Agenda, Notas

Show “Ialodê” reúne Loma, Marietti Fialho, Nina Fola e Glau Barros

Change Size Text
Show “Ialodê” reúne Loma, Marietti Fialho, Nina Fola e Glau Barros Foto: Josemar Afrovulto/Divulgação

Nesta terça-feira (18/5), às 21h, será exibido o espetáculo musical Ialodê, que reuniu Loma, Marietti Fialho, Nina Fola e Glau Barros. O espetáculo, gravado sem a presença do público no Salão de Atos da PUCRS, celebra em vida as histórias e as carreiras das principais vozes da música negra do RS. A transmissão será no canal YouTube da PUCRS.

O show Ialodê parte da trajetória de vida e de arte de quatro artistas mulheres negras que, em diferentes contextos e perspectivas, compõem e propõem performances que carregam as experiências plurais dos saberes artísticos na música. Corpo e pensamento se apresentam como vetores unificados da produção artística de Loma, Marietti Fialho, Glau Barros e Nina Fola. Diferentes gerações, processos e caminhos que se encruzilham neste espaço tempo chamado Ialodê: uma homenagem e reverência às Iabás, às mães, as detentoras dos saberes da continuidade. 

Acompanhadas de uma banda composta por 17 músicos, homens e mulheres, as artistas performam suas trajetórias e cantam a vida: futuro, passado e presente trançados em momentos de fruição e sinestesia. 

Organizado em dois eixos, Ialodê tem na primeira parte o encontro-show das quatro artistas, gravado em abril, sem a presença de público em função das medidas de distanciamento da COVID 19, no Salão de Atos da PUCRS. No palco, as cantoras foram acompanhadas por uma banda com a participação de músicos e musicistas que fizeram partes de suas carreiras como, por exemplo, Edu Nascimento e músicos da Tribo Maçambiqueira de Osório, como Paulinho Di Casa e o Mário Duleodato

No repertório estão diferentes gêneros, que vão do samba ao maçambique, dos pontos ao reggae, do swing porto-alegrense ao nativismo. Além de canções próprias das artistas, o roteiro também abrange outros nomes da música negra gaúcha, como Zilah Machado, Mestre Giba Giba, Guaíra Soares, Gelson Oliveira, Pâmela Amaro, Mestre Paraquedas, entre outras e outros. O show, captado integralmente em áudio e vídeo, foi mixado e masterizado para ser lançado nas plataformas digitais.

O segundo eixo é composto por um documentário em média-metragem, também com lançamento pela internet, com o intuito de perpetuar essas memórias, criando um espaço onde elas poderão dividir suas experiências, olhares, relações afetivas e profissionais. Esse audiovisual é assinado por Kaya Rodrigues e Gabriel Faccini e posteriormente poderá circular por festivais, mostras e exposições.

terça-feira, 18 a 18 de maio de 2021 | 21h00

Quer saber tudo sobre cultura e eventos em Porto Alegre e no RS? Então assine a newsletter do Roger Lerina e receba as dicas no seu e-mail!

Receba de segunda a sexta a Matinal News, a newsletter que traz as principais notícias e eventos de Porto Alegre e do RS.