Arquitetura | Notas

III Semana Cultural da Catedral ressalta a importância do restauro

Change Size Text
III Semana Cultural da Catedral ressalta a importância do restauro Semana Cultural da Catedral | Foto: Divulgação

A III Semana Cultural da Catedral começa na última terça-feira (16) e se estende até domingo (21) na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula com uma série de atividades que exaltam a importância dos projetos que mantém íntegro este importante patrimônio histórico, artístico e cultural.

Na abertura, o pároco Luiz Boari fez a entrega do projeto Abrace a Catedral, iniciativa da Comissão de Restauro da Catedral que teve como objetivo estimular a comunidade a “adotar” o restauro das 14 colunas do templo. Durante a evento também foi inaugurado a exposição que estará aberta ao público durante a semana, onde são retratadas diversas ações de preservação do templo por mais de duas décadas, incluindo o atual projeto de restauro da Torre Sul e ações de Educação Patrimonial.

Entre quarta-feira (17) e sexta-feira (19) a comunidade poderá fazer a visita guiada, sempre às 16h, conduzida museólogo Everton Lautenschalger. Os interessados terão a oportunidade de conhecer mais profundamente os detalhes do tempo que é o marco zero de fundação da cidade. As coordenadoras de Educação Patrimonial (EP), Liza Bilhalva e Marta Bonow recepcionarão junto com o museólogo, alguns estudantes do Instituto São Benedito e Colégio Gonzaga que participam atualmente das atividades.

No sábado (20), entre 14h e 17h30, a arquiteta e urbanista Ana Paula de Andrea Dametto promove uma imersão com a comunidade chamada jardins Históricos de Pelotas – (re)conhecer para valorizar e preservar. Durante toda Semana Cultural a igreja estará aberta ao público das 10h às 11h30 e das 14h às 17h30. O encerramento da programação será no domingo (21), às 17h30, com a entrega do projeto Portas da História realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com patrocínio integral da Josapar. Após, às 18h30, após a simbólica entrega da obra acontece a tradicional missa de domingo.

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?