Arquitetura | Evento | Notas

Programação comemora restauração da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula

Change Size Text
Programação comemora restauração da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula Torre Sul da Catedral | Foto: Divulgação

A Torre Sul da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula estará iluminada já ao anoitecer desta quinta-feira (16/12). O ato simboliza a conclusão do restauro da torre, que teve sua construção iniciada em 1845 e concluída oito anos depois. Este é mais um passo no caminho que dá luz à preservação deste importante patrimônio.

Para comemorar o persistente empenho pela manutenção da igreja, a Comissão de Restauro da Catedral São Francisco de Paula convida a comunidade a prestigiar a programação. A partir das 16h30 o público pode prestigiar a Feira de Economia Criativa, que reúne 21 empreendedores locais, na Praça José Bonifácio.

Na sequência, às 18h, o pároco da Catedral, Luiz Boari, celebra uma Missa festiva. Na sequência, acontece um ato em frente à igreja, reunindo comunidade e autoridades, para oficializar a entrega da obra de restauro, que durou dez meses, sob coordenação da Perene Patrimônio Cultural.

Inaugura também a exposição De Capela à Catedral: 209 anos de história da Igreja Matriz de Pelotas, que faz uma linha do tempo histórica, com dados reunidos pelo historiador Darlan Marchi. A mostra retrata os bastidores da obra de restauro da Torre Sul, que enfrentou alguns desafios e contou com uma dedicada equipe liderada pela arquiteta Simone Neutzling.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?