Artes Visuais | Notas

Ateliê Casa Bracher apresenta documentário em homenagem a Fani Bracher

Change Size Text
Ateliê Casa Bracher apresenta documentário em homenagem a Fani Bracher Foto: Larissa Bracher/Divulgação

Inquieta, a artista plástica mineira Fani Bracher gosta de trabalhar com diferentes processos artísticos ao mesmo tempo. Essa inquietação é revelada no documentário inédito A Casa Verde de Todas as Cores, que o Ateliê Casa Bracher exibe nesta sexta-feira (11/6), no dia do aniversário de 77 anos da artista. A exibição acontece no canal de YouTube e Instagram do Ateliê, às 20h.  

Dirigido pela jornalista Blima Bracher, filha de Fani, o filme apresenta, pela primeira vez, ao público, o novo trabalho da artista: 13 grandes painéis pintados nas paredes na casa da família em Piau, na Zona da Mata mineira. O Ateliê Casa Bracher tem patrocínio do SESI.

No documentário inédito A Casa Verde de Todas as Cores, o público poderá conferir uma parte da trajetória artística de Fani Bracher. “Foi um grande desafio fazer esse recorte. Acompanho de perto o trabalho da minha mãe há muitos anos, mas, principalmente, em Ouro Preto, no quadrilátero ferrífero”, conta a diretora Blima Bracher. “Acho que ela está fazendo um resgate do período da infância e adolescência na região de Piau, onde ela nasceu e foi criada. É um lugar de muitas fazendas, vegetação e muitos tons de verde. Minha mãe tem uma alma rural e isso fica evidente no documentário”, acredita.  

Parte das obras de Fani Bracher pode ser vista no tour virtual do projeto Ateliê Casa Bracher, no qual, desde dezembro, mais de 150 obras da coleção pessoal do casal de artistas Carlos e Fani Bracher estão disponíveis online. O acervo fica anexo ao casarão onde ambos residem. No segundo andar e no subsolo, localizam-se as obras de Fani Bracher, das quais 85 delas estão no tour virtual. São óleos, objetos, mobiliário, panos, bordados, colchas, desenhos, figurinos de teatro, além de suas fases temáticas: Paisagens, Mineração, Flores, Ossos, Pedras, Setas, e sua série mais recente, De Pigmentos e Pedras.

RELACIONADAS
PUBLICIDADE

Esqueceu sua senha?