Agenda | Teatro

“Camarim em Cena” recebe Fernando Sampaio

Change Size Text
“Camarim em Cena” recebe Fernando Sampaio Foto: Carlos Gueller/Divulgação

O circo marca presença na quarta temporada da versão online do Camarim em Cena, episódio que o Itaú Cultural apresenta neste sábado (8/8), às 14h, tendo como convidado o ator e palhaço Fernando Sampaio. Este é o último bloco de encontros do programa, que, em agosto, abriu com Laura Cardoso e conta, ainda, com a participação da atriz e diretora Grace Passô, do diretor José Celso Martinez Corrêa e da atriz Andrea Beltrão.

Palhaço formado pelo Circo Escola Picadeiro em 1990, Fernando Sampaio tem uma trajetória permeada pelo teatro, mas diretamente ligada à arte circense, a qual o levou a atuar como professor desta modalidade em escolas como Acrobático Fratelli e Galpão do Circo, além de participar de espetáculos em diferentes companhias de São Paulo. Um dos fundadores da companhia de circo e teatro LaMínima e diretor artístico do Circo Zanni, ele conversa, nesse encontro com o crítico de teatro Valmir Santos, sobre sua trajetória, reflete sobre o papel do palhaço e fala da parceria com o artista Domingos Montagner (1962-2016), que conheceu ainda durante as aulas no Circo Escola e com quem, anos mais tarde, fundou a LaMínima.

— Nós éramos aqueles dois alunos que eram os primeiros que chegavam e os últimos a irem embora. Como não tinha tanta aula, ensaiávamos. Ficamos amigos muito rápido —  recorda Sampaio sobre a sintonia com o parceiro.

Além das afinidades, não demorou para a dupla perceber, também, que a sua diferença física – um alto e forte e o outro baixo e magro – era mais um elemento a favor do trabalho em cena. Foi assim que acabaram fazendo o espetáculo As Bailarinas, com o qual Sampaio e Montagner fundaram a Cia LaMínima, em 1997.

Da relação entre o circo e o teatro, que norteia a sua trajetória, Sampaio conta que o primeiro contato com essas duas expressões artísticas juntas em cena foi em 1986, ao assistir Ubu, Folias Físicas, Patafísicas e Musicais, do Teatro do Ornitorrinco. “O que me despertou para o teatro foi aquele espetáculo. Só que aí, quando comecei a fazer teatro, fui à Escola Circo Teatro Picadeiro. Lá percebi que tinha me identificado talvez não com o teatro, mas com o circo, com o humor”, revela. “O teatro veio aos poucos, com as produções”, completa.

Fernando Sampaio apresenta, ainda, no programa, um olhar afetivo e realista sobre os picadeiros. Ao mesmo tempo em que lamenta dificuldade pela qual os pequenos circos vem passando, há alguns anos, leva ao espaço da entrevista – ambientado como se fosse o seu camarim – figurinos de espetáculos e a sua concertina, instrumento musical parecido a um pequeno acordeom, que o acompanhou em espetáculos e com o qual é convidado a fazer um número no programa também.

sábado, 08 a 08 de agosto de 2020 | 14h00

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?