Agenda | Artes Visuais | Notas

Ariane Oliveira apresenta a exposição virtual “Devaneios do Desejo”

Change Size Text
Ariane Oliveira apresenta a exposição virtual “Devaneios do Desejo” Memórias do fogo, café e aquarela sobre papel, 2018. Foto: Ariane Oliveira/Divulgação

Devaneios do Desejo, de Ariane Oliveira, apresenta 33 trabalhos da artista realizados entre 2016 e 2020. Nesse período, cursou seu bacharelado e seu mestrado em Artes Visuais na UFRGS.

A artista, que já vinha apresentando suas aquarelas na Calafia Art Store há cerca de um ano, agora amplia seu repertório de técnicas mostrando também fotografias e gravuras. A mostra é a estreia da Calafia nas exposições com realidade virtual.

“Em 2020, cancelamos todos os nossos projetos de exposições e eventos. Foi preciso reinventar nosso modelo de trabalho e reforçar nossa presença digital com atividades online, atendimento remoto e digitalização do acervo. Achamos que agora é o momento de ampliar esta experiência digital para estimular a produção artística e garantir a segurança de todos neste momento tão difícil da pandemia”, afirma Maria Luiza Sacknies, uma das sócias do espaço voltado à arte urbana e contemporânea. 

Ariane Oliveira pesquisa o corpo a partir de uma abordagem que dá lugar ao olhar sobre a multiplicidade étnica e a não-binaridade de gênero. A curadora Érica Saraiva explica que “os trabalhos expostos mostram mais do que parte do percurso de experimentação e aproximação das representações do corpo em diferentes linguagens, remetem também aos trânsitos e paisagens que modificam nossa percepção do mundo e expandem o horizonte dos nossos desejos”. 

Como parte das atividades paralelas à exposição, Ariane ainda lança o livro Devaneios do Desejo (Editora Casa Philos). Nele, a artista-escritora apresenta poesias, ensaios e fotografias coletadas ao longo de 12 anos. Com a exposição e a publicação homônima, Ariane transcende o universo das palavras e aponta os limites da imagem para “mais do que se encaixar nos parâmetros do que é arte, tecer laços entre nós. (…) Uma deriva que inspira a compreender nossas paisagens e tempo internos e reforça nossa recusa em habitar um lugar unívoco desafiando o achatamento das nossas práticas políticas e poéticas’, finaliza Erica, que também assina o prefácio do livro. 

A publicação será lançada no dia 13 de abril, com bate-papo online e ao vivo pelo Instagram e poderá ser adquirida em pré-venda no site da Calafia a partir do dia 30 de março.

A exposição Devaneios do Desejo também terá sua versão física na galeria. A visitação está limitada por medida de segurança sanitária e poderá ser feita mediante agendamento. Todas as obras da exposição estão disponíveis para venda. 

Ariane Oliveira é pesquisadora, artista visual e mestra em poéticas visuais pelo PPGAV/UFRGS, trabalha com agenciamentos coletivos de afetação, através da escuta, do cuidado, da arte e do mapeamento das reivindicações por direitos fundamentais, com abordagem de gênero, pensando as mulheres como multiplicidade étnica e não-binária. Seu fazer artístico e sua pesquisa versam sobre processos subjetivos de desejo e potência e suas implicações sociais. Tece sua prática com fotografia, pintura, escrita e processos experimentais. 

O inconsciente é matéria vulcância, aquarela sobre papel e sobreposição de desenho em caneta nanquim sobre papel vegetal. Foto: Ariane Oliveira/Divulgação

Imanência, café e aquarela sobre papel, 2017. Foto: Ariane Oliveira/Divulgação

Mulheres são montanhas, A3, aquarela sobre papel e sobreposição de desenho em caneta nanquim sobre papel vegetal. Foto: Ariane Oliveira/Divulgação

terça-feira, 30 a 18 de abril de 2021

PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?