Agenda | Literatura

Clarissa Ferreira fala sobre “Gauchismo Líquido” na programação especial da Livraria Paralelo 30

Change Size Text
Clarissa Ferreira fala sobre “Gauchismo Líquido” na programação especial da Livraria Paralelo 30 Arte: Divulgação

O aniversário de um ano da loja física da Livraria Paralelo 30 está chegando, e uma programação literária especial vai acontecer entre os dias 7 e 10 de dezembro. Há opções para todos os gostos com bate-papo, sarau, lançamentos e apresentações musicais preenchendo a semana até domingo. Estabelecida como um espaço de encontros e eventos, a livraria convidou parceiros da caminhada para as celebrações da loja física, que completa um ano de existência no dia 10 de dezembro.

Programação completa

7 de dezembro
Literatura em Diálogo, com Daniel Galera e Samir Machado de Machado

Na quinta-feira (7/12), às 19h, os escritores Daniel Galera e Samir Machado de Machado inauguram a programação de aniversário da Livraria Paralelo 30 conversando sobre suas origens na escrita, as mudanças do mercado editorial ao longo dos anos, O Deus das Avencas, O Crime do Bom Nazista e muito mais. A mediação é de Fernando Ramos.
Evento gratuito

8 de dezembro
Sarau da Clara Corleone

O tradicional Sarau da Clara Corleone acontece na sexta-feira (8/12) com os escritores Tobias Carvalho e Monique Prada na edição Corpo. Clara e seus dois convidados lêem seus textos preferidos e conversam sobre o tema no clima descontraído, que é a marca registrada do sarau. Os ingressos podem ser antecipados ou adquiridos na hora a R$ 15.

9 de dezembro
Contação de Histórias

Sábado (9), às 11h tem Contação de Histórias para as crianças com Elisa Marder. O livro da vez será Monstro Rosa, da escritora Olga de Dios. Elisa Marder Zampieri foi contadora de histórias em diversos projetos durante a faculdade de psicologia na UFRGS. Hoje trabalha como professora de alemão e tradutora. Encantada por literatura infantil e pelo trabalho com a infância, está sempre a postos para ler ou escutar uma boa história.
Evento gratuito

Lançamento livro Primeiros Toques – Metodologia Violão com Voz de Felipe Azevedo

Sábado (9/12), às 17h, Felipe Azevedo lança seu novo livro Primeiros Toques – Metodologia Violão com Voz com participações especiais de Luciana Prass, Violonista, Etnomusicóloga, Pesquisadora de tradições musicais afro-brasileiras e Professora do Departamento de Música da UFRGS e Nirvan Giacomini, designer e publicitário, responsável pelas criações gráficas dos projetos autorais de Felipe Azevedo. No evento haverá bate-papo e pocket-show.
Evento gratuito

10 de dezembro
O Espetáculo do Circo dos Horrores de Cada Dia, A Teoria do Rap, com Marcelo Cortes

Domingo (10), às 14h30, a conversa é com o historiador Marcelo Cortes, baseada nos estudos do livro O espetáculo do Circo dos horrores no Brasil, que investiga, ilustra e organiza diversas abordagens, nos trazendo “o espetáculo do circo dos horrores” no Brasil e análise teórica em nome da história e do que chamamos de teoria do rap. As conexões atemporais do contra movimento cortejam conceitos sociais, apresentando análises sobre o momento político e histórico vivenciado.

“Gauchismo Líquido” e música, com Clarissa Ferreira

Domingo (10), às 16h, a musicista Clarissa Ferreira conversa sobre Gauchismo Líquido, seu primeiro livro, trazendo reflexões sobre a cultura do Rio Grande do Sul, suas construções identitárias e representações na música e na literatura e também faz um pocket show com suas canções. Clarissa Ferreira é violinista, etnomusicóloga, pesquisadora e compositora do Rio Grande do Sul. Musicista de formação violinística eurocêntrica que se desgarrou para buscar outras formas de compreender seu instrumento.
Evento é gratuito

Leituras de “Cevando A Palavra” e música, com Demétrio Xavier

Domingo (10), às 17h30, o músico Demétrio Xavier faz um leituras de seu recente lançamento, o livro Cevando a Palavra e, na sequência, nos convida a um pocket de show de suas canções. Cantor, compositor e violinista, Demétrio se dedica há mais de 35 anos à pesquisa e difusão da música popular de matriz crioula.
Evento gratuito

domingo, 10 a 10 de dezembro de 2023

Livraria Paralelo 30 (R. Vieira de Castro, 48 - Farroupilha, Porto Alegre)

Muito legal ficar sabendo de tudo o que acontece na cidade, né?
Este conteúdo é exclusivo para assinantes e é por causa da sua valiosa contribuição que você tem acesso a tudo o que está rolando de mais legal nas artes, e isso tudo através da curadoria do jornalista Roger Lerina. Se você valoriza este conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais para que mais gente tenha contato com o melhor da Cultura.
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Se você já é assinante, obrigada por estar conosco no Grupo Matinal Jornalismo! e tenha acesso a todos os nossos conteúdos. Compartilhe esta reportagem em suas redes sociais!
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?