Agenda | Cultura | Música

Bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só volta às ruas

Change Size Text
Bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só volta às ruas Foto: Joana Berwanger

O bloco Não Mexe Comigo Que Eu Não Ando Só volta às ruas de Porto Alegre no sábado (25/11), com um grande carnaval, cheio de brilho e potência transformadora pela zona central da cidade. É a primeira saída do coletivo formado exclusivamente por mulheres desde a pandemia. A concentração está marcada para às 11h, na Praça da Alfândega.

O encerramento do cortejo será na Praça do Tambor, onde o bloco irá se unir ao 5° Festival da Mirabal, uma homenagem ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e ao aniversário da casa, que é referência em acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica na capital. O cortejo contará com trio elétrico, banheiros químicos e equipe de segurança. O evento é gratuito e aberto ao público.

Data importante para os movimentos feministas, o 25 de novembro foi instituído no 1° Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho. Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas a declarou como dia internacional.

Não Mexe Comigo que Eu Não Ando Só é composto por mais de 70 mulheres, divididas nos naipes bateria, sopro e harmonia, compreendendo os instrumentos xequerê, rocar, tamborim, agogô, repinique, caixa, surdo, guitarra, baixo, cavaco, trompete, trombone, saxofone e voz.

No repertório, ritmos prioritariamente brasileiros, como o samba, o ijexá, o samba-reggae, o coco, o carimbó e o funk, com músicas compostas majoritariamente por mulheres, algumas delas locais, e por letras representativas das lutas das mulheres.

sábado, 25 a 25 de novembro de 2023 | 11h00

Concentração na Praça da Alfândega (Centro Histórico de Porto Alegre)

Gratuito

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos.Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?