Agenda | Cultura | Educação

Cultura Hip Hop Nas Escolas apresenta novas músicas dos estudantes

Change Size Text
Cultura Hip Hop Nas Escolas apresenta novas músicas dos estudantes Foto: Michelle Bueno/Divulgação

Nesta quarta-feira (11/8) o projeto Cultura Hip Hop Nas Escolas apresenta as novas gravações dos estudantes que participaram de mais uma etapa de atividades em quatro escolas municipais e uma estadual. As músicas registram o universo dos estudantes, questões sociais e comportamentais, resultado dos encontros presenciais e virtuais coordenados pelo rapper Chiquinho Divilas.

O resultado desse projeto ganha site onde serão lançados os raps dos estudantes. As atividades de mais uma etapa do Cultura Hip Hop Nas Escolas começaram dia 29 de junho na Escola Machado de Assis e seguiram na Tancredo Neves, na Senador Teotônio Vilela, Paulo Freire (municipal), e na Escola Estadual Cristóvão de Mendoza em formato híbrido. 

Com palestras sobre a Cultura Hip Hop, oficinas de rima, além das gravações das músicas, com versos criados pelos alunos, as atividades também incluíram algumas oficinas on-line, acompanhadas pelos professores, contabilizando como atividades, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

O lançamento das músicas neste 11 de agosto, aproxima o Dia do Estudante a uma data que é referência mundial da cena, quando, em 1973, o DJ Kool Herc realizou uma festa no Bronx que entraria para a história por reunir os quatro elementos da Cultura Hip Hop. A festa organizada por Kool Herc em parceria com sua irmã, Cindy Campbell, é considerada simbolicamente como a “data de nascimento” da Cultura Hip Hop.

Assim, celebrando referências, na batida da história, em seus raps os estudantes caxienses falam de contextos contemporâneos, quebradas e vivências, com versos como estes: “Cultura hip-hop e seus conceitos/ Musica, desigualdade e preconceito/ Desemprego, o rap fala a verdade/ Na adolescência, Sexualidade/ Falar, quebrar tabu/ Somos estudantes de Caxias do Sul/ Empreender  e aprender na escola/ Dando a letra, chegou a nossa hora/ Chega de crime, chega de violência /Igualdade, equidade e consciência/ Transporte público mais acessível/ Questionar tudo isso é nosso compromisso…”.     

No site onde estas músicas poderão ser conferidas, há ainda outras janelas de conteúdos e informações. Usado também para a interatividade, como recurso complementar das atividades de sala de aula, ali estão oficinas virtuais, um histórico do projeto e suas ações.

A proposta de Chiquinho Divilas para o Cultura Hip Hop Nas Escolas também integra sua pesquisa de doutorado desenvolvida Feevale, em Diversidade Cultural e Inclusão Social, onde ele também obteve o título de Mestre. O projeto Cultura Hip Hop nas Escolas também foi vencedor do Prêmio Brasil Criativo 2019 e do Prêmio Educação 2019, promovido pelo Sinpro RS.

O Cultura Hip Hop Nas Escolas é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – LIC Municipal -, com apoio cultural da Fundação Marcopolo e Marcopolo, além de contar com a parceria de Metadados, Sanmartin, Focco Sistema e Gestão, Neo Technology, Kolosh e Pisani.

quarta-feira, 11 a 11 de agosto de 2021

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?