Agenda | Artes Visuais | Educação

CEIA Talks aborda a revolução no mercado artístico pela cripto moeda

Change Size Text
CEIA Talks aborda a revolução no mercado artístico pela cripto moeda Card CEIA Talks/Divulgação

Nesta terça-feira (15/6), às 19h30, o Átrio do Farol Santander Porto Alegre recebe a terceira edição do CEIA Talks. Organizado pelo hub criativo CEIA (Cultura, Empreendedorismo, Inovação e Arte), o bate-papo terá como tema Cripto Arte: Uma Revolução na Arte Digital. A transmissão, ao vivo e gratuita, será através do canal oficial do CEIA no . 

Para conduzir o debate, a jornalista especializada em tecnologia Patrícia Knebel contará com a companhia da dupla à frente do UseCripto, projeto de educação financeira em criptomoedas, Kaká Furlan e Caroline Souza, da pesquisadora e arte-educadora Kailã Isaias e do artista visual e ilustrador Daniel Griza.

O encontro traz um tema que ganhou destaque a partir do segundo semestre de 2020: Cripto Arte. Apesar de parecer novo no mercado, o negócio está cada vez mais popular, caindo no gosto do público. “O universo das criptomoedas e NFT’s (token não-fungível) teve seu boom, atraiu tanto o mercado quanto artistas para esse novo modelo de venda de arte pela internet. Aliás, há grande expectativa de que o formato ganhe força e seja a principal janela de negociação de arte digital muito em breve”, destaca Albert Fagundes, Content creator do CEIA.

Para se ter ideia da relevância e a necessidade de jogar luz sobre o assunto, a peça Everydays – The First 5000 Days, do artista Mike Winkelmann, foi leiloada US$ 69,3 milhões. Além disso, o volume de obras no mercado de cripto arte ultrapassou 80 milhões de unidades em fevereiro deste ano, segundo o CryptoArt.io. Ou seja, mostrando como o campo é uma janela importante para artistas, mercado e o público.

Levando em conta a força econômica, o impacto cultural e social do movimento, o talk traz personagens ligados a pesquisas em Arte Contemporânea, artistas visuais imersos no universo digital e educadores financeiros especializados em criptomoedas e bitcoins. A união de diferentes áreas visa propor uma rica troca com as visões e experiências de Daniel Griza, Kailã Isaias e Caroline Souza e Káka Furlan. 

Na edição, o CEIA Talks abordará a valorização da arte criptográfica, mas também quer se debruçar sobre o conceito de cripto arte, o funcionamento da autenticidade de cada obra, o que é e como funciona o blockchain (acervo digital que pode ser acessado a qualquer momento. Uma base de dados distribuída que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação), entre outros pontos.

A edição do CEIA Talks não terá público no local seguindo os protocolos de saúde estabelecidos pelo governo estadual e municipal, e será transmitido gratuitamente pelo canal oficial do CEIA no

terça-feira, 15 a 15 de junho de 2021 | 19h30

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?