Recomendações

Recomendações da semana #83

Change Size Text
Recomendações da semana #83

LIVROS

Racionais MC’s: Sobrevivendo no Inferno | Arthur Dantas Rocha

Foto: Cobogó/Divulgação

Em 1997, o lançamento do quarto disco de estúdio dos Racionais MC’s foi um ato de coragem. Distribuído por um selo independente, vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e fez com que o grupo paulista de rap formado em 1988 invadisse o mainstream com sua “crônica da vida das classes subalternas do Brasil urbano”.

No livro Racionais MC’s: Sobrevivendo no Inferno (Cobogó, 176 páginas, R$ 46), lançamento da coleção O Livro do Disco, Arthur Dantas Rocha se inspira na cultura do sample para criar um texto que, reunindo diversas vozes, traça um amplo panorama estético, social e político para discutir a relevância e a permanência do álbum – que, em sua “fúria negra”, se tornou uma obra emblemática da virada do século no país e é hoje tão urgente quanto há quase 25 anos.

“O trabalho dos Racionais tem a força dessas verdades avassaladoras que rompem com a mentira há muito cultivada em uma sociedade cordial”, escreve o autor. Formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, o grupo denunciou em suas músicas a desigualdade e a lógica da necropolítica por meio de letras que, como crônicas sociais, trazem reflexões sobre a violência policial nas favelas, a negritude e a marginalização da população negra e pobre. O palco é a cidade, definida em termos políticos pelos vetores de dominação e resistência: o poder dos de cima e a potência negra/periférica.

A voz do autor se mescla a falas de integrantes do grupo e de outras dezenas de artistas e pensadores – de Lecy Brandão e Baco Exu do Blues a Kabengele Munanga e Toni Morrison. Uma citação de James Baldwin resume o trauma de que trata o disco: “A grande dor é que você nunca pode chegar perto de um branco e sentir-se protegido. Você é tão humano quanto ele, e se ele está perdendo uma luta, vai dizer que a culpa é sua, não importa se foi você que atacou ou não”. 


Raiva | Monica Isakstuen

Foto: Rua do Sabão/Divulgação

Primeiro romance publicado no Brasil da norueguesa Monica Isakstuen, vencedora do Norwegian Book Award, Raiva (Rua do Sabão, tradução de Leonardo Pinto Silva, 324 páginas, R$ 49) explora a maternidade e o casamento num de seus aspectos mais realistas: a sobrecarga feminina. A protagonista vive em uma casa imensa e antiga, que precisa urgentemente de reformas, com três crianças – sendo dois meninos gêmeos. Compras no supermercado, tarefas escolares, reunião de pais, um marido que chega cada vez mais tarde, vizinhos – uma rotina estressante que força a personagem ao limite.

Sentada no sofá, presa por um travesseiro de amamentação gigante, ela se pergunta o que restou da pessoa que apresentou a seu parceiro dois anos antes. “Eu sou a soma de minhas ações ou meus ideais?” O que resta de si mesma, após a maternidade e toda a transformação do corpo e da rotina?


DISCO

Japan Tour 2019 | Mônica Salmaso, Guinga, Teco Cardoso e Nailor Proveta 

Foto: Biscoito Fino/Divulgação

O álbum Japan Tour 2019 nasceu durante a turnê pelo Japão de um quarteto especialíssimo, formado pela cantora Mônica Salmaso, pelo violonista e compositor Guinga, pelo saxofonista e flautista Teco Cardoso e pelo clarinetista Nailor Proveta, reunido em torno da música de Guinga. Seis das 12 faixas do álbum originalmente editado no Japão, que agora ganha lançamento no Brasil via Biscoito Fino nas plataformas de música e em seguida em CD, foram gravadas ao vivo no Nerima Culture Center, em Tóquio, no dia 10 de abril de 2019. As demais registradas em estúdio, nos dois dias seguintes à apresentação.

O repertório do álbum, que traz na capa uma obra da artista mineira Leonora Weissmann, reúne canções que Guinga compôs sozinho ou com parceiros como Aldir BlancAnna PaesCelso ViáforaPaulo César Pinheiro e Thiago Amud.

Escute o disco Japan Tour 2019 aqui.

RELACIONADAS
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1
ASSINE O PLANO ANUAL E GANHE UM EXEMPLAR DA PARÊNTESE TRI 1

Esqueceu sua senha?

ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.
ASSINE E GANHE UMA EDIÇÃO HISTÓRICA DA REVISTA PARÊNTESE.