Agenda | Cinema | Notas

Documentário sobre a Antiga Igreja Matriz de Dois Irmãos ganha estreia digital

Change Size Text
Documentário sobre a Antiga Igreja Matriz de Dois Irmãos ganha estreia digital Bastidores da gravação. Foto: Monique Leotte Mendes/Divulgação

Um exemplo bem sucedido de uma ação de preservação do patrimônio cultural é tema do documentário Memórias e História, que retrata os 150 anos da Antiga Igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos, hoje Espaço Cultural Antiga Matriz

A estreia acontece nesta quarta (17/3), às 18h, com exibição simultânea pela Vale TV – Canal 14 da Net e na página da AAPHeCDI no Facebook, além de transmissão online pela valetvplay.com e nas fanpages da Vale TV e do Espaço Cultural Antiga Matriz.

Com realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI), o documentário tem direção do cineasta Alex Derlam e foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, por meio da Prefeitura Municipal, do Departamento de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura de Dois Irmãos.

A produtora executiva Luana Khodja convida o público a participar da live de lançamento, a partir das 17h30min. “A intenção é compartilhar o processo de criação e produção do filme. Para isto, teremos dois momentos de bate-papo entre os realizadores e o público, que poderá interagir por meio da rede social através de comentários e envio de perguntas, tanto antes, quanto após da exibição do documentário”.

Contextualizando ao público os diferentes períodos do antigo templo religioso até a sua nova utilização como equipamento cultural, a narrativa é entremeada por depoimentos afetivos e evidencia a participação e os esforços de uma comunidade para erguer, manter e preservar o bem.

Para Vera Maria Rausch, coordenadora do Espaço Cultural Antiga Matriz, a importância deste registro é também servir como modelo e inspiração para outras iniciativas de preservação: “É muito importante que esta história seja contada e compartilhada, pois é exemplo para outras comunidades que valorizam e queiram preservar as suas origens, a sua identidade”.

O documentário também estará disponível em versões legendadas, em português e no idioma alemão, a partir do dia 18 de março, no Canal da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos no YouTube.

A produção do audiovisual encerra uma série de ações feitas pela Associação para comemorar os 150 anos da antiga igreja, completados em 2019.

O projeto contou ainda com o patrocínio master da Calçados Wirth e patrocínios do Grupo Herval e Sicredi.

Bastidores. Foto: Monique Leotte Mendes/Divulgação

quarta-feira, 17 de abril de 2024 | 18h00

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?