre Geraldo Flach , o primeiro você acessa aqui e o segundo, aqui.

Mais um a comprovar que a vida começa aos 40, a partir de 1985 Geraldo inicia uma longa fila de shows e álbuns solo ou em colaboração com os artistas mais diversos. Numa continuidade de carreira que jamais tivera antes. 

É deste ano Momento Mágico, um disco que é solo mas nem parece. Produzido pelo velho amigo Fernando Ribeiro em seu estúdio em São Paulo, o Vice Versa, nele Geraldo mostra tudo que tinha aprendido na publicidade com relação a montar uma música somente com teclados. Além do piano acústico Steinway, ele toca um piano elétrico Rhodes, outro Yamaha (CP-70, um clássico da época), mais dois sintetizadores que eram o auge da modernidade de então: o DX-7 e o Korg Poly-800. Ficou datado? Ficou, claro. É seu disco mais datado. Mas isso é ruim? Depende do gosto de cada ouvinte. 

O LP saiu pelo selo RBS Discos em parceria com a Som Livre, com uma bela capa do desenhista gaúcho Edgar Vasquez. Todos os temas são de Geraldo, e está ali a primeira gravação do que seria sua música mais conhecida: a rancheira Rancheirinha, levada com um suingue impressionante no Rhodes, ressaltando sua encantadora simplicidade e tornando universal seu sotaque fortemente regional. Há ainda a lírica balada Anja, escrita para Ângela, duas milongas – Sol da Meia Noite e Milonga Vida , uma bela mostra do suingue geraldiano (Sacudindo) e o Chote da Mudança, que tem a cara da esperança política da redemocratização: é uma brincadeira entre o hino nacional e… “Atirei o pau no gato”.

[Continua...]

O acesso a esse conteúdo é exclusivo aos assinantes premium do Matinal. É nossa retribuição aos que nos ajudam a colocar em prática nossa missão: fazer jornalismo e contar as histórias de Porto Alegre e do RS.

 

 
 
 

 

 

 

 
 
 

 

 
conteúdo exclusivo
Revista
Parêntese


A revista digital Parêntese, produzida pela equipe do Matinal e por colaboradores, traz jornalismo e boas histórias em formato de fotos, ensaios, crônicas, entrevistas.

Quer ter acesso ao conteúdo exclusivo?

Assine o Premium

Você também pode experimentar nossas newsletters por 15 dias!

Experimente grátis as newsletters do Grupo Matinal!

ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.